A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DO ADULTO PROFª VALMARCIA E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DO ADULTO PROFª VALMARCIA E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DO ADULTO PROFª VALMARCIA E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2:7) Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formate; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. (Sal. 139:14)

2 ANATOMIA

3 SENTIDO ETIMOLÓGICO ANATOMIA - do grego Ana, através de, e Tome, cortar. Um dos estudos mais antigos da história da humanidade: já no século 400 a.C., Hipócrates (pai da medicina) dissecava o corpo humano à procura de respostas aos questionamentos da existência.

4 POSIÇÃO ANATÔMICA Indivíduo em pé (posição ortostática), a face voltada para a frente. Os membros superiores estendidos lateralmente ao longo do corpo, as palmas da mão voltadas para frente e os membros inferiores unidos, com as pontas dos pés voltadas para a frente.

5 PLANOS (CORTES) PLANOSDESCRIÇÃO SAGITAL Divide o corpo em 2 lados ( direito e esquerdo ) FRONTAL ou CORONAL Divide o corpo em porção anterior ( frontal ) e posterior ( dorsal ) TRANSVERSAL ou HORIZONTAL Divide o corpo em porção superior e inferior

6 DIVIDE O CORPO ENTRE LADO DIREITO E ESQUERDO

7 DIVIDE O CORPO ENTRE FACE ANTERIOR E POSTERIOR

8 DIVIDE O CORPO ENTRE PORÇÃO SUPERIOR E INFERIOR

9 TERMOS DE DIREÇÃO DIREÇÃODESCRIÇÃO Superior ou cefálicaem direção à cabeça Inferior ou podálicoem direção ao pé Anterior ou ventralreferente à frente do corpo Posterior ou dorsalreferente ao dorso do corpo Medialpróximo à linha mediana do corpo Lateraldistante da linha mediana Proximalpróximo da origem ou ponto de fixação Distaldistante da origem ou ponto de fixação Superficialna superfície do corpo ou em direção à ela Profundadistante da superfície do corpo

10 DIVISÃO DO CORPO HUMANO CABEÇA - crânio / face PESCOÇO TRONCO - tórax / abdome / pelve MEMBROS - Superiores (parte radicular: ombro e parte livre - braço / antebraço / mão e dedos Inferiores (parte radicular: quadril e parte livre – coxa / perna / pé e dedos).

11 MENOR UNIDADE FUNCIONAL DO CORPO : A CÉLULA

12 CAVIDADES DO CORPO São espaços que ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos Internos. Cavidade craniana: encéfalo e seus revestimentos Cavidade vertebral: medula espinhal e o início dos nervos espinhais Cavidade torácica: pulmões, coração, o esôfago, a traquéia e muitos grandes vasos sanguíneos como a aorta, veia cava superior e inferior Cavidade abdominal: estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado e a maior parte do intestino grosso Cavidade pélvica: bexiga, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos

13 OSTECIDOS 1. TECIDO EPITELIAL - tecido de revestimento, avasculares. Funções: proteção, absorção, secreção e excreção. De acordo com a localização: Epiderme - parte externa que reveste todo o corpo. Mucosas - forram o interior de órgãos ocos. ex. mucosa gástrica / intestinal / bucal / nasal Serosas - revestem externamente alguns órgãos: pleura – pulmão peritônio - órgãos abdominais pericárdio – coração Glândulas - salivares / sudoríparas / sebáceas

14 2. TECIDO CONJUNTIVO - Caracteriza-se pela existência de substância intercelular. Sua função é basicamente enchimento e sustentação. Tecido Conjuntivo – propriamente dito. Tecido Adiposo – grande quantidade de células de gordura. Tecido Ósseo - é um tecido conjuntivo de sustentação, formados por osteócitos. Tecido Cartilaginoso - Forma as cartilagens do corpo nas orelhas, traquéia, laringe e articulações dos ossos. O tecido cartilaginoso é rico em substâncias intercelular e suas células chamam-se condrócitos. Tecido Sanguíneo - formado pelo plasma, hemácias, leucócitos e Plaquetas.

15 3. TECIDO MUSCULAR - propriedade de contração e relaxamento de suas células. Existem 3 tipos: O muscular liso é esbranquiçado, possui células com um só núcleo e não tem estrias transversais. Está sob o controle do sistema nervoso autônomo. É encontrado em órgãos moles como estômago, intestino, artérias e bexiga. o músculo estriado é vermelho, possui fibras com vários núcleos e estrias transversais. É ligado diretamente ao esqueleto e por isso é também denominada de musculatura esquelética, e pode ser controlado pela vontade, ex. contração dos músculos do braço. o músculo cardíaco (miocárdio) embora possua estrias não está sob o controle da nossa vontade e é encontrado exclusivamente no coração.

16 4. TECIDO NERVOSO - Formado por células estreladas, chamadas neurônios. Cada neurônio possui corpo celular e pequenas extensões saídas do corpo celular denominadas dendritos e, uma extensão mais longa denominada axônio. O axônio de um neurônio comunica-se com os dendritos de outro neurônio, fazendo a sinapse (troca de transmissão das informações). Controla e coordena a capacidade do corpo de adaptar-se ao seu ambiente (permite ao organismo receber e compreender os estímulos do meio ambiente). Os axônios são protegidos por bainhas de mielina e o conjunto de vários axônios mais a bainha formam a fibra nervosa. O conjunto de fibras nervosas forma o nervo.

17

18 TECIDO TEGUMENTAR- CURIOSIDADES Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sanguíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas. A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg. Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente vezes

19 SISTEMA TEGUMENTAR Pele Órgãos acessórios: pelos, unhas, glândulas. FUNÇÕES Regular a temperatura corporal. Remove água, sais e vários compostos orgânicos. Detecta estímulos relacionados à temperatura, ao tato, à pressão, e a dor. Protege contra substâncias nocivas ao organismo nas formas líquida, sólida e gasosa, além dos microorganismos, parasitas e insetos. Auxilia na resposta imunológica. Inicia a síntese de vitamina D, pela ação dos raios ultravioletas.

20 ESTRUTURA Epiderme Derme ou cório Tela subcutânea, também chamada de hipoderme.

21 EPIDERME Conforme as células vão surgindo na camada basal as demais vão amadurecendo e sendo empurradas para camadas mais superiores pelas células mais jovens. Sofrem um processo queratinização que as torna mais resistente e impermeáveis, até se depositarem na camada superior da epiderme, quando então, já estão mortas e são eliminadas por descamação. Todo esse processo dura de 2 a 4 semanas. DERME Possui fibras colágenas e elásticas, dando força, extensibilidade e elasticidade. É vascularizada, há terminações nervosas, vasos linfáticos, glândulas sebáceas e sudoríparas, e alguns folículos pilosos. Nesta camada podem ser realizados testes cutâneos e administração de vacinas, como a BCG.

22 TELA SUBCUTÂNEA OU HIPODERME Encontra-se logo abaixo da derme. Tem grande quantidade de tecido gorduroso (sistema de armazenamento, reserva e proteção. É vascularizada, possui poder de absorção de substâncias PÊLOS Protege áreas de orifícios e olhos Possui rica inervação sensorial cutânea UNHAS Corpo, margem livre e raiz. São compostas por queratina dura e fixadas sobre a epiderme nos denominados leitos ungueais. (local de aplicação de teste de dor) Auxiliam na preensão e na manipulação de objetos, fornecem proteção às extremidades dos dedos.

23 GLÂNDULAS SUDORÍPARAS São em número de aproximadamente 2 (dois) milhões São encarregadas de segregar o suor A eliminação média de suor é de 500 ml por dia (suor excessivo: diaforese) GLÂNDULAS SEBÁCEAS (Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes) Impedir a impregnação da pele pela água. Lubrificar a pele, impedindo seu ressecamento. GLÂNDULAS MAMÁRIA São glândulas sudoríparas modificadas São glândulas que secretam leite e colostro GLÂNDULAS CERUMINOSAS Meato acústico externo A secreção é denominada cerume.

24 SISTEMA ÓSSEO- CURIOSIDADES Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos. A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos. O crânio tem 29 ossos.

25 ESQUELETO HUMANO

26 DIVISÃO DO ESQUELETO Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores. A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica

27 CURVATURAS DA COLUNA VERTEBRAL Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. Cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), Torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), Lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente - CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar). Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.

28

29 ESCOLIOSE

30 HIPERCIFOSE

31 HIPERLORDOSE

32 SAÚDE DO ADULTO ANATOMIA MUSCULAR + DE 630 MUSCULOS

33 SAÚDE DO ADULTO ANATOMIA MUSCULAR


Carregar ppt "SAÚDE DO ADULTO PROFª VALMARCIA E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google