A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa Como elas acontecem nas aulas de língua portuguesa?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa Como elas acontecem nas aulas de língua portuguesa?"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa Como elas acontecem nas aulas de língua portuguesa?

2 Na leitura e na escuta Onde est á a voz ? HABILIDADES: leitura, escrita, fala e escuta

3 Na escritura e na oralidade Onde est á a voz ?

4 A PRODU Ç ÃO ESCRITA DO ALUNO Muitos textos dialogarão com a proposta de reda ç ão de diferentes maneiras Muitos textos dialogarão com a proposta de reda ç ão de diferentes maneiras Cada autor-aluno trar á para este embate os frutos de sua experiência: Cada autor-aluno trar á para este embate os frutos de sua experiência: conhecimentos de mundo, textuais, intertextuais, ling üí sticos. conhecimentos de mundo, textuais, intertextuais, ling üí sticos.

5 Segundo Rojo (2004), Segundo Rojo (2004), as práticas de leitura realizadas no meio escolar possibilitam que os alunos desenvolvam apenas uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade; as práticas de leitura realizadas no meio escolar possibilitam que os alunos desenvolvam apenas uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade; essas, retornam para a própria escola no atendimento das capacidades que ela entende como apropriadas para a continuidade dos estudos, ou seja, essas, retornam para a própria escola no atendimento das capacidades que ela entende como apropriadas para a continuidade dos estudos, ou seja, de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra

6 formas de exercer a liberdade de poder comunicar a partir de elaborações próprias na forma de compreender o mundo e os acontecimentos cotidianos, tanto no que concerne à vida pessoal como no que se refere às questões sociais, coletivas ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE/CENP, ESCRITA e ORALIDADE

7 Da mesma forma que ler não é só decodificar, que escrever não é só registrar uma seqüência de letras e palavras, a prática da oralidade, tanto nas situações mais cotidianas de sala de aula como no interior de uma elaboração artística, precisa ser um processo crítico e produtivo muito diferente do ato de repetir ou revozear falas e textos de autor(idade)


Carregar ppt "Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa Como elas acontecem nas aulas de língua portuguesa?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google