A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO PROFº JÚNIOR GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL QUESTÕES PROFº Msc. Sandro Ivo de Meira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO PROFº JÚNIOR GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL QUESTÕES PROFº Msc. Sandro Ivo de Meira."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO PROFº JÚNIOR GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL QUESTÕES PROFº Msc. Sandro Ivo de Meira

2 01) (Fatec-2007) O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos, a)estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região. b)representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica. c)resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra. d)demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul. e)têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

3 02) (Fatec-2006) Observe o perfil topográfico e o mapa a seguir. Assinale a alternativa que identifica no mapa a seqüência encontrada no perfil topográfico apresentado. a)1 b)2 c)3 d)4 e)5

4 03) (Fatec-2007) O clima continental que se manifesta nas altas latitudes condiciona o desenvolvimento desta vegetação, caracterizada por árvores de grande porte e relativamente homogêneas. Já foi intensamente explorada para a retirada da madeira. Atualmente, o reflorestamento tem reduzido o impacto dessa exploração. O texto refere-se à seguinte formação vegetal: a)Tundra b)Floresta equatorial c)Floresta de coníferas d)Savanas e)Pradarias

5 04) (Fatec-2007) No Brasil, este clima apresenta elevadas temperaturas sempre superiores a 24°C e pequena amplitude térmica anual,pois a diferença entre a média do mês mais quente e a do mês mais frio não ultrapassa 3°C. Mas o que torna esse clima singular é o volume de precipitações que varia entre 1800 e 3000 mm. As chuvas do tipo convectivo ocorrem durante o ano, não existindo um período seco. As características descritas referem-se ao clima: a)Tropical de altitude. b)Equatorial. c)Litorâneo úmido. d)Tropical típico. e)Úmido de encosta.

6 05) (Fatec-2008) Analise os climogramas: (Moreira e Sene, Geografia Geral e do Brasil, 2006.) Os climogramas correspondem, respectivamente, às localidades e aos tipos climáticos: a) Belém: equatorial úmido; Porto Alegre: subtropical úmido. b) São Luis: tropical; Salvador: tropical semi-árido. c) Cuiabá: tropical; Belo Horizonte: tropical semiárido. d) Manaus: equatorial úmido; Palmas: tropical de altitude. e) Brasília: subtropical úmido; Florianópolis: tropical úmido.

7 06) (Fatec-2007)São as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do período Quaternário. As superfícies apresentam-se notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidação. (Demétrio Magnoli e Regina Araújo. Geografia – a construção do mundo.) No Brasil, o relevo descrito está presente nas feições a) do Pantanal Mato-grossense. b) da Chapada Diamantina. c) do Planalto da Borborema. d) da Serra do Mar. e) da Depressão Sertaneja.

8 07) (Fatec-2006) Assinale a alternativa correta sobre o trabalho dos agentes externos na formação do relevo terrestre. a) A erosão é o desgaste das rochas gerado pelo intemperismo ou pela ação dos ventos e das águas. b) O tectonismo resulta do movimento do magma sob a crosta terrestre, produzindo falhamentos, dobramentos e abalos sísmicos. c) O intemperismo químico produz a desintegração mecânica das rochas e é mais encontrado nas áreas desérticas quentes e frias. d) A ação erosiva dos ventos é mais intensa nas regiões tropicais, em função do grande número de tempestades ao longo do ano. e) O vulcanismo é um dos principais meios de construção do relevo terrestre, responsável por um grande número de ilhas no chamado círculo de fogo.

9 08) (Fatec-2006) Observe o mapa que apresenta os domínios morfoclimáticos do Brasil. (Aziz Nacib AbSaber) Comparando-se os domínios morfoclimáticos X e Y, pode-se afirmar que apresentam a) características naturais distintas, pois em X o clima é mais úmido que em Y, mas em ambos a organização econômica do espaço é semelhante. b) aspectos naturais (como relevo e hidrografia) semelhantes, mas em termos demográficos, na área Y a população local é mais carente de recursos. c) paisagens diferentes, pois em X ocorrem serras recobertas de florestas enquanto que em Y o relevo é mais modesto, mas em ambas são visíveis as construções humanas. d) aspectos climatobotânicos semelhantes, principalmente no que se refere ao clima tropical, as são diferentes quanto ao aproveitamento econômico do espaço. e) características distintas sobre o aspecto natural, mas semelhantes em relação ao quadro demográfico e econômico, pois em ambas ocorrem movimentos como o êxodo rural.

10 09) (Fatec-2005) Observe a figura. Sobre a forma de relevo representada é correto afirmar que se trata de a) um planalto cristalino bastante erodido pela ação das águas. b) uma chapada ou planalto sedimentar com topos aplainados. c) uma planície formada por camadas sedimentares horizontais. d) um planalto tabular sobre rochas magmáticas e metamórficas. e) uma planície fortemente erodida pelo intemperismo físico.

11 10) (Fatec-dez.2004) A longo prazo, a Terra deve irradiar energia para o espaço, na mesma proporção em que absorve do Sol.(...) Os cientistas ressaltam que estamos alternando o motor energético que mantém o sistema climático. (Fonte: Entendendo a Mudança do Clima. Cetesb.) Assinale a alternativa que identifica o fenômeno e apresenta corretamente uma de suas conseqüências. a) Chuva ácida: ocorre somente nas regiões polares, devido à concentração de gases clorofluorcarbonados que aumentam a quantidade de ácidos nos vapores de água em suspensão. b) Efeito estufa: responsável pela elevação da temperatura média do planeta, o que provocará mudanças no regime de chuvas e derretimento de geleiras, ocasionando uma elevação do nível do mar na Terra. c) Buraco da camada de ozônio: além de ocasionar ilhas de calor nos grandes centros urbanos e industriais, gera problemas de saúde e desequilíbrio dos ecossistemas equatoriais. d) Diminuição do nível médio dos oceanos: a longo prazo, causará o afastamento para o interior dos centros industriais e econômicos localizados ao longo das linhas de costa. e) Aquecimento das águas: está causando a diminuição das superfícies aquosas disponíveis para o abastecimento e o saneamento da população mundial.

12 11) (Fuvest-2007) A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na África, há leões, girafas, camelos, zebras e hipopótamos; na Austrália, cangurus, ornitorrincos e équidnas e, na Antártida, os pingüins. Entretanto, descobriram-se espécies fósseis idênticas nessas regiões. Assim, fósseis da gimnosperma Glossopteris foram encontrados ao longo das costas litorâneas da África, América do Sul, Austrália e Antártida, e ainda fósseis dos répteis Cynognathus e Lystrosaurus foram descobertos na América do Sul, África e Antártida. Para explicar esses fatos, formularam-se as seguintes hipóteses: I - A presença de fósseis idênticos, nos vários continentes, prova que todas as formas de vida foram criadas simultaneamente nas diversas regiões da Terra e se diferenciaram mais tarde. II - As faunas e floras atuais são resultado da seleção natural em ambientes diversos, isolados geograficamente. III - Os continentes, há milhões de anos, eram unidos, separando-se posteriormente. Está correto o que se afirma em: I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

13 12) (Enem-2006) Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4ºC e 5,8ºC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI: a)Provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água. b)Poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico. c)Promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas. d)Induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta. e)Causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática.

14 13) (Unifei) Os recursos naturais do planeta estão acabando mais por gasto excessivo... do que pelo tamanho da população. (Folha de São Paulo, 07/09/1994) Com base nesta afirmativa, assinale a resposta correta: a)Os países ricos são os que possuem menor proporção da população mundial e consomem maior proporção dos recursos naturais. b)Os países pobres são os que possuem menor proporção da população mundial e consomem maior proporção dos recursos naturais do planeta. c)Os países ricos são os que possuem menor proporção da população mundial e consomem menor proporção dos recursos naturais do planeta. d)Os países pobres são os que possuem maior proporção da população mundial e consomem maior proporção dos recursos naturais do planeta.

15 No Brasil, os climogramas, caracterizados acima, identificam, respectivamente, os domínios morfoclimáticos: a)Amazônico, das Araucárias e das Pradarias. b)Da Caatinga, das Araucárias e Amazônico. c)Do Cerrado, Amazônico e das Araucárias. d)Do Cerrado, das Araucárias e Amazônico. e)Amazônico, da Caatinga e das Pradarias. 14) Mackenzie-2007

16 REGIÃOASPECTOS NATURAISASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS I) Norte Vegetação homogênea, clima equatorial, rica rede hidrográfica. Baixa densidade demográfica, com áreas modernas de agricultura que comandam esse setor no Brasil. Destaque para as siderurgias e petroquímicas. II) Nordeste Clima tropical, com o semi-árido dominando o sertão onde aparecem rios intermitentes (sazonais). A sub-região litoral é intensamente ocupada. No sertão aparecem latifúndios. Destaque para Fortaleza, Recife e Salvador, as três metrópoles regionais. III) Centro-Oeste A menor região do Brasil apresenta um clima com médias térmicas acima de 25 o C e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Área dispersora de população motivada por estagnação econômica. Predomínio do extrativismo mineral. IV) Sudeste Mares de morros, Mata Atlântica que passou por intenso desmatamento, solos férteis como a terra roxa. É o centro econômico do Brasil. Predomina a atividade industrial com elevados índices de poluição. V) Sul Planalto Meridional (Sul) coberto pela Mata de Araucária, ainda intacta. Apresenta o clima subtropical, alternadamente úmido e seco. Área de colonização européia, caracterizada por latifúndios monocultores de exportação. Apresenta a maior pecuária do país e uma industrialização totalmente dependente do Sudeste. 15) (UFSC-2001-modificada) Assinale a alternativa que contenha os itens corretos: a)Apenas I, II e IV. b)Apenas II, III e IV. c)Apenas II e IV. d)II, III, IV e V e)Todas as alternativas são corretas.

17 16) (Mackenzie-2007) Cobertura vegetal que ocorre em vastas extensões das zonas temperadas, apresentando precipitações intermediárias entre as florestas e os desertos, além de ecossistemas extremamente férteis, recobertos por uma camada de húmus, o que os torna muito favoráveis para o cultivo de cereais. Essas características acima se referem às: a)Savanas. b)Tundras. c)Florestas caducifólias. d)Estepes. e)Pradarias.

18 17) (Mackenzie-2007)Considere as afirmações seguintes que exemplificam como os domínios naturais fazem parte dos fatores que explicam a distribuição da população humana pelo planeta. I.Os domínios da Taiga na América do Norte e na Eurásia se configuram como vazios demográficos. II.Por apresentar uma grande quantidade de recursos naturais, as Florestas Pluviais Tropicais sempre despertaram interesses econômicos e, como conseqüência, em escala global, todos esses domínios apresentam densidades demográficas elevadas. III.Os domínios das Pradarias são ecossistemas que apresentam solos extremamente, e naturalmente, férteis, atraindo e garantindo uma grande concentração populacional, em virtude do atual desenvolvimento do agronegócio. Então: a) apenas I está correta. b) apenas I e II estão corretas. c) apenas I e III estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

19 18) (Unifesp) Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da a)Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul. b)Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo. c)Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará. d)Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília. e)Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.

20 19) (Ufla) A dinâmica atmosférica é constituída pela relação entre os elementos e fatores climáticos. Com base nas 1 informações do quadro abaixo, marque a alternativa INCORRETA. a)Como elemento climático, as latitudes interferem significativamente no clima. b)Trata-se da demonstração do efeito de um fator climático no comportamento das temperaturas. c)Observa-se que quanto maior a latitude, menor a temperatura. d)Latitudes menores determinam aumento nas médias de temperatura.

21 20) (Uemg) Das florestas tropicais remanescentes no mundo, a Floresta Amazônica é a de maior extensão e possui uma biodiversidade extraordinária. Analise o perfil dessa floresta, a seguir. (ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil) Indique a alternativa em que a descrição NÃO caracteriza a Floresta Amazônica. a)A Floresta Amazônica apresenta três degraus de vegetação, tendo por base os níveis altimétricos: a mata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra-firme. b)A mata de igapó está localizada em área de planície típica da região e ocupa o solo permanentemente alagado. c)A mata de terra firme recobre as áreas mais elevadas, que não estão sujeitas às inundações. d)O relevo é mais acidentado nas proximidades do Planalto das Guianas, localizado na porção meridional da Floresta Amazônica.

22 21) (Unifap-2008) A intensificação dos problemas de ordem ambiental despontou para o processo de mobilização em torno do meio ambiente, que foi divulgado e se consolidou através de estudos técnicos, da literatura científica e da realização de Conferências Internacionais. Sobre essas Conferências é correto afirmar o que se segue. (01) A primeira mobilização internacional em favor das questões ambientais ocorreu em Estocolmo, em Esse evento significou a tentativa mundial de equacionar, os problemas ambientais, chamando atenção à recusa dos Estados Unidos em assinar o Protocolo de Kyoto. (02) Na Conferência de Estocolmo sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Brasil pertencia ao grupo de países que defendia o crescimento econômico a qualquer custo e declarou a aceitação das indústrias altamente poluentes no país. (04) No evento denominado Rio + 10, que ocorreu em Johannesburgo, os países participantes assinaram o Protocolo de Kyoto aderindo à nova ordem ambiental internacional da política do Crescimento Zero. (08) Foi na Rio-92 que o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi amplamente divulgado, como um princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações do presente não devem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações.

23 22) (Fatec-2007) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente. I.Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos. II.Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global. III.Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde a reciclagem é elevada. Está correto apenas o que se afirma em a)I. b)II. c)I e II. d)III. e)II e III.

24 23) (Pucpr-2007) Segundo o cientista da NASA, James Hansen, a temperatura da Terra alcançou nos últimos 30 anos uma rápida ascenção de cerca de 0,2 graus Celsius, fenômeno esse que jamais havia ocorrido desde que acabou a última era glacial, há anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento de emissão de gases estufa. São conseqüências do fenômeno de aquecimento global: I – Devastação das florestas e savanas. II – Redução do volume das geleiras alpinas e das calotas glaciais. III – Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones tanto no Atlântico Norte, como no Atlântico Sul. IV – Redução da acidez das chuvas. V – Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras. VI – Rebaixamento do nível dos oceanos e conseqüente expansão das áreas litorâneas. VII – Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos. A resposta que apresenta apenas as conseqüências do fenômeno é: a)II, III, V e VII, apenas. b)I, II, III, IV, VI e VII. c)I, III, IV e VI, apenas. d)II, IV, VI e VII. Apenas. e)II, III e VI, apenas.

25 24) (Uneal-2008) O aquecimento global é estudado há 25 anos, mas pode-se dizer que 2006 foi o ano em que a humanidade tomou consciência de que a crise ambiental é real e seus efeitos imediatos. Até os ecocéticos aceitam agora a idéia assustadora de que o tempo disponível para evitar a catástrofe global está perigosamente curto. (Revista VEJA, ed. 30/12/2006) Sobre esse tema, é correto afirmar que: 1) o aquecimento global está acontecendo principalmente em decorrência de uma mudança da inclinação do eixo da Terra, com relação ao plano da eclíptica. 2) o uso intensivo dos hidrocarbonetos e a queima de florestas contribuem decisivamente para o aquecimento global referido. 3) o aumento do nível médio do mar, ou seja, de fenômenos eustáticos positivos, é um dos efeitos globais do aquecimento global. 4) a substituição da energia de termelétricas por energia nuclear poderá representar, em grandes cidades, uma diminuição significativa nas emissões de CO2. Estão corretas: a)1 e 4 apenas b)1 e 2 apenas c)2 e 3 apenas d)2, 3 e 4 apenas e)1, 2, 3 e 4

26 25) (Ufvjm-2008) A queima de combustíveis fósseis condiciona diversos fenômenos atmosféricos nocivos ao meio ambiente. ASSINALE a alternativa que apresenta um fenômeno atmosférico que NÃO se origina da queima de combustíveis fósseis. a)Chuva ácida. b)Ilhas de calor. c)Efeito estufa. d)Camada de ozônio.

27 MOMENTO CULTURAL

28 Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo anácroto! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência do que o vulgo denomina nada. E o ladrão, confuso, diz: - Doutor, eu levo ou deixo os patos?


Carregar ppt "CURSO PROFº JÚNIOR GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL QUESTÕES PROFº Msc. Sandro Ivo de Meira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google