A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão (1Co. 11:8) E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec. 12:7)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão (1Co. 11:8) E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec. 12:7)"— Transcrição da apresentação:

1 Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão (1Co. 11:8) E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec. 12:7)

2

3 Existência do Universo, por obra da Criação Divina; Ordem; Centro de criação no Jardim do Éden, onde foram criados animais e plantas; Um só casal primordial, originador da espécie humana; Centro de dispersão da biota na narrativa do Dilúvio de Noé; Geração espontânea; Centro de dispersão e diferenciação de raças, na narrativa do Torre de Babel; Pangênese e herança dos caracteres adquiridos.

4

5

6

7

8 Noé não levou plantas dentro da arca (a não ser para alimentação) = GERAÇÃO ESPONTÂNEA???); Noé não levou peixes na arca, afinal são animais aquáticos!!! Animais e plantas mortos pela inundação originaram os fósseis!!! Seria possível aos animais uma diferenciação???

9 Épico de Gilgamesh

10

11 A partir dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafet os descendentes de Jafet ocuparam a região setentrional da Eurásia; -os de Sem, a região central; -os de Cam, a parte meridional daquele continente, mais o norte da África.

12 Novo centro de origem e dispersão com diferenciação Pangênese e herança dos caracteres adquiridos

13 maniqueismo

14

15

16

17 A sua voz estende-se por toda a Terra e suas palavras até as extremidades do mundo. (Salmo 18: 5) Não há seres humanos no lado oposto da Terra (antípodas) O Hemisfério Sul é desabitado!!!! A palavra de Deus

18 Zona tórrida

19 Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI

20 Girolamo Fracastoro (1530) Francisco López de Gómara (1553) Parte intercontinental que permitiu os homens e animais dispersarem-se para o Atlântico Bloco único continental

21 Talvez haja chegado a vossos ouvidos o nome de Atlântida; pois provinha dessa antiga descendência racial (do rei Atlante). Também nós (os índios americanos), diz-se, saímos dessa estirpe, através de uma longa sucessão de gerações desse povo a um tempo feliz e querido dos deuses, enquanto seus maiores veneravam o céu e costumavam fazer aos deuses, piedosamente, gratas oferendas. Mas depois que os descendentes, com o fausto e os dissolutos costumes, começaram a ofender os deuses, tais e tantas calamidades os perseguiram; por essa causa, difícil serme-ia abarcá-la em meu relato. A ilha, então chamada Atlântida, do nome de um antigo rei, sacudida por um grande terremoto, afundou, tragada pelo oceano, que ela sulcava com seus navios, rainha da terra e do mar (apud Papavero, 1991, p. 53). Girolamo Fracastoro

22 Estreito de Anian, mencionado por Marco Polo, hoje estreito de Bering padre Joseph dAcosta (1588) Ásia Casais transportados por Noé

23 Hibridação e degeneração

24 Walter Raleigh (1614): animais monstruosos na América do Sul Athanasius Kircher (1675): cópula promíscua (hibridação) e diferenciação=>camelopardo (girafa), camelo+pardal (avestruz)

25 Mundo pós-diluviano: o paraíso sumiu completamente!

26 Como explicar a imensa diversidade de formas animais encontrada nas Américas? Por que eram tão diferentes das do Velho Mundo?

27 Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte chegou a todos os homens, porque todos pecam – pois antes da lei ter sido dada, o pecado estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, a morte reinou do tempo de Adão ao tempo de Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecavam por romper uma ordem como fez Adão, que foi o padrão daquele que estava por vir. centros de criação Epístola de Paulo aos Romanos (5, 12-14) 1)Dilúvio não é universal; 2)Adão não fora o antepassado de todos os homens, mas só dos judeus; 3)Nações anteriores ao Adão não foram destruídas pelo dilúvio.

28

29

30

31

32

33

34 Condições semelhantes com mesmas espécies em áreas disjuntas traducianismo

35 no sopé do Monte Ararat aquelas plantas que são comuns na Armênia; um pouco além, aquelas que antes vira na Itália; quando ascendi um pouco mais alto, vegetais que eram comuns aos arredores de Paris; as plantas da Suécia possuíam uma região mais elevada; as partes mais altas da montanha, próximas do cume, eram ocupadas pelas nativas da Suíça e dos Alpes da Lapônia...

36 Todo vegetal nutre seu próprio inseto, e a maior parte dos insetos se nutre somente de certos vegetais

37 Deus respeitava as preferências ecológicas das espécies! Zonas climáticas Áreas distintas da Terra, com mesma ecologia, deveriam possuir a mesma flora! A grande teoria biogeográfica de Linnaeus

38 Mas e o urso polar?

39 Linaria vulgaris x Peloria sp. (hibridações de spp. imutáveis) Salva a hipótese traducianista! Explica o surgimento de spp. exclusivas de uma região!

40 Clima + animais = perfeita relação LEI DE BUFFON! Destruição da hipótese traducianista de Linnaeus

41 Degeneração dos mamíferos americanos!

42 1)Centro de origem após dilúvio: Ararat [LINNAEUS]; 2)Centro de origem: grande massa continental no extremo norte [BUFFON].

43

44 Augustin P. de Candolle Os organismos não são somente influenciados pela luz, calor, água, como também competem por esses recursos.

45 Biogeografia ecológica Por que um determinado local pode apresentar mais ou menos espécies ou formas de vida que outros?

46 Charles Lyell e o Uniformitarismo

47

48 Linha de Wallace

49 Ilha de Bali Ilha de Lombok

50 Pequenos centros de origem e rotas de dispersão.

51

52

53 Alfred Wegener: Teoria da Tectônica de Placas e Deriva continental

54

55

56 León Croizat: Biogeografia de Vicariância

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68


Carregar ppt "Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão (1Co. 11:8) E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec. 12:7)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google