A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS OPERATÓRIAS TAYGUARA C. CAVALCANTI. OBJETIVO DA AULA TAYGUARA C. CAVALCANTI Permitir o contato inicial e a demonstração dos passos e manobras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS OPERATÓRIAS TAYGUARA C. CAVALCANTI. OBJETIVO DA AULA TAYGUARA C. CAVALCANTI Permitir o contato inicial e a demonstração dos passos e manobras."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS OPERATÓRIAS TAYGUARA C. CAVALCANTI

2 OBJETIVO DA AULA TAYGUARA C. CAVALCANTI Permitir o contato inicial e a demonstração dos passos e manobras necessárias para a realização de procedimentos cirúrgicos em odontologia.

3 Técnica Cirúrgica Introdução Diérese Exérese Hemostasia Síntese

4 Técnica Cirúrgica Diérese Rompimento da integridade tecidual com penetração no interior dos tecidos e atingindo áreas anatômicas do interesse do cirurgião IncisãoDivulsão

5 Técnica Cirúrgica Incisão

6 Técnica Cirúrgica Divulsão

7 Técnica Cirúrgica Exérese Manobras cirúrgicas pelas quais são retirados parte ou todo órgão, ou tecido, constando muitas vezes no objetivo da cirurgia. Consistem em remoções de lesões patológicas, curetagens, osteotomias e exodontias. Biópsia incisional x Biópsia excisional

8 Técnica Cirúrgica Hemostasia A contenção do sangue no leito vascular é denominada de hemostasia. Hemorragia é o extravasamento do sangue do leito vascular. Pode ser de origem venosa, arterial e capilar e pode ocorrer no trans e pós-operatório, sendo classificada nesse último como imediata ou tardia.

9 Técnica Cirúrgica Métodos de hemostasia Compressão Pinçagem ligadura Termocoagulação Substâncias hemostáticas

10 Técnica Cirúrgica Requisitos para a termocoagulação 1.Deve-se remover metais presente no corpo do paciente 2.O fio terra deve ser colocado em contato com o paciente 3.A ponta de cauterização só deverá entrar em contato com o vaso sangrante 4.Deve ser removido sangue ou fluido acumulado em volta do vaso a ser cauterizado.

11 Técnica Cirúrgica Cera para osso Geofoam Vit. K

12 Técnica Cirúrgica Síntese Síntese ou sutura é o conjunto de manobras que visam a aproximar as tecidos divididos ou separados durante os atos cirúrgicos de incisão ou divulsão. É importante a correta relação dos tecidos durante e após a sutura pois facilita a reparação tecidual, auxilia a hemostasia e diminui a possibilidade de espaços mortos

13 Técnica Cirúrgica Síntese Instrumental utilizado Porta agulha Pinça cirúrgica Tesoura cirúrgica para sutura Fio de sutura

14 Técnica Cirúrgica Fio de sutura Absorvíveis Categute simples e cromado – sofre digestão por enzimas proteolíticas Ácido poliglicólico e Poligalactina 910 – hidrólise lenta e são posteriormente absorvidos por macrófagos Sofrem grande reação tissular, portanto não indicados em suturas de pele.

15 Técnica Cirúrgica Fio de sutura Não-absorvíveis Seda Linho Algodão Nylon Poliéster Polipropileno Naturais Sintéticos

16 Técnica Cirúrgica Fio de sutura Monofilamentados X Multifilamentadas

17 Técnica Cirúrgica Agulhas de Sutura As agulhas de sutura são constituídas de aço inox e compostas de corpo, ponta ativa e uma parte terminal que se une ao fio de sutura.

18 Técnica Cirúrgica Técnicas Básicas de Sutura Sutura simples (isolada)Sutura isolada em U vertical

19 Técnica Cirúrgica Técnicas Básicas de Sutura Sutura em X ou 8 isoladaSutura isolada em U horizontal

20 Técnica Cirúrgica Técnicas Básicas de Sutura Sutura contínua simplesSutura contínua festonada


Carregar ppt "TÉCNICAS OPERATÓRIAS TAYGUARA C. CAVALCANTI. OBJETIVO DA AULA TAYGUARA C. CAVALCANTI Permitir o contato inicial e a demonstração dos passos e manobras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google