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PublicouRaíssa Sola Alterado mais de 9 anos atrás
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O campo da Saúde Coletiva: panorama e perspectivas RITA BARRADAS BARATA AULA INAUGURAL ENSP 2008
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Campo da Saúde Coletiva Campo de SaberesCampo de Saberes –Formação de pesquisadores –Formação de profissionais –Produção de conhecimentos científicos –Divulgação de conhecimentos científicos Campo de práticasCampo de práticas –Política de Saúde –Política de Educação superior –Política Científica
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Formação de Pesquisadores: número de cursos 1993-2006
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Formação de pesquisadores: taxa de crescimento dos cursos
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Formação de pesquisadores: mestrado e doutorado
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Formação de pesquisadores: distribuição regional
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Formação de pesquisadores: notas
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Progressão das notas SAÚDE COLETIVA
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Distribuição regional das notas
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Tempo médio de titulação
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Alunos novos
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Alunos Titulados
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Titulados por região em 1996 e 2006
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Docentes permanentes 1996-2006
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Docentes permanentes por instituição Menor número: UNISINOS = 9 Menor número: UNISINOS = 9 Maior Número: FIOCRUZ = 184Maior Número: FIOCRUZ = 184 Distribuição:Distribuição: –Pequenos(9 a 16 docentes) = 16 programas (3,6) –Medianos (18 a 27 docentes) = 6 programas (3,5) –Grandes (42 a 48 docentes) = 3 programas (5,0) –“Megas” ( > 100 docentes) = 2 programas (5,5)
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Regime jurídico x notas
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Mestrado Profissional Todas as áreas = 226 cursosTodas as áreas = 226 cursos Ciências da Saúde = 41 cursosCiências da Saúde = 41 cursos Saúde Coletiva = 13 cursosSaúde Coletiva = 13 cursos Tempo de titulação : 21 a 25 mesesTempo de titulação : 21 a 25 meses Alunos novos: 29 em 2000 a 77 em 2006Alunos novos: 29 em 2000 a 77 em 2006 Alunos titulados: 31 em 2000 a 61 em 2006Alunos titulados: 31 em 2000 a 61 em 2006 2006: 15 alunos no nordeste e 62 no sudeste2006: 15 alunos no nordeste e 62 no sudeste 4 programas em instituições federais e 2 em particulares4 programas em instituições federais e 2 em particulares
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Produção de Conhecimentos: PG
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Produção de conhecimentos Diretório de grupos de pesquisa (censo 2006)Diretório de grupos de pesquisa (censo 2006) –593 grupos –1944 linhas –3962 pesquisadores: 145 (3,6%) apenas graduação145 (3,6%) apenas graduação 325 (8,2%) especialização325 (8,2%) especialização 1147 (37,1%) mestrado1147 (37,1%) mestrado 2301 (58,1%) doutorado2301 (58,1%) doutorado – 3204 estudantes –1118 técnicos
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Pirâmide etária dos pesquisadores
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Ano de constituição do grupo
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Distribuição regional
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Produção bibliográfica 2003-2006 96,7% dos doutores tiveram alguma produção96,7% dos doutores tiveram alguma produção Produtos:Produtos: –Artigos em português: 110584,98 per capita –Artigos em outras línguas: 61902,79 per capita –Livros: 7850,35 per capita –Capítulos de livro: 50782,29 per capita
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Orientações 2003-2006 79,3% dos doutores tiveram atividades de orientação79,3% dos doutores tiveram atividades de orientação Teses de doutorado: 12470,68 per capitaTeses de doutorado: 12470,68 per capita Dissertações de mestrado: 42252,32 per capitaDissertações de mestrado: 42252,32 per capita Monografia especialização: 4587 2,51 per capitaMonografia especialização: 4587 2,51 per capita TCC: 49232,70 per capitaTCC: 49232,70 per capita Iniciação científica2,15 per capitaIniciação científica2,15 per capita
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Classificação dos grupos (2004)
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Divulgação do conhecimento
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Periódicos no SciELO
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Desafios e perspectivas Definição do campo do ponto de vista de campo de saberes “disciplinares”Definição do campo do ponto de vista de campo de saberes “disciplinares” –Área de aplicação x características do objeto –Implicações: bolsas, financiamento e publicação Unidade do campo:Unidade do campo: –Conflitos gerados pela Avaliação –Desmembramento dos mega programas Disciplina x temáticaDisciplina x temática Fortalecimento do mestrado profissionalFortalecimento do mestrado profissional
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Desafios e Perspectivas Distribuição regional:Distribuição regional: –Deficit nas regiões Centro Oeste e Norte –Parcerias InternacionalizaçãoInternacionalização –Sul/Sul –Sul/Norte Consolidação da área e movimento em direção ao topo da avaliaçãoConsolidação da área e movimento em direção ao topo da avaliação Entrada de novos cursosEntrada de novos cursos
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