A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Albert Einstein-FALBE Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia Disciplina-Comunicação,educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Albert Einstein-FALBE Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia Disciplina-Comunicação,educação."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Albert Einstein-FALBE Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia Professor-Willian Professor-Willian Academico: José Antônio Alves da Silva Academico: José Antônio Alves da Silva

2 Democratização do ensino O Ensino a partir da década de 1990

3 O Brasil quase universalizou o ensino fundamental Apartir da década de 1990,o Brasil quase universalizou o Ensino Fundamental,atingindo 97% das crianças entre 7 e 14 anos. Apartir da década de 1990,o Brasil quase universalizou o Ensino Fundamental,atingindo 97% das crianças entre 7 e 14 anos.

4 Ponto para o país,mesmo que isso tenha acontecido em grande parte pelos compromissos internacionais assumidos em Jomtien (1990) e Deacar (2000), e junto ao Banco Mundial.Mesmo assim, é uma conquista parcial:a qualidade do ensino não aumentou na mesma proporção do alcance. Ponto para o país,mesmo que isso tenha acontecido em grande parte pelos compromissos internacionais assumidos em Jomtien (1990) e Deacar (2000), e junto ao Banco Mundial.Mesmo assim, é uma conquista parcial:a qualidade do ensino não aumentou na mesma proporção do alcance.

5 Pelo contrário. Pelo contrário. Em 2003,55% das crianças da 4ª série não conseguiam ler textos, situando-se nas faixas críticas do sistema de avaliação da educação(saeb).Este mesmo indicador mostrava que, numa década,as medidas gerais do saeb caíram 32 pontos. Em 2003,55% das crianças da 4ª série não conseguiam ler textos, situando-se nas faixas críticas do sistema de avaliação da educação(saeb).Este mesmo indicador mostrava que, numa década,as medidas gerais do saeb caíram 32 pontos.

6 A rede Pública de ensino brasileira tem um tamanho gigantesco: 48,5 milhões de alunos,cerca de 87% das matrículas no ensino básico, que comreende o Funamental e o o Médio (apenas 23% dos alunos estão nas escolas particulares). Os três níveis de governo –federal, estadual e municipal- investem cerca de 4% do produto interno bruto (PIB) em educação. A rede Pública de ensino brasileira tem um tamanho gigantesco: 48,5 milhões de alunos,cerca de 87% das matrículas no ensino básico, que comreende o Funamental e o o Médio (apenas 23% dos alunos estão nas escolas particulares). Os três níveis de governo –federal, estadual e municipal- investem cerca de 4% do produto interno bruto (PIB) em educação.

7 Com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica(Fundeb), a expectativa é que esse montante suba de 4,5%,distante dos 6% que são necessários, segundo os especialistas em educação.Houve um esforço dos governos, desde a década de 1990, para incluir todas as crianças na escola, mas isso ainda é insuficiente. Com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica(Fundeb), a expectativa é que esse montante suba de 4,5%,distante dos 6% que são necessários, segundo os especialistas em educação.Houve um esforço dos governos, desde a década de 1990, para incluir todas as crianças na escola, mas isso ainda é insuficiente.

8 As estatisticas mostram, no entanto, que aumentou o número de pessoas adultas co Ensino Médio ou mais,entre 2002 e 2005:o percentual passou de 35,5 para 40,8. São saldos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat´sticas (IBGE) citados pela Organização Não-Governamental(ONG) Ação educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro,que desde o início do novo milênio, monitoram o indicador de. As estatisticas mostram, no entanto, que aumentou o número de pessoas adultas co Ensino Médio ou mais,entre 2002 e 2005:o percentual passou de 35,5 para 40,8. São saldos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat´sticas (IBGE) citados pela Organização Não-Governamental(ONG) Ação educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro,que desde o início do novo milênio, monitoram o indicador de.

9 Analfabetismo Funcional (Inaf), mecanismos criado por eles para acompanhar a evolução dos estudantes brasileiros no domínio da língua e da abstração Analfabetismo Funcional (Inaf), mecanismos criado por eles para acompanhar a evolução dos estudantes brasileiros no domínio da língua e da abstração

10 O inaf mostrou que há mais gente com mais anos na escola, mas isso não correspondeu à elevação do domínio das habilidades de leitura, de escrita e de matemática na mesma proporção.Em outras palavras, o aluno brasileiro ampliou o tempo nos bancos escolares sem que tenha melhorado sua capacidade de ler,escrever e desenvolver operações matemáticas necessárias ao cotidiano. Como isso é possível!? O inaf mostrou que há mais gente com mais anos na escola, mas isso não correspondeu à elevação do domínio das habilidades de leitura, de escrita e de matemática na mesma proporção.Em outras palavras, o aluno brasileiro ampliou o tempo nos bancos escolares sem que tenha melhorado sua capacidade de ler,escrever e desenvolver operações matemáticas necessárias ao cotidiano. Como isso é possível!?

11 Fonte: Fonte: Questões Sociais Questões Sociais Autor:Jô Azevedo Autor:Jô Azevedo Desafios para o país Desafios para o país Editora Salesiana Editora Salesiana Páginas:62,63 e 64 Páginas:62,63 e 64


Carregar ppt "Faculdade Albert Einstein-FALBE Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia Disciplina-Comunicação,educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google