A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. André Sales. Alfabetismo Visual O Alfabetismo Visual é o instrumento utilizado para compreendermos, aquilo que conhecemos como, a Linguagem Visual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. André Sales. Alfabetismo Visual O Alfabetismo Visual é o instrumento utilizado para compreendermos, aquilo que conhecemos como, a Linguagem Visual."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. André Sales

2 Alfabetismo Visual

3 O Alfabetismo Visual é o instrumento utilizado para compreendermos, aquilo que conhecemos como, a Linguagem Visual. O que vemos é uma parte fundamental do que sabemos, e o Alfabetismo Visual pode nos ajudar a ver o que vemos e a saber o que sabemos. Enfim, o Alfabetismo Visual é ler uma imagem

4 Sintaxe Visual Quando projetamos precisamos tomar decisões e os resultados dessas decisões determinam o objetivo e o significado do que é recebido pelo espectador. No momento que decidimos é que nós, designers, exercemos controle sobre nosso trabalho e direcionamos o projeto para o público que ele quer atingir.

5

6 Transmissão de mensagem A mensagem se relaciona entre quatro fatores: Criador (designer) Conteúdo Forma Receptor O conteúdo e forma são totalmente dependentes e ambos devem ter como foco o público receptor, pois é para este que a comunicação será dirigida.

7 Peças eficazes O Público de alguma forma se insere no contexto da comunicação. Desperta interesse ou cria expectativa no público Possui controle das respostas.

8

9

10

11

12

13 Técnicas de Comunicação Visual

14 Regularidade: uniformidade dos elementos e o desenvolvimento de uma ordem baseada em algum princípio ou método constante e invariável. Seu oposto é a Irregularidade, que, enquanto estratégia de design, enfatiza o inesperado e o insólito, sem ajustar-se a nenhum plano decifrável.

15

16

17

18 Simplicidade: técnica visual que envolve rapidez e uniformidade de forma elementar, livre de complicações ou elaborações secundárias. A complexidade compreende um material visual composto por várias unidades e forças complementares e diferentes.

19

20

21

22

23 Unidade: equilíbrio adequado de elementos diversos em uma totalidade que se percebe visualmente. Fragmentação é a decomposição dos elementos e de unidades de um design em partes separadas, que se relacionam entre si mas conservam seu caráter individual.

24

25

26

27

28 Atividade: como técnica visual deve refletir o movimento através da representação ou da sugestão. A Estase(representação estática) é feita através do equilíbrio absoluto, apresenta um efeito de repouso e tranqüilidade.

29

30

31

32 Sutileza: Sugere uma abordagem delicada e de extremo requinte, deve ser criteriosamente concebida para que as soluções encontradas sejam hábeis e inventivas. A ousadia, por sua própria natureza, é uma técnica visual óbvia. Deve ser utilizada pelo designer com audácia e segurança, uma vez que o seu objetivo é obter a máxima visibilidade.

33

34

35

36

37 Simetria é o equilíbrio axial. É uma formulação visual totalmente resolvida, em que cada unidade de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida do outro lado. Trata-se de uma concepção visual caracterizada pela lógica e pela simplicidade absolutas. Na Assimetria, o equilíbrio é obtido com a distribuição desigual dos pesos na página, utilizando ainda o branco como elemento visual.

38

39

40 Quais as Técnicas de Comunicação Visual que estão faltando? Pesquise! Dúvidas:


Carregar ppt "Prof. André Sales. Alfabetismo Visual O Alfabetismo Visual é o instrumento utilizado para compreendermos, aquilo que conhecemos como, a Linguagem Visual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google