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REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 8: Marketing na Internet e Redes Virtuais.

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1 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 8: Marketing na Internet e Redes Virtuais

2 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 2 Plano de Ensino - Revisão AULA 05: Criatividade e Inovação AULA 06: Lançamento de novos produtos. AULA 07: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade Marketing. AULA 08: Prova AULA 09: Marketing na internet e redes sociais Aula 10: Planejamento estratégico e benchmarking PEA

3 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Ms da Propaganda MISSÃO: Objetivo a ser atingido pela propaganda MOEDA: O valor investido depende de: -Ciclo de vida - Mkt Share -Concorrência -Frequência -Substituibilidade MENSAGEM: -Criação -Seleção -Execução -Responsabilidade social MÍDIA: - Alcance - Impacto MEDIÇÃO: Criar indicadores para medir, p. ex.: - Posicionamento - Vendas ÓTIMO PARA CAIR NA PROVA! REVISÃO

4 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 4 PROPAGANDA REVISÃO

5 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 5 Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda? Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar REVISÃO

6 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 6 Novas mídias: –Lojas-conceito –Envelopagem –Gigantografias –Landmarks –Celulares –Transmedia –Espaços da marca –Advergames –Web 2.0 REVISÃO

7 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 7 PROMOÇÃO REVISÃO

8 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 8 O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Para o CONSUMIDOR –Amostra - Brinde- Prêmios –Cupom - Garantias- Displays Para o LOJISTA –Desconto- bonificação por exposição –Troca de favores Para a EQUIPE DE VENDAS –Concursos para vendedores - bonus extra REVISÃO

9 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 9 Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente. REVISÃO

10 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 10 Trade Marketing é......o marketing nos pontos de vendas. O que faz o Trade Marketing: - Alinha estratégias de Canais / com os Canais - entende e atende às necessidades dos clientes - faz aumentar a demanda no PDV: Fortalecendo a marca Relacionando-se com os clientes REVISÃO

11 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 11 RP (relações públicas) REVISÃO

12 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 12 Relações Públicas são......ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa -Publicidade de um produto -Comunicação corporativa (interna e externa) -Lobby com políticos e autoridades -Aconselhamento aos dirigentes da empresa -PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA REVISÃO

13 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 13 Assessoria de imprensa -Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos -Captação do interesse de um determinado público -Influenciar grupos-alvos específicos -Apoio em situações de crise -Construção da imagem corporativa -Espaço na mídia REVISÃO

14 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 14 FERRAMENTAS de um RP corporativo: -Publicações -Eventos (próprios ou de terceiros) -Notícias: -Criação de pautas -Oportunidades de entrevistas -Apresentações em público -Prestação de serviços de utilidade pública -Identidade com a mídia: -Postura, discurso -Identidade visual REVISÃO

15 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 15 REVISÃO

16 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 16 Responsabilidade Social –Normas legais e sociais –Propaganda enganosa –Código do consumidor –Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia REVISÃO

17 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 17 CONCLUSÃO: –NUNCA SE ESQUEÇAM DA RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL DE MARKETING: Desperdícios Sanidade Verdade Respeito REVISÃO

18 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 18 DÚVIDAS? REVISÃO

19 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 19 Exercício: –Crie uma propaganda para o seu produto do TCC seguindo estes passos: 1. Utilize o planejamento dos 5 Ms 2. Proponha pelo menos DUAS novas mídias EXERCÍCIO

20 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 20 Correção da prova HOJE

21 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto A figura a seguir representa o organograma que Kotler considera como o da empresa de marketing moderna. Nela, Gerente de Marketing e Gerente de Vendas respondem à mesma figura: o Diretor de Marketing e Vendas. Cite e explique uma vantagem e uma desvantagem da organização do Departamento de Marketing neste modelo estrutural. (2,0 ponto) OBS: problema muito frequente nas empresas hoje em dia HOJE

22 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 22 VANTAGENS: maior alinhamento estratégico, orçamento mais equilibrado, menos disputas internas. DESVANTAGENS: demanda maior controle, departamentalização excessiva do Marketing (marketing são todos, inclusive o cliente). HOJE

23 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto A terceirização é uma característica da economia atual, e as empresas que terceirizamprocessos passam a se tornar mais competitivas nos mercados em que atuam. Além da terceirização, outros processos são característicos da nova economia, como: -downsizing- benchmarketing -reengenharia - fusão -parcerias estratégicas - globalização -achatamento de organogramas - empowerment -focalização em top clients- mercados de cauda longa.. Escolha um destes conceitos e: (1)explique o que ele significa, (2)Diga qual sua importância para a empresa que o adota e, (3)de um exemplo, real ou hipotético. (2,0 pontos). (2,0 ponto) HOJE

24 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 24 O QUE ÉIMPORTÂNCIAEXEMPLO Downsizing: diminuição estratégica no tamanho da empresa Redução de custos e foco nos produtos mais rentáveis Kodak (+ de 13 mil postos extintos) Benchmarking: estudo das melhores práticas Velocidade de resposta ao mercado Palmirinha Terceirização: contratar empresas especializadas Aumentar o foco e cortar custos Volkswagen (SG Logística) Parcerias estratégicas: aliança entre duas ou mais empresas Ganhar tecnologia, economia de escala e agregar valor para o cliente Google e DigitalGlobe Globalização: internacionalização dos mercados Acesso a novos mercados, nivelamento mundial de preços e tecnologias Wall Mart (líder em 16 países) Fusão: união de empresasAumento de share, expansão de mercado Sadia e Perdigão HOJE

25 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 25 O QUE ÉIMPORTÂNCIAEXEMPLO Achatamento de organogramas: corte de níveis hierárquicos intermediários Reduz custo e aumenta a proximidade com o cliente. Exige mais esforço gerencial e maior especialização técnicas Santander (Banespa) Foco em top clients: orientação para clientes de maior ticket médio Aumento do ROIItaú Personalité Mercados de Cauda Longa: mercados de nicho suportados pela internet Mercado emergente, pouco explorado e cada vez mais acessível Mercado livre, geeks Empowerment: delegação de autoridade Forma equipes de alto desempenho Hotel Ritz-Carlton Reengenharia: novas formar de executar tarefas atuais Redução de custosSoftwares que gerenciam o estoque dentro da empresa cliente (VMI) HOJE

26 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto A empresa INFOTECH é especializada em serviços de TI. Ela possui 10 filiais localizadas nas cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Cada uma conta com no mínimo cinco técnicos formados em diferentes especialidades, e que oferecem uma ampla gama de serviços aos clientes, de manutenção de máquinas a desenvolvimento de software. Os negócios vão tão bem que os proprietários resolveram abrir 3 novas lojas. Suponha que você tenha sido contratado como Gerente de Marketing para apoiar essa expansão da INFOTECH. Indique duas sugestões para cada um dos 8 compostos mercadológicos que possam contribuir com o crescimento da empresa no mercado. (2,0 pontos). HOJE

27 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 27 PRAÇA: logística, planejamento e instalação em novas regiões, cidades ou países. PREÇO: NÃO ABAIXE PREÇOS! Negocie com fornecedores (Porter), mude para novos mercados (Ansoff), parcele em 200x cobrando juros. Formas de pagamento, modelos de contrato, taxas cobradas. PROMOÇÃO: promoção é comunicação, não é pague 1 e leve 2! Ex.: –mídias ordinárias: tv, folder, outdoor –novas mídias: mulheres de biquini, camisetas, internet, carro, caneca, pizza... PRODUTO: são NOVOS produtos para a clínica. Ex.: exames, próteses, combos, shiatsu, coxinha... HOJE

28 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 28 PESSOASPESSOAS: refere-se aos funcionários. Ex.: recrutamento, treinamento (técnico e atendimento), uniformes, crachás. PROCESSOSPROCESSOS: significa MÉTODO fixo e padronizado para garantir mesmo nível de atendimento (grife da marca). Ex.: como presta suporte, controle de estoques, etc. PROVA FÍSICAPROVA FÍSICA: impressionar os 5 sentidos do cliente. Ex.: arquitetura da loja, folders, site, etc. PRODUTIVIDADEPRODUTIVIDADE: são ÍNDICES. Indicadores de que o negócio vai bem. Ex.: número de clientes atendidos, faturamento, market share HOJE

29 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Considerando os dados da questão anterior, imagine que o Presidente da INFOTECH tenha convocado uma reunião consultiva para decidir sobre a implantação do novo CRM da empresa. Foram convidados para esta reunião, além de você, também o Gerente de Vendas, o Gerente de Operações e o Gerente de RH. Todos concordaram sobre a importância da implantação do CRM. Proponha um plano de pelo menos duas ações que possa ser iniciado imediatamente para o início da implantação. HOJE

30 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 30 AÇÃO 1AÇÃO 2 Descrição da ação Contratar a empresa que fará a implantação Endomarketing para preparar a equipe Responsável Gerente de OperaçõesGerente de MKT Prazo 1 ano2 semanas Local MatrizMatriz e filiais Procedimento Contatar possíveis fornecedores, fazer cotações, comprar Definir meta, solicitar recursos, escolher mensagens, mídias e monitorar (5 Ms) Indicador Cronograma de prazos, CRM instalado No. de colaboradores conscientizados Exemplo de resposta possível: HOJE

31 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 31 AÇÃO 1AÇÃO 2 Descrição da ação Contratar a empresa para implantar Fazer pesquisa de mercado Responsável Prazo Local Procedimento Indicador Fazer um plano-pilotoFazer nova reuniao para decidir (...) Respostas pouca apropriadas: HOJE

32 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Considere o lançamento de um novo produto no mercado, a batata chips de chocolate. Trata-se de um snack doce, feito à base de cacau e batatas, de fabricação 100% nacional e que será distribuído inicialmente nos mercados dos Estados de RS, SC e PR. Desenhe o mapa de conceito deste produto, comparando-o com cinco outros concorrentes que já existam de fato no mercado.(2,0 pontos) HOJE

33 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 33 Serve para: -Identificar nichos; -Avaliar a concorrência -Posicionar seu produto Passos: 1.Definir produtos 2.Definir variáveis 3.Posicionar + calórico- calórico + caro + barato HOJE

34 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 34 DÚVIDAS? HOJE

35 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 35 Plano de Ensino AULA 05: Criatividade e Inovação AULA 06: Lançamento de novos produtos. AULA 07: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade Marketing. AULA 08: Prova AULA 09: Marketing na internet e redes sociais Aula 10: Planejamento estratégico e benchmarking PEA

36 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 36 A internet mudando a indústria HOJE TV: ANTES: assistia TV (tecnologia síncrona) HOJE: acessa tv (assíncrona) MÚSICA: ANTES: comprava cd HOJE: baixa MP3 SHOWS: The Police em 1982: R$ 20 The Police em 2008: R$ 250

37 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 37 A internet mudando a indústria HOJE TELEFONIA: ANTES: telefone celular HOJE: skype LIVROS: ANTES: R$ 50 na loja, R$ 0,02 para o autor HOJE: Kindle, e-book (U$ 6) EDITOR DE TEXTO: ANTES: Microsoft Office (Word) HOJE: Google Docs

38 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 38 A internet mudando a indústria HOJE PRODUTOS estão se transformando em SERVIÇOS Apenas 7% do dinheiro que circula no mundo é de papel-moeda

39 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 39 Formas de pagamento no Brasil HOJE

40 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 40 Tendência: HOJE Pagamento pelo celular milhões de celulares no Brasil - Metade não tem conta em banco LBS Soluções corporativas Serviços de viagens e turismo Games, filmes, conteúdo M-COMMERCE

41 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 41 Vantagens do E-Commerce HOJE Mais barato Menor necessidade de estoques Maior transparência Eliminação de barreiras geográficas e temporais Remoção de intermediários que não agregam valor $ ?

42 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 42 Crescimento do B2C (varejo eletrônico) HOJE No Brasil taxa atual de crescimento = 30%

43 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 43 Publicidade na web HOJE Objetivos de uma campanha: Construção de uma marca (empresa ou produto) Fixação (recall) Aumento da percepção/ presença online (awareness) Aumento da audiência no site Aumento de vendas Comunicação com o mercado

44 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 44 Sites tem que ser funcionais HOJE Cesta de compras Chat Call center Site associado Lista de desejos (casamentos, aniversários, amigo secreto, etc.) Novidades Recomendações para você Cross selling Vale-presente Venda de usados Leilões Busca (palavra-chave) Amostra grátis (livro, música) Filmes explicativos Opinião de clientes Recomendações livres Informações sobre Suas Compras Alertas e informativos por

45 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 45 Indicadores HOJE Pageviews (no. visitas) Impressões Taxa de cliques (CTR, cliques/impressões) Páginas por visita Taxa de rejeição Tempo médio no site % de novas visitas

46 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 46 Modelos de pagamento HOJE Patrocínio Custo por mil impressões (CPM) Custo por clique (CPC) Custo por transação (CPT)

47 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 47 Web 2.0 e as Redes sociais HOJE Caso Finamac ANTES (1989 a 2007): -Alta sazonalidade -Publicidade em eventos (+ R$ 20 mil) -Exportações: 5% DEPOIS: - R$ 1 a 10 mil/ mês no Google Adwords (desemprego) -exportação: 20%

48 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 48 Web 2.0 e as Redes sociais HOJE Caso Urban Store ANTES : -Faturamento R$ 130 mil/ ano até Site tradicional DEPOIS (2007): -Propaganda paga no Google (skate, cultura urbana) -Comunidades no Orkut - R$ 1,5 mi em 2009

49 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 49 Web 2.0 e as Redes sociais HOJE

50 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 50 Web 2.0 e as Redes sociais HOJE

51 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 51 Ferramentas Web 2.0 HOJE 1. Skype Para que serve: Telefone de graça ou a baixo custo Vantagens: Mais de 90% de economia em alguns casos Outros provedores de VoIP: UOL, Terra, MSN

52 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 52 Ferramentas Web 2.0 HOJE 2. Blog Blogger, WordPress, Blogspot Para que serve: Diálogo com clientes e funcionários Vantagens: Visibilidade Boca a boca virtual Pode substituir o site Cria comunidades Gratuito

53 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 53 Ferramentas Web 2.0 HOJE 3. Sites de relacionamento Orkut, Facebook, Myspace, Flickr, LinkedIn... Para que serve: Interagir com clientes e funcionários Pesquisa de mercado Vantagens: Compartilhamento de informações Encontrar clientes de forma receptiva Gratuito

54 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 54 Ferramentas Web 2.0 HOJE 4. Sites de vendas e leilões e-Bay, Mercado Livre, Etsy Para que serve: Vender direto ao consumidor Eliminar intermediários Vantagens: Prateleira virtual de produtos Acesso ao mercado fora das capitais Maior que qualquer PDV físico

55 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 55 Ferramentas Web 2.0 HOJE 5. Google AdWords e Google Analytics Para que serve: Anunciar e medir Vantagens: Enorme visibilidade Análise de mercado Produz relatórios detalhados

56 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 56 Ferramentas Web 2.0 HOJE 6. Twitter Para que serve: Divulgar ações na web Vantagens: Simples, rápido e fácil Rápida expansão Acesso pelo celular Gratuito

57 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 57 Ferramentas Web 2.0 HOJE 7. YouTube Para que serve: Demonstrar seus produtos Tangibilizar seus serviços Vantagens: Grande visibilidade Criação de virais Divulgação Gratuito

58 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 58 HOJE

59 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 59 HOJE Percentual das 100 maiores empresas do mundo quanto à utilização de mídias sociais

60 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 60 HOJE Percentual das 100 maiores empresas do mundo quanto à utilização do Twitter por segmento de mercado

61 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 61 HOJE Para que as empresas usam o Twitter

62 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 62 HOJE Taxa de crescimento no número de seguidores

63 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 63 Percentual das 100 maiores empresas do mundo quanto à utilização de blogs

64 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 64

65 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 65

66 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 66 DÚVIDAS? HOJE


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