A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Armazenamento e transmissão de informação da sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Armazenamento e transmissão de informação da sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 1 UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Armazenamento e transmissão de informação da sociedade Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva MSN: Capítulo 3 de O contexto dinâmico da informação de McGarry

2 2 Todos vivemos em algum tipo de cultura; cultura inclui crenças, habilidades, artes, moral, costumes e qualquer outra aptidão física ou intelectual adquirida pelos humanos como membros da sociedade;

3 3 as experiências (não apenas no campo científico) foram e são transmitidas através do tempo; tal transmissão já se realizou de várias maneiras, McGarry fala da tradição oral, o alfabeto, a tipografia e a era eletrônica.

4 4 Está restrita ao tempo (a fala é ouvida no tempo exato da emissão por parte do falante) e espaço (quem ouve precisa estar próximo de quem fala); o orador na tradição oral precisa ter boa memória (não terá o auxílio de anotações) e prender a atenção do público encadeando as idéias mentalmente; para facilitar sua exposição fazia o uso de: - um discurso em forma poética ou rítmica - utilizava redundâncias na comunicação A tradição oral

5 5

6 6 Calcula-se que atualmente temos no mundo línguas faladas e apenas 7% delas são escritas; A cada 15 dias, em média, uma das 6,5 mil línguas faladas na Terra desaparece com a morte de seus últimos expoentes., 89% das 154 línguas tribais remanescentes nos EUA estão sob perigo iminente de extinção, sendo que mais de metade delas só é dominada por pessoas já bastante idosas. para melhorar a capacidade de memorização os oradores gregos eram encorajados a construir palácios da memória, enormes prédios imaginários nas suas mentes. O termo Tópico (vou estudar este tópico do livro) origina-se de TOPOS = Lugar. Curiosidades

7 7 O alfabeto mais antigo é o semita setentrional (1700 aC) na Palestina e Síria; o alfabeto resulta de uma evolução - pictográfica: representação de objetos, ações ou idéias através de imagens - ideográfica: uma atividade, objeto ou idéia representada por um único signo - silábica: signos que representam grupos de letras Escrita alfabética

8 8

9 9 Importância da escrita - Até o século XV foi a tecnologia de comunicação mais importante; - permitiu o registro de acordos; - tornou possível a consciência histórica contínua; - criação do estudo sistemático e da burocracia; - maior precisão do tempo (datas) que passou a não se basear somente em estações do ano, festas, ritos religiosos, etc. Escrita alfabética

10 10 Desenvolveu os tipos metálicos móveis em 1450; - permitiu fazer cópias de originais; - a idéia de impressão iniciou-se na China (o livro impresso mais antigo foi uma versão chinesa do sutra Diamante em 868 dC). A fase de Gutenberg

11 11 A fase de Gutenberg Primeira impressão da Bíblia, 1455

12 12 Pq. O livro surgiu em 1452? - Expansão com outras culturas; o aumento das cidades e populações; surgimento das universidades; - geralmente o professor era o único a ter o livro. Por isto o termo LECTURE (aula expositiva) em inglês... A fase de Gutenberg

13 13 Apenas meio século após o surgimento do primeiro livro impresso havia centenas de tipografias espalhadas pela Europa; até a época de Gutenberg havia manuscritos, um século e meio após títulos; Martinho Lutero contribuiu imprimindo textos contrários a Igreja católica em língua alemã (e não apenas em Latim) A fase de Gutenberg

14 14 O crescimento da imprensa valeu-se principalmente da oferta de obras que fossem além dos textos teológicos como os de Galileu e Kepler e outros filósofos; Aldo Manuzio contribuiu para a praticidade do livro (tivemos os rolos de papiro, de pergaminho, os códices, etc) A imprensa e o conhecimento registrado

15 15 a alfabetização para os camponeses pouco representava, havia desinteresse; com a revolução industrial as incertezas ameaçam a os empregos, uma melhor qualificação aumentaria as chances de emprego. Os contextos dinâmicos do alfabetismo

16 16 Explica a origem dos termos - Cálculo = calculus = pedra = seixos usados para calcular - Digital = Digitus = Dedo em latim Os computadores eram utilizados inicialmente para fins militares, depois seguiram outros rumos.. A era eletrônica

17 17 Crescimento populacional mundial

18 18 Até 1452 o acervo mundial era de manuscritos. 150 anos após estima-se que existiam títulos. No final do século XX livros novos por ano a revistas científicas existentes de novos artigos publicados por ano de patentes requeridas bancos de dados disponíveis na Internet Nos próximos 15 anos teremos mais publicações do que nos últimos 2500 anos Número de cientistas duplica a cada 13 anos Como será no final do século XXI ?

19 19 Em 2002 foram produzidos 5 exabytes de nova informação = mil Bibliotecas do Congresso Americano 1 LC = 129 milhões de documentos). 92% está armazenado em mídia magnética (grande parte em HDs) Os EUA respondem por 40% desta produção Estima-se que a quantidade de nova informação produzida nos três últimos anos tenha duplicado. HOW MUCH INFORMATION 2003 SIMS Berkeley

20 20

21 21 Entregar dia 24/03/2008): Resenha do Capítulo 3 de: MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, Capítulo 3 - Armazenamento e transmissão de informação da sociedade.

22 22 blog


Carregar ppt "1 UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Armazenamento e transmissão de informação da sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google