A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO"— Transcrição da apresentação:

1 “PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO
FELICIDADE ALCANÇADA” “VOCAÇÃO ACERTADA

2 As inquietações dos jovens
PROJETO DE VIDA Um projeto consiste na definição de um conjunto de objetivos a atingir, bem como na planificação de estratégias e atividades que visem os objetivos propostos. As inquietações dos jovens Vive-se num mundo de tranformações rápidas e radicais. A ciência e a tecnologia melhoraram as condições de vida, no entanto persistem conflitos e dramas sociais e pessoais. Estes provocam desilusão, medo e insegurança:  Instabilidade profissional;  Instabilidade afetiva;  Instabilidade filosófica e religiosa;  Instabilidade moral. Neste processo de aspiração pela liberdade e pela autonomia os jovens vão-se projetando e encontrando, numa atitude criativa e libertadora.

3 Projeto de vida e vocação A descoberta da vocação
 O termo vocação provem do verbo latino vocare “chamar”.Chamamento divino dirigido a cada ser humano, que inicia com a própria vida;  Passa pelos valores e opções que assumimos, incluindo os valores éticos e religiosos, pelo estado de vida que escolhemos (casar, celibatário entregando-se a uma causa e também pela escolha de uma profissão);  A vocação fundamental do ser humano é ser feliz. A descoberta da vocação Para se descobrir a verdadeira vocação é necessário estar atento aos gostos, inclinações, aptidões, inquietações e sonhos pessoais e às necessidades e desafios da sociedade.  A vocação pessoal descobre-se olhando para si e para as necessidades do mundo;  A vocação pessoal é sempre um projeto em construção.

4 Assumir valores éticos fundamentais
Chamamos valores a tudo o que tem importância real na existência humana. OS VALORES SÃO:  Éticos: referem-se às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade: solidariedade, honestidade, verdade, lealdade,bondade, altruísmo…  Estéticos: harmonia, belo, sublime…  Religiosos: sagrado, santidade, perfeição…  Políticos: justiça, igualdade, cidadania, liberdade…  Vitais: saúde, força…

5 A participação na construção da sociedade
Qualidades da personalidade que tornam a pessoa criativa e construtora de uma sociedade autentica:  Inteligência forte  Intuição  Imaginação  Confiança em si  Independência  Decisão  Autocrítica  Entrega

6 PAULO E A DESCOBERTA DE CRISTO
Nome judaico: Saulo; Local e data de nascimento: Tarso, c. 8 d.C; Religião na qual foi educado: Judaísmo; Estudos realizados: Lei de Moisés; Línguas que estudou: aramaico, hebraico, grego e latim;  Profissão: Fabricante de tendas e pregador;  Data, local e motivo da morte: Ano 67, Roma, decapitado por causa da sua fidelidade ao anúncio do Evangelho; Para defender o Judaísmo, Saulo perseguia os seguidores de Cristo, disposto a tudo para os silenciar; No caminho de Damasco teve uma experiência religiosa que mudou radicalmente a sua vida; Cristo manifestou-se a Saulo; incitando-o a mudar de vida;  Após o encontro com Cristo no caminho de Damasco, de perseguidor dos cristãos, Paulo passou a ser o mais brilhante missionário do Evangelho.

7 A FÉ COMO FONTE DE REALIZAÇÃO
 A fé é uma fonte de realização na medida em que a experiência religiosa dá significado definitivo à vida e consistência à esperança;  O crente acolhe o dom de Deus que se faz presente na sua vida;  Desafia o crente a transformar o seu desejo egocêntrico em doação gratuita;  Estimula à construção de uma sociedade mais justa e humana;  Abre a pessoa ao amor de Deus e à sua partilha;  A fé cristã apresenta-se como um caminho de realização pessoal e social e, por isso, de autêntica felicidade;  O projecto de Jesus para toda a humanidade consiste no estabelecimento da comunhão de cada pessoa consigo mesma, com os outros e com Deus;  Estabelecer esta comunhão implica acolher o dom de Deus e ir superando todas as solidões até à reconciliação total que havemos de viver na eternidade.

8 Conheço Barcos… Autor desconhecido
Conheço barcos que ficam no porto Com medo de que as correntes os arrastem violentamente. Conheço barcos que enferrujam no porto Para não arriscarem nunca uma vela ao largo. Conheço barcos que se esquecem de zarpar. Têm medo do mar por estarem a envelhecer, E as vagas nunca os separaram A sua viagem terminou antes de começar. Conheço barcos tão amarrados Que desaprenderam de se olhar. Conheço barcos que ficam a marulhar Para estarem realmente seguros de jamais se deixar.                                                                                                                   Conheço barcos que vão, aos pares, Afrontar o temporal quando o furacão está sobre eles. Conheço barcos que se arranham um pouco Nas rotas oceânicas aonde os levam os seus manejos. Conheço barcos que regressam ao porto, Todos amassados, mas mais dignos e mais fortes. Conheço barcos estranhamente iguais Quando partilharam anos e anos de sol. Conheço barcos que transbordam de amor Quando navegaram até ao seu último dia, Sem nunca recolher suas asas de gigantes Porque têm o coração à medida do oceano. Autor desconhecido


Carregar ppt "“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google