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Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti Isabel Macarenco 1ª Edição| 2009 |

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti Isabel Macarenco 1ª Edição| 2009 |"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti Isabel Macarenco 1ª Edição| 2009 |

2 Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações

3 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Comunicação não verbal É a que não ocorre com sinais verbais. Ela se dá sem a participação da fala e da escrita. É constituída apenas de sinais não verbais que revelam as emoções dos envolvidos na comunicação face a face, por meio da linguagem gestual e/ou corporal. O que é comunicação não verbal?

4 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Conhecer o que expressa a linguagem corporal ajuda não só a perceber mais sobre si mesmo, mas também sobre as relações com os outros. Enviar, receber e perceber os sinais não verbais são processos independentes, que podem se transformar em habilidades e estão estreitamente relacionados à atuação profissional do indivíduo na sociedade contemporânea. É importante saber interpretá-los adequadamente. O corpo tem uma linguagem que, embora seja muda, é tão significativa que expressa mais do que palavras. Qual a importância de conhecer os significados dos sinais não verbais de comunicação?

5 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Formas de comunicação não verbal: 1.Cinésica (expressão facial, olhar (oculésia), postura e gestos). 2.Paralinguagem; 3.Aparência física; 4.Proxêmica (distâncias interpessoais); 5.Tacêsica (toque, autotoques); 6.Cronêmica (percepção do tempo e reação a ele); 7.Olfática. Quais são as formas de comunicação não verbal?

6 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações 1.Cinésica: É a parte da semiótica que estuda os movimentos corporais como sinais não verbais de comunicação. Divide-se em: a) Expressões faciais – emoções que podem estar por trás de sinais que marcam o rosto e que podem revelar os mais variados sentimentos. Postura ou posicionamento do corpo: através de seus movimentos, podemos saber que condições emocionais orientam os atos de uma pessoa. Divide-se em: postura congruente: indica empatia e disposição verbal; postura incongruente: indica discórdia, falta de interesse e/ou afinidade. Quais são as formas de comunicação não verbal?

7 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Gestos Gestos mais comuns e os significados que lhe são atribuídos: Quais são as formas de comunicação não verbal? GestosSignificados Ausência de gesticulaçãoComunicação desprazerosa Ausência de contato físicoFalta de identificação/Submissão/Timidez AutoagressãoTensão/Baixa autoestima BocejoDesinteresse/ Sono Braços cruzados na frente do corpoAutodefesa Cabeça inclinada para um dos ladosAfinidade/timidez/Sedução Cabeça e peito erguidosDominação/Segurança Coçar a cabeçaDúvida/Insegurança Corpo em direção oposta ao olharDesinteresse/Vontade de se evadir Corpo inclinado para a frenteAceitação/Interesse/Desinibição

8 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Gestos mais comuns e os significados que lhe são atribuídos: GestosSignificados Corpo inclinado para trásDesinteresse/Rejeição Cumprimentar abaixando a cabeçaRespeito/Submissão As duas mãos atrás da cabeçaDominação/Superioridade Esfregar o narizDesaprovação Forte aperto de mãoFraqueza/Interesse/Vigor físico e psicológico Fraco aperto de mãoDesinteresse/Medo/Timidez homem alisando barba ou orelhaInteresse/Sedução imitação dos gestos do interlocutorIdentificação Lábios presos entre os dentesAnsiedade/Falta de vontade de falar Manipulação contínua de objetosAnsiedade

9 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Posição da cabeça: balançar a cabeça para os lados indica discordância; mantê-la em equilíbrio demonstra firmeza e sincronia; balançá-la para a frente várias vezes representa concordância com a comunicação; Oculésia: é a forma de comunicação não verbal que se dá por meio do olhar. O movimento dos olhos e o contato visual também afetam o processo de comunicação.

10 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações 2.Paralinguagem: é a forma e comunicação não verbal que considera as características da expressão vocal. A voz pode revelar estado emocional, idade, gênero, origem geográfica, etc. O tom de voz empregado revela maior ou menor controle no uso da voz: alto ou baixo, rápido ou lento, tonalidade agradável e velocidade alternada. O silêncio também constitui uma importante forma de comunicação não verbal. 3. Aparência física: é a primeira mensagem não verbal passada na comunicação face a face. Os aspectos externos de uma pessoa traduzem a forma como ela quer ser vista e como quer ser tratada. Ex: o vestuário, os acessórios, o cabelo. A convivência e o relacionamento no ambiente de trabalho são mais equilibrados quando as pessoas deixam claro deu jeito de ser e os demais sabem lidar com isso.

11 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações 4.Proxêmica: é a forma de comunicação que considera a distância interpessoal como comunicação não verbal. Divide-se em: sociofulgal: disposição espacial dos corpos que rejeita a interatividade. sociopetal: disposição espacial dos corpos que propicia a interatividade. 5.Tacêsica: forma de comunicação que analisa o ato de tocar o interlocutor e de se autotocar. Usam o toque para expressar os mais diversos sentimentos, tais como afeto, atração persuasão ou sedução. O autotoque pode expressar tensão interna e baixa estima. A comunicação tátil está relacionada à cultura dos comunicadores.

12 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações 6.Cronêmica: é a forma de comunicação que analisa as mensagens não verbais derivadas da percepção do tempo e da reação a ele. Divide-se em: monocrônica: é a pessoa mais rigorosa em relação ao tempo, cumprindo e sendo pontual. policrônica: é a pessoa menos rigorosa em relação ao tempo, cumprindo prazos somente se possível e mudando de planos frequentemente. 7.Olfática: forma de comunicação que considera os aromas exalados pelo corpo, ou seja, os feromônios, que são substâncias que servem como meio de comunicação entre indivíduos da mesma espécie.

13 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Embora muitas culturas compartilhem dos mesmos sinais não verbais de comunicação, existem outras que apresentam sinais específicos. Quais a relação entre a comunicação não verbal e as diferenças culturais Qual é a importância da comunicação não verbal no processo de aculturação? O conhecimento dos sinais não verbais de comunicação da cultura na qual se encontra inserido pode facilitar seu processo de adaptação ao novo país e à nova cultura.

14 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Os sinais não verbais de comunicação, aos quais recorremos todos os dias sem nos darmos conta, são imprescindíveis no processo de codificação e decodificação da mensagem em uma comunicação face a face. Qual é a importância da comunicação não verbal para os sucesso profissional?

15 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Adotar uma postura imóvel e rígida; Ajeitar o nó da gravata, se for homem, ou a saia, a blusa etc., se for mulher; Ameaçar o público como o ponteiro ou com a caneta a laser; Apoiar-se ora em uma perna, ora em outra; Coçar-se, pigarrear ou bocejar; Que sinais não verbais de comunicação devem ser evitados durante uma apresentação?

16 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Consultar excessivamente o relógio; Cruzar os braços na frente do corpo; Dar as costas à plateia; Fazer gestos que conotem nervosismo ou inibição; Ficar com as pernas abertas; Fixar os olhos no chão, no teto ou em uma só pessoa da plateia; Que sinais não verbais de comunicação devem ser evitados durante uma apresentação?

17 Capa da Obra Capítulo 10 Comunicação não verbal nas organizações Manusear chaveiro, caneta e quaisquer outros objetos; Movimentar as mãos excessivamente; Olhar através das pessoas e não nos seus olhos; Passar a mão nos cabelos, mexer nos óculos ou esfregar o nariz. Que sinais não verbais de comunicação devem ser evitados durante uma apresentação?


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