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Evolução ** Como surgiu A VIDA ?

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Apresentação em tema: "Evolução ** Como surgiu A VIDA ?"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução ** Como surgiu A VIDA ?
 Criação divina; Extra-terrestre; Evolução química  3,5 bilhões de anos - extremamente simples ** Cosmologia - 12 b.a. - Grande explosão (Big Bang) ** Terra surgiu a cerca 4,6 b.a.

2 ORIGEM DA VIDA Geração espontânea (ABIOGÊNESE)  Aristóteles (a.c.) até meados do século XIX A vida surgia espontaneamente a partir de matéria sem vida. Presença de um princípio ativo (vital) capaz de produzir matéria viva a partir de bruta em condições favoráveis.

3 RECEITAS PARA PRODUZIR ANIMAIS
J.B. Van Helmont  ratos a partir de camisa suja J. Needhan  microrganismos em caldos nutritivos em frascos de vidro Outros defensores da abiogênese - Newton, Descartes, Pouchet.

4 Biogênese - Organismos surgem a partir da reprodução de outros espécimes.
L. Spallanzani  Frascos com meio de cultura, após fervura, mantinham-se livres dos germes. F. Redi (XVII)  contestação da abiogênese, através de experimentos que explicavam a origem de larvas e moscas em cadáveres. Louis Pasteur (XIX)  Explicou a origem de micróbios em líquidos nutritivos no interior de frascos de vidro  esporos trazidos pelo ar.

5 EVOLUÇÃO PRÉ-BIOLÓGICA
Como surgiram os 1os. seres? ** Espontaneamente!? A. I. Oparin e J. Haldane - Modelo para explicar a Origem da vida (início XX)  Atmosfera Primitiva (NH3, CH4, H2, H2O - interior da terra e/ou cometas). Estudos mais recentes - N2 , CO e CO2 - atividade vulcânica. Alta temperatura, chuvas e descargas elétricas

6 C, H, O e N  moléculas orgânicas simples (p. ex
C, H, O e N  moléculas orgânicas simples (p. ex. aminoácidos e nucleotídeos  moléculas orgânicas complexas (proteínas e ácidos nucleicos)  agregados macromoleculares  COACERVADOS

7 S. Miller & H. Urey (1953)  Aparelho que simulava as condições da terra primitiva.

8 S. Fox Calor ± peptídeos (H2O)  microsferas  Agregados RNA  1o. Ácido nucleico (multiplicar sem equipamento celular; determinação de proteínas) RNA  molde p/ DNA (+ estável)  substituição  depositário da informação genéticas.

9 Metabolismo energético
1o.seres  FERMENTADORES (ANAERÓBIOS - s/O2) Fermentação libera CO2 AUTÓTROFO (cianobactéria) - Fotossíntese SERES AERÓBIOS EUCARIOTOS Observação 1os. seriam quimiolitoautotróficos (obtém energia a partir de reações inorgânicas na crosta - ambientes inóspitos, certas bactérias fontes termais/fendas submarinas).

10 Tradição Judaico-Cristã
AS IDÉIAS EVOLUCIONISTAS (presente em algumas escrituras da Grécia antiga) Tradição Judaico-Cristã  O universo resulta da criação divina. Os seres foram criados perfeitamente adaptados ao meio, tendo permanecido inalterados desde a criação.  Os humanos foram criados à imagem e à semelhança de Deus (Criacionismo; Fixismo). Ex. Barão de Cuvier (anatomista francês)

11 Evolucionismo (Século XIX)
 Ocorre modificação nas estrutura e composição das espécies ao longo das gerações. Entretanto, muitas dessas modificações não são percebidas. EVIDÊNCIAS  Registros fósseis; Anatomia comparada; órgão vestigial; Embriológicas; Biologia molecular (DNA, proteínas)

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15 Jean-Baptiste Antoine de Monet (1744-1829) - J.B. Lamarck (1809)
Philosophie Zoologique  Idéia de que o organismo se adapte ao ambiente quando este se altera.

16 1a. Lei do uso e do desuso  Cada espécie surge independentemente a partir de transformações sucessivas de seus ancestrais. Os órgão do corpo desenvolvem-se (hipertrofiam) quando são muito utilizados. Todavia atrofiam quando são pouco utilizados. 2a. Lei da transmissão dos caracteres adquiridos  o desenvolvimento de um órgão pelo uso intensivo seria transmitido aos descendentes, acentuando-se ao longo das gerações.

17  Uso e desuso é válido para algumas estruturas (músculos).
CONSIDERAÇÕES  Uso e desuso é válido para algumas estruturas (músculos).  transmissão dos caracteres adquiridos é bastante questionável. Durante a embriogênese já se segregam as células somáticas daquelas que darão origem à linhagem germinativa. Chamou a atenção para o processo evolutivo/adaptação. salientou a importância do ambiente sobre o processo evolutivo das espécies.

18 Viagem ao redor do planeta Terra a bordo do H.S.S. Beagle (1831)
Charles Darwin ( ) Viagem ao redor do planeta Terra a bordo do H.S.S. Beagle (1831) As espécies mudam com o tempo Modelo p/ explicar  A Origem das Espécies 1859. 2009 – O ANO DE DARWIN No ano de 2009 comemoramos o segundo centenário do nascimento de Charles Darwin ( ) e o sesquicentenário de publicação do livro “The origin of species” (1859).

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20 Forte influência de T. R. Malthus (1766-1834) ± população (P. G
Forte influência de T.R. Malthus ( ) ± população (P.G.) - alimento (P.A.)

21 A cada geração o número de indivíduos produzidos é maior que a disponibilidade de recursos. Isso levaria à competição (comida). Os espécimes não são idênticos. Logo, os melhor adaptados sobrevivem e reproduzem-se mais, devido à ação. À reprodução diferenciada do fenótipo favorável, Darwin denominou de Seleção natural.

22 CONSIDERAÇÕES Não sabia explicar, satisfatoriamente, a fonte de variação entre os indivíduos de mesma espécie. Para explicar o aparecimento de novos tipos que, posteriormente, acabariam prevalecendo sobre aqueles que haviam sido selecionados na etapa anterior, Darwin valeu-se de idéias Lamarckistas.

23 Melanismo Industrial Biston betularia  Inglaterra – Manchester
 Revolução Industrial  Duas Formas de Mariposas  Mudanças muito rápidas

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25 R. Wallace

26 Teoria Sintética da Evolução
Neodarwinismo  Darwinismo à luz da Genética Mendeliana

27 T. Dozhansky H. De Vries

28 Neolamarckismo Acreditava na existência de casos
Herbert Spencer ( ) Neolamarckismo Acreditava na existência de casos que não podiam ser explicados pelos princípios da seleção natural, mas sim, através da herança de caracteres adquiridos Diminuição do tamanho das mandíbulas nas raças domésticas de cachorros e nos humanos Diferenciação da percepção táctil mais intensa na ponta dos dedos e da língua Diferença no peso dos ossos entre as aves domésticas compradas às selvagens

29 ESPÉCIE Ernest Mayr (1942)  Grupos de populações naturais potencialmente capazes de se cruzarem e que estão reprodutivamente isoladas de outros grupos. Não é aplicável a espécies que se reproduzem somente assexuadamente (certas bactérias, fungos e algas). ESPECIAÇÃO Formação de novas espécies  Normalmente se inicia com a separação em populações isoladas, geograficamente, impedindo o fluxo gênico. Nas populações surgem mutações e ocorre ação da seleção natural. Surgem diferenças entre ambas. Isso culmina no isolamento reprodutivo  novas espécies.

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31 Convergência adaptativa
ANALOGIA  Órgão ou estrutura com estrutura e origem embrionária distinta. Entretanto, desempenham a mesma função.

32 Irradiação adaptativa
HOMOLOGIA  Órgãos que mostram semelhança em relação à estrutura e/ou origem embrionária.

33 PERGUNTA Os dois cartuns de Garry Larson, apresentados a seguir, ilustram duas visões diferentes do processo evolutivo: No cartum A, movidos pelo excesso de população, vários animais atiram-se ao mar realizando assim um suicídio coletivo. Um dos animais, entretanto, possui uma bóia. No cartum B, algumas criaturas aquáticas jogavam beisebol e, por acidente, a bola foi lançada à terra. Para que o jogo prossiga é preciso que alguém recupere a bola. Qual dos cartuns dá uma interpretação lamarckista do processo evolutivo e qual dá uma interpretação darwinista? Justifique sua resposta.

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35 O Urso polar é branco porque assim foi criado.
O Urso polar é branco porque vive na neve O Urso Polar, por ser branco, vive bem na neve.

36 “Acredito em um criador de inteligência suprema.
Este criador, tão sábio, fez a matéria. Proporcionou, à matéria, a propriedade de evoluir de acordo com as leis da natureza... J. B. Lamarck


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