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Parte 2. Operações Topológicas
Processamento Digital de Imagens Parte 2. Operações Topológicas Bruno Barufaldi
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Conteúdo (parte 2) Dissolve Cruzado Warping Detecção de Movimento
Redução de Ruído Zoom Reconstrução de Imagens Rebatimento (flip) Rotação Warping Morphing
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h(i,j) = (1-t) f(i,j) + t g(i,j)
Dissolve Cruzado O dissolve cruzado uniforme de duas imagens f e g é uma nova imagem h dada por: h(i,j) = (1-t) f(i,j) + t g(i,j)
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h(i,j) = (1-t) f(i,j) + t g(i,j)
Dissolve Cruzado h(i,j) = (1-t) f(i,j) + t g(i,j) A B C Imagem resultante com t = 0,3 A Imagem resultante com t = 0,5 B Imagem resultante com t = 0,7 C
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h2(i,j) = [1 – t(i,j)] f(i,j) + t(i,j) g(i,j)
Dissolve Cruzado O dissolve cruzado não uniforme, t é uma matriz com mesmas dimensões de f e g h2(i,j) = [1 – t(i,j)] f(i,j) + t(i,j) g(i,j) A B C Dissolve diagonal Dissolve vertical Dissolve horizontal (A) t(i,j) = (i+j)/(R+C-2) (B) t(i,j) = j/(C-1) (C) t(i,j) = i/(R-1)
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Detecção de Movimento Videos (frames/seg) Subtração de Imagens f1 f2 g
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Detecção de Movimento
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Redução de Ruído por Média das Imagens
Imagens estacionárias f(i, j) imagem sem ruído nk(i, j) ruído de média m gk(i,j) = f(i,j) + nk(i,j) Multiplas imagens estacionárias com ruido aleatorio
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Redução de Ruído por Média das Imagens
Para M grande: Multiplas imagens estacionárias com ruido aleatorio A medida que M aumenta, nM (i, j) se aproxima de n em todos os pontos da imagem, de forma que o ruído, neste exemplo caracterizado como uma alteração aleatória da intensidade de cada pixel, é substituído por um acréscimo quase constante na intensidade dos pixels. Fazendo-se uma média de muitas imagens obtém-se uma imagem praticamente limpa (sem ruídos), que talvez necessite apenas de uma simples redução no brilho.
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Zoom in Por replicação de pixels Original Ampliação por fator 3 10 20 30 10 10 10 20 30 10 10 20 20 30 30
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Zoom in 10 10 10 10 23 27 33 37 10 20 30 Por interpolação bilinear 10
Original Ampliação por fator 3 10 20 30 10 20 30 10 10 10 10 Interpolação nas linhas Passos de níveis de cinza: 10 a 10: 0 20 a 30: (30-20)/3 = 3,3 23 27 33 37
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Zoom in Por interpolação bilinear Original Ampliação por fator 3 10 20 30 10 20 23 27 30 33 37 13 14 16 17 18 19 17 19 21 23 25 28 Interpolação nas colunas Passos de níveis de cinza: 10 a 20: (20-10)/3 = 3,3 10 a 23: (23-10)/3 = 4,3 10 a 27: (27-10)/3 = 5,7 ... 23 27 33 37 41 46 27 32 38 43 48 55
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Zoom in Exemplo: ampliação fator 10 Original Replicação Interpolação
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Zoom out Por eliminação de pixels Média Original Redução por fator 3 10 13 14 16 17 18 19 21 23 25 28 20 27 30 33 37 41 46 32 38 43 48 55 14 18 28 41 ( ) / 9 ( ) / 9 ( ) / 9 ( ) / 9
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Reconstrução de Imagens
Quando queremos ampliar a imagem (zoom in) por um fator não inteiro? Ex.: F = 3,75 Reconstruir a imagem
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Reconstrução de Imagens
Dados f(i,j), f(i,j+1), f(i+1,j), f(i+1,j+1) Reconstrução: Encontrar f(x,y), x em [i, i+1] y em [j, j+1]
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Reconstrução de Imagens
Interpolação bilinear f(i, y) = f(i, j)+(y–j)[f(i, j+1)-f(i, j)] f(i+1,y)=f(i+1,j)+(y–j)[f(i+1,j+1)-f(i+1, j)] f(x, y) = f(i, y) + (x – i) [f(i+1, y) - f(i, y)]
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Reconstrução de imagens
(10,15.2) Ex: f(10.5, 15.2)=? f(10, 15) = 10 f(10, 16) = 20 f(11,15) = 30 f(11, 16) = 30 (11,15.2) f(10, 15.2)=f(10,15)+( )*[f(10,16)-f(10,15) = *[20 – 10] = 12 f(11, 15.2)=f(11,15)+( )*[f(11,16)-f(11,15) = *[30 – 30] = 30 f(10.5, 15.2)=12+( )*[30-12] = 21
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Reconstrução de imagens
(10,15.2) Ex: f(10.5, 15.2)=? f(10, 15) = 20 f(10, 16) = 15 f(11,15) = 13 f(11, 16) = 20 (11,15.2) f(10, 15.2)=f(10,15)+( )*[f(10,16)-f(10,15)] = *[15 – 20] = 19 f(11, 15.2)=f(11,15)+( )*[f(11,16)-f(11,15)] = *[20 – 13] = 14 f(10.5, 15.2)=19+( )*[14-19] = 17
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Zoom com Reconstrução de Imagem
Ex: Ampliação por fator 2.3 Passo para as coordenadas: 1/2.3 = 0.43 x = 0, 0.43, 0. 87, 1.30, 1.74, 2.17, 2.61, y = 0, 0.43, 0. 87, 1.30, 1.74, 2.17, 2.61, g(0,0) = f(0,0); g(0,1) = f(0, 0.43); g(0,2) = f(0, 0.87); g(0,3) = f(0, 1.30);... Ex: Redução por fator 2.3 x = 0, 2.3, 4.6, 6.9, 9.2, 11.5, y = 0, 2.3, 4.6, 6.9, 9.2, 11.5, g(0,0) = f(0,0); g(0,1) = f(0, 2.3); g(0,2) = f(0, 4.6); g(0,3) = f(0,6.9);...
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Rotação Rotação de um ângulo β em torno de um ponto C(ic, jc)
Para cada ponto X(i, j) da imagem original, calculam-se as coordenadas do ponto X’(i’, j’) correspondente. X’(i’, j’) X(i, j) X(i, j) θ β α C(ic, jc) C(ic, jc)
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Rotação X’(i’, j’) X(i, j) j - jc θ j - jc β α α C(ic, jc) i - ic
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Rotação X’(i’, j’) X(i, j) j’ - jc j’ - jc θ θ β α C(ic, jc) i’ - ic
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Rotação Desenvolvendo as equações: onde logo
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Rotação Rotação de um ângulo β em torno de um ponto C(ic, jc)
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Rotação Exemplos Imagem Original
Rotação com decrescimento quadrático e multiplicação senoidal, e um centro de rotação Rotação com crescimento quadrático e um centro de rotação Rotação com crescimento linear e um centro de rotação Rotação com decrescimento linear, um centro de rotação Rotação constante com ângulo de 45 graus
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Rebatimento Rebatimento horizontal Rebatimento vertical
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Rebatimento horizontal
Imagem original Rebatimento vertical Rebatimento horizontal
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Rebatimento Rebatimento diagonal principal
Rebatimento diagonal secundária
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Rebatimento Imagem original Rebatimento pela diagonal principal
Rebatimento pela diagonal secundaria
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Warping = Deformação Transformação geométrica genérica que modifica a relação espacial dos pontos da imagem Várias técnicas de warping são definidas na literatura Mesh warping, Field Morphing, Multilevel free-form deformation, etc. Morphing Metamorfose gradual entre 2 ou mais imagens envolvendo a deformação (warping)
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Aplicação Prática #fail
Vídeo 1991 Aplicação Prática Aplicação Prática #fail
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Warping baseado em campos
Determinar características relevantes na imagem (nariz, boca, contorno da face, etc.) Definir vetores referência e vetores alvos
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Warping baseado em campos
Parâmetros “u” e “v” estabelecem as relações que devem ser preservadas v: distância do ponto X ao ponto que corta (Q-P) através de uma linha perpendicular ao vetor u: distancia medida pelo ponto P até a linha que passa perpendicular a X. Quanto maior a distância de X, menos influente será o ponto ao segmento
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Warping baseado em campos
Representa um vetor perpendicular a V de mesmo módulo que este
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Warping baseado em campos
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Warping baseado em campos
Quando há mais de um par de vetores referência-alvo, cada ponto da imagem sofrerá a influência de todos os pares de vetores. Neste caso, será em geral encontrado um ponto diferente para cada par de vetores referência-alvo. A combinação dos vetores referencia e alvo é efetuada por uma média ponderada produzindo o ponto X’
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Warping baseado em campos
peso: quando mais de um vetor é definido, um pixel pode ser influenciado por ambos os segmentos. O segmento de maior peso, influenciará mais o valor de X’ tamanho: módulo do vetor p: importancia do comprimento do vetor (Se p = 0, comprimento ignorado) b: concentração de força da característica a: aderência ao vetor (para valores próximos a 0, os pontos mais próximos ao vetor serão mapeados exatamente como o vetor determina) Experimentos com os parâmetros mostram que bons resultados, em termos de qualidade visual e tempo de processamento, são obtidos com a = 0 ou a = 1, b = 2 e p = 0 ou p = 1.
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Morphing Interpolação de formas e cores entre duas imagens distintas (f0 e fN-1) Encontrar imagens f1, f2, ..., fN-2: transição gradual de f0 a fN‑1 Efeitos especiais na publicidade e na indústria cinematográfica; realidade virtual; compressão de vídeo; etc. Warping + dissolve cruzado
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Morphing São marcados v vetores de referência (características relevantes) em f0 e v vetores de referência em fN-1 ai, i = 1, 2,..., v (f0) e bi, i = 1, 2,..., v (fN-1) Para cada imagem interpolada e para cada par de vetores ai – bi , um novo vetor alvo ci é criado. Se temos k imagens interpoladas, teremos cki vetores alvo
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Morphing
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Morphing
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Morphing Imagem Inicial Imagem final ai, i = 1, 2,..., v (f0)
bi, i = 1, 2,..., v (fN-1)
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Morphing
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