A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em"— Transcrição da apresentação:

1 VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em 15- 10- 1919
Dr .fontenelle abordou a educação sanitária e a necessidade de formação de enfermeiras visitadoras.o propósito foi de criar educação e saúde e ações preventivas para a população. Em 1920 foi criada a escola de enfermagem da cruz vermelha com um curso de visitadoras sanitárias .

2 Visita domiciliar para tuberculose
Foi criado pela saúde pública com o Departamento Nacional de saúde pública, 1921. 1922 criada a escola Anna Nery considerada modelo no Brasil Formação de enfermeiras no ambiente hospitalar mas enfatizando ações de saúde pública no setor de profilaxia de tuberculose.

3 Departamento nacional de saúde publica
Contratou as primeiras enfermeiras para profilaxia da tuberculose, saúde da criança e atenção a visita domiciliar. 1926 em são Paulo criou o curso de Educadoras sanitárias ligados a faculdade de higiene e saúde pública / USP . A função do grupo era assistência domiciliar a saúde das pessoas residentes na área programática do posto de saúde Geraldo de p .Souza da área de são Paulo, eram visitadas as gestantes, crianças e doenças transmissíveis.

4 Houve grande redução de doenças com a visita domiciliar
Reduziu mortalidade infantil doenças parasitárias, respiratórias e redução de prematuridade , morte de gestantes e redução de abortos. Em 1942 fundação SESP promover o saneamento de áreas afetadas por febre amarela, malária, filaríose , na Amazônia para facilitar a extração da matéria prima para atender a guerra.

5 EM 1947 serviço especial de saúde Araraquara - SESA
Prestar assistência a população através de assistência enfermagem domiciliaria com roteiro de prioridades, roteiro para visita, e as prioridades eram as doenças transmissíveis que deveriam ser visitados separadamente ou em ultimo lugar.

6 VISITA DOMICILIAR TEORIA
É uma atividade simultaneamente educativa e assistencial que permite uma interação mais efetiva da equipe de saúde e da enfermagem em particular, com o indivíduo, a família, a comunidade na medida que possibilita o convívio desta com a realidade vivenciada pelo cliente/ família permitindo uma continuidade da assistência desenvolvida na unidade básica de saúde.

7 A visita domiciliar é um instrumento de trabalho para enfermagem
Principalmente no ÂMBITO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. Aspectos relacionamento afetivo social, Aspectos físicos, que são fatores que influenciam diretamente no processo saúde doença individual, familiar e coletivo. Este serviço serve para o cadastramento das famílias características sociais,( vida e trabalho)Epidemiológicas -saúde e vulnerabilidade de agravos.

8 Visita domiciliar Sobretudo efetiva interação equipe de saúde e família no sentido da ação educativa auxiliar a família a cuidar de sí mesma, tornando- a independente.(TAKANAHASHI;OLIVEIRA,2001A COMUNICAÇÃO É DECISIVA NO PROCESSO DE CUIDADO.A INTERAÇÃO ACONTECE SE A TROCA DE IDÉIAS E A EFETIVIDADE DO INTERCÂMBIO FLUIR DA PERCEPÇÃO QUE CADA UM TEM DO OUTRO.

9 Objetivos da visita domiciliar
Conforme Nogueira e Fonseca (1977). de um modo geral os princípios objetivos da visita domiciliar , como método de trabalho da enfermagem são; Prestar cuidados de enfermagem no domicílio quando for conveniente para o paciente família e serviço de saúde, considerando aspecto social psicológico, e de organização de serviço.

10 Objetivos da visita Domiciliar
Orientar um ou mais membros da família para a prestação dos cuidados no domicílio. Supervisionar os cuidados delegados à família Orientar a família sobre os diferentes questões relativas á SAÚDE quando o ambiente do serviço não for mais indicado. Coletar informações sobre as condições sócio sanitárias da família por meio de entrevista e observação.

11 Vantagens da visita Observação e reconhecimento do indivíduo e família no seu verdadeiro contexto, suas condições de vida e relações afetivo-sociais. Adaptação do planejamento da assistência de enfermagem de acordo com a realidade e recursos que a família dispõe. Melhor relacionamento profissional com a familia, método menos formal e sigiloso nas atividades desenvolvidas. Maior liberdade para o cliente família expor problemas tempo dedicado é maior e mais confortável.


Carregar ppt "VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google