A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Como elas acontecem nas aulas de língua portuguesa?

2 ? Onde está a voz Na leitura e na escuta
HABILIDADES: leitura, escrita, fala e escuta Na leitura e na escuta Onde está a voz ?

3 Na escritura e na oralidade
Onde está a voz ?

4 A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO
Muitos textos dialogarão com a proposta de redação de diferentes maneiras Cada autor-aluno trará para este embate os frutos de sua experiência: conhecimentos de mundo, textuais, intertextuais, lingüísticos.

5 Segundo Rojo (2004), as práticas de leitura realizadas no meio escolar possibilitam que os alunos desenvolvam apenas uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade; essas, retornam para a própria escola no atendimento das capacidades que ela entende como apropriadas para a continuidade dos estudos, ou seja, “de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra”

6 ESCRITA e ORALIDADE formas de exercer a liberdade de poder comunicar a partir de elaborações próprias na forma de “compreender o mundo e os acontecimentos cotidianos, tanto no que concerne à vida pessoal como no que se refere às questões sociais, coletivas” ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE/CENP, 2004.

7 Da mesma forma que ler não é só decodificar, que escrever não é só registrar uma seqüência de letras e palavras, a prática da oralidade, tanto nas situações mais cotidianas de sala de aula como no interior de uma elaboração artística, precisa ser um processo crítico e produtivo muito diferente do ato de “repetir ou revozear falas e textos de autor(idade)”


Carregar ppt "Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google