A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A Prevenção do Risco” O projeto SeguraNet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A Prevenção do Risco” O projeto SeguraNet"— Transcrição da apresentação:

1 “A Prevenção do Risco” O projeto SeguraNet
Escola Superior de Educação de Lisboa 14 de abril de 2015 Lígia Azevedo Trabalho licenciado: Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

2 O Projeto SeguraNet SeguraNet é um projeto da responsabilidade da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, da Direção-Geral da Educação (DGE). Faz parte integrante do consórcio público-privado Internet Segura em parceria com Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Microsoft Portugal que, por sua vez, decorre no âmbito do programa da Comissão Europeia. Este projeto tem como missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet pela comunidade educativa (alunos, professores e encarregados de educação) e já conta uma década de trabalho nas Escolas.

3 Sessões de Sensibilização
ERTE – Equipa SeguraNet Centros de Competência TIC Escolas/Equipas TIC SeguraNet dinamiza sessões de sensibilização nas Escolas, em autarquias e em outras organizações com o apoio dos nove Centros de Competência TIC da responsabilidade da Direção- Geral da Educação (Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE Santarém, ESE Setúbal, Universidade do Minho, Educom e Entre Mar e Serra) São dinamizadas cerca de 200 sessões de sensibilização por ano cada letivo.

4 Semana SeguraNet Iniciativa na qual se convidam as Escolas a dinamizar atividades âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura: página de apoio com recursos e sugestões de atividades; registam-se em média 200 escolas, por ano letivo; envolvimento dos Municípios (cerca de 60); enviados materiais/recursos; divulgação das iniciativas promovidas pelas Escolas/Municípios, nos canais da DGE (Facebook, Twitter, portal SeguraNet, entre outros). Palestras/workshops sobre segurança digital dinamizadas pelos professores dos Centros de Competência TIC.

5 Desafios SeguraNet Concurso anual “Desafios SeguraNet”:
Desafios dirigidos 2.º e 3.º Ciclos endereçam diversas temáticas da segurança digital (proteção de dados, cyberbullying, sexting, comércio eletrónico, os serviços de apoio Linha Ajuda e Linha Alerta, pegada digital/reputação online, predadores online, direitos de autor, entre outros); Desafios dirigidos ao 1.º Ciclo são atividades que pressupõem trabalho colaborativo.

6 Desafios SeguraNet 50 000 participantes ano civil
Desafios 2.º/3.º Ciclos Registo de Escola Desafios 1.ºCiclo Registo da turma 7 - Desafios para alunos 3 - Desafios para pais 3 - desafios para alunos Escolas   Turmas participantes ano civil Decorrem ao longo do ano letivo de outubro a maio Participação das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores

7 Painel de Jovens

8 Painel de Jovens Consulta proativa deste grupo-chave: o uso responsável e consciente das tecnologias e a criação de medidas de sensibilização, que respondam diretamente às suas necessidades: Painel nacional integra 40 jovens de quatro escolas; São realizadas, em média, três reuniões presenciais em cada ano letivo; Intervenção dos alunos num espaço online; Representação europeia nos encontros Safer Internet Forum (pai e aluno) e no Summer Camp – Roménia.

9 Integração Curricular
Integração no currículo nacional das temáticas relacionadas com a utilização da tecnologias online - Metas Curriculares referentes à disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação no âmbito do 7.º e 8.º anos de escolaridade. São desenvolvidos vários recursos para apoiar alunos e professores na disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação nomeadamente: Web We Want e o Quiz4you SeguraNet.

10 Tiras BD SeguraNet

11 The Web We Want – um guia para jovens
The Web We Want é uma brochura educativa destinada a jovens entre os 13 e os 16 anos, que apresenta um conjunto de ferramentas que educa os adolescentes a saberem proteger-se quando estão online.  Este recurso, tão necessário a professores, jovens e pais, foi criado com a participação ativa de adolescentes de toda a Europa e aprovado pela Comissão Europeia.

12 Quiz4You SeguraNet O Quiz4You SeguraNet é constituído por 52 cartas com mais de 200 questões sobre segurança digital. Os professores que pretendam receber um Quiz4you deverão preencher um formulário online. e o Quiz4You SeguraNet em formato digital.

13 Guia para os Pais - Educação e os Novos Media

14 Viste algo estranho na Internet?
A necessidade do acompanhamento por parte dos educadores (pais/professores) das crianças

15 Disseminação de Boas Práticas
Disseminação de boas práticas através de artigos de autor que são divulgados na página da rede Insafe. Utilização dos canais online e das redes sociais (Twitter e Facebook, Portal SeguraNet, entre outros da DGE) para a disseminação das práticas das Escolas. Divulgação das ações das escolas favorecendo o efeito de contágio, por via de boas práticas. Colaboração estreita com as Secretarias Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

16 Avaliação do Impacto do SeguraNet
Resultados do estudo Net Children Go Mobile, em Portugal, do projeto de investigação EU Kids Online referem opiniões bastante positivas relativamente às iniciativas SeguraNet. Encontra-se em curso o estudo de avaliação de impacto do projeto SeguraNet, da responsabilidade do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Este estudo de avaliação, que irá compreender os anos 2013 e 2014, abrangerá especificamente os seguintes vetores de ação do projeto SeguraNet: o portal SeguraNet, as intervenções e atividades dos Centros de Competência TIC, a Semana SeguraNet, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label), o Painel de Jovens e os Desafios SeguraNet.

17 MOOC SeguraNet Desenvolvimento da 2.ª edição MOOC (Massive Open Online Course) no âmbito da segurança digital (maio 2015). A 1.ª edição MOOC teve um universo de 518 inscrições, tendo 137(26%) participantes obtido certificado digital. Esta formação contemplava três módulos (Cyberbullying, Redes Sociais e Recursos Educativos Digitais).

18 Dia da Defesa Nacional Iniciativa do Ministério da Defesa Nacional:
cerca de 130 mil jovens, de 18 anos, durante cada ano civil; sessão sobre segurança digital -compreendendo diversas temáticas: proteção de dados, o cyberbullying, o comércio eletrónico, a linha Ajuda, o copyright, os jogos online, o telemóvel, a segurança do computador e a dependência da Internet. todos os participantes do DDN tiveram acesso a um tablet. App sobre segurança digital;

19 Municípios À semelhança do ano letivo passado, a DGE encontra-se a colaborar com cerca de 60 nas comemorações deste Dia. SeguraNet dinamiza sessões de sensibilização nas Escolas, em autarquias e em outras organizações com o apoio dos nove Centros de Competência TIC (CCTIC) da responsabilidade da Direção- Geral da Educação. São enviados materiais de sensibilização.

20 Parcerias/Grupos de trabalho
grupo de trabalho “Ação SeguraNet em contextos socioeconómicos desfavorecidos” com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), Programa Escolhas e Polícia Judiciária. Desta colaboração já foram formados os colaborados do programa Escolha e IAC e sendo a colaboração muito próxima. grupo de trabalho de Educação para os Media. Divulgação do referencial de Educação para os Media, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (homologado em abril de 2014), tem como objetivo propor um quadro de referência para o trabalho pedagógico em torno das questões para os Media na escola. Colaboração constante entre ambos os projetos. O projeto SeguraNet colabora de forma muito próxima com o projeto eTwinning. Todos os encontros regionais, nacionais e europeus abordam as questões relativas à segurança digital.

21 Parcerias/Grupos de trabalho
Colaboração com o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária/DGE. Objetivos centrais: melhorar a qualidade das aprendizagens traduzida no sucesso educativo dos alunos; combater a indisciplina, o abandono escolar precoce e o absentismo; criar condições para a orientação educativa e a transição qualificada da escola para a vida ativa; promover a articulação entre a escola, os parceiros sociais e as instituições de formação presentes no território educativo. Colaboração com a Campanha “Não ao discurso do ódio – Jovens contra o discurso do ódio online”. Campanha coordenada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e tem como principal objetivo o combate ao discurso do ódio e à discriminação na sua expressão online (todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância).

22 Selo de Segurança Digital
O projeto eSafety Label cria o Selo de Segurança Digital para as escolas, visando garantir maior segurança online, e a todos os níveis,  na comunidade educativa. Serviço de apoio e de acreditação a nível europeu.

23 Selo de Segurança Digital
1 ano entre resposta a Formulário de avaliação e novo Plano de Ação Elementos comprovativos Maior nível de conformidade com a proposta do Selo de Segurança digital Plano de Ação Validade do Selo: 18 meses

24 Linha Ajuda A linha Ajuda é coordenada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) no âmbito do Consórcio Internet Segura. Esta Linha tem por base um serviço de atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.

25 Linha Alerta Linha de denúncia de conteúdos ilegais (pornografia infantil, apologia do racismo e apologia da violência).

26 Na Rede https://www.facebook.com/seguranet


Carregar ppt "“A Prevenção do Risco” O projeto SeguraNet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google