A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História de uma construção coletiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História de uma construção coletiva"— Transcrição da apresentação:

1 História de uma construção coletiva
Internet História de uma construção coletiva

2 Internet: base da sociedade em rede
Redes: forma antiga de organização social Dificuldade de se articular em tarefas de grande complexidade Circunscritas à vida privada Tecnologias de informação e comunicação de base informática permitem a gestão da complexidade Desenvolvimento de uma nova forma de organização da atividade humana

3 Comunicação como base da nova economia
Todos são transmissores em potencial, todos são receptores em potencial Comunicação de muitos para muitos em escala global Nova economia não é sinônimo de empresas pontocom 2001: 400 milhões de usuários 2005: 1 bilhão de usuários 2008: 1 bilhão e 463 mil usuários 2010: 2 bilhões?

4

5

6 Tecnologia maleável A internet foi desenhada premeditadamente como uma tecnologia de comunicação livre, por uma série de razões históricas e culturais. Castells, 2004

7 Início militar Guerra fria: Sputnik x Arpa Arpanet – Setembro de 1969
Objetivo: estimular o campo da informática interativa Backbone (espinha dorsal ou rodovia)‏ Packet Switching (divisão da informação em “pacotes” para transmissão separada aproveitando a capacidade da rede)‏

8 Primeiros desenvolvimentos
1969: Arpanet é fundada sob direção de Joseph Licklider 1971: Primeira demonstração da Arpanet em Washington D.C. 1973: Cerf e Kahn desenham a arquitetura básica da rede de redes

9 Arpanet em 1971

10 A evolução da internet 1973: Criação da primeira Ethernet
1975: Primeiro computador pessoal, o Altair (Microsoft)‏ 1976: Segundo computador pessoal, Apple I (Apple)‏ 1978: Fusão do TCP com o IP (internet protocol)‏ 1983: Separação da rede militar (Milnet) e criação da Arpanet/Internet

11 Evolução da internet 1983: A Time elege o computador o Homem do Ano e a Apple lança um computador com tecnologia de mouse e menus 1985: Estabelecido o Domain Name System. A Microsoft lança o Windows 1985: Fapesp se conecta à internet 1990: Gestão da internet passa para a NSF (National Science Foundation)‏

12 A evolução da internet 1990: Tim Berners-Lee começa a desenvolver a World Wide Web 1990: Brasil cria a RNP (Rede Nacional de Pesquisas)‏ 1992: Criada a Internet Society, que administra a rede internacionalmente 1994: Criado o Netscape Navigator, programa para navegação na internet

13 A proposta de Berners-Lee e o primeiro desenho da World Wide Web

14 Evolução da internet 1995: A Sun Microsystems introduz a linguagem Java e a Microsoft lança o Internet Explorer 1995: Brasil tem 20 Estados conectados à Rede Nacional de Pesquisas e cria o Comitê Gestor Internet

15 A internet e o jornalismo
1969: videotexto 1969: Infobank do NY Times 1970: Associated Press transmite notícias através do computador. Um terminal em Columbia transmite, em 08/11, informação para um terminal em Atlanta 1971: Computadores nas redações de jornais

16 A internet e o jornalismo
1972: 1972: Jornalistas do Philadelphia Inquirer criam banco de dados 1973: A United Press International instala computadores em todos os cem escritórios dos Estados Unidos 1975: TVs a cabo transmitem Reuters por videotexto 1982: Várias empresas testam sistemas de videotexto, inclusive no Brasil

17 A internet e o jornalismo
1984: 15 jornais oferecem textos completos em bancos de dados 1985: 50 jornais oferecem textos completos em bancos de dados 1987: Middlesex News lança um site de mídia 1990: Albuquerque Tribune lança seu site

18 A internet e o jornalismo
1992: 150 jornais oferecem bancos de dados 1994: Embratel cria a internet comercial no Brasil 1995: Explosão de sites noticiosos

19 A internet e o jornalismo
1995: Internet explorer, Windows 95, MSN Wall Street Journal e Washington Post chegam à internet Jornal do Brasil é o primeiro brasileiro a chegar à internet

20 Jornalismo on-line 1997: 2 mil e 600 sites de jornais
1998: Governo americano processa a Microsoft por monopólio 1998: Drudge Report fura todo mundo e publica o relatório Monica Lewinski 1998: O New York Times é atacado por hackers e fica 9 horas fora do ar (caso Kevin Mitnick)‏

21 O futuro da internet 1998: Nasce o google 1999: 3250 jornais on- line
1999: Nasce a Indymedia 2000: Jornalismo on- line cresce no Brasil, com a criação de redações específicas para a produção na web 2001: 500 milhões de computadores pessoais 2001: 400 milhões de internautas 2001: Globonews.com 2002: Blogs e fotologs 2003: Mozilla Firefox, Skype

22 O futuro da internet 2004: Orkut Buyokkokten 2005: Podcast, Youtube
2006: Internet é a mídia mais consumida no mundo, batendo rádio, tevê e jornal

23 Gerações do jornalismo online
Primeira geração: tradução de conteúdos das mídias tradicionais Gráfico de Bruno Ávila

24 Gerações do jornalismo online
Segunda geração: conteúdo novo com formas tradicionais. Surgem os “últimas notícias”

25 Gerações do jornalismo Online
Terceira geração: webjornalismo, com as seis características (interatividade, personalização, multimidialidade, hipertextualidade, instantaneidade, memória)‏

26 Gerações do jornalismo online
Quarta geração (?)‏

27 As previsões de antigamente
“No futuro, os computadores podem pesar menos de 1,5 tonelada” (Revista Popular Mechanics, em 1949)‏ “Acredito que o mercado mundial pode demandar cerca de cinco computadores” (Thomas Watson, Presidente da IBM, 1943)‏ “Não há nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa” (Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corporation, 1977)‏

28 As tendências do futuro
Segundo Matthew Buckland (empreendedor da web, gerente geral da 24.com) : Conectividade barata, rápida e sempre ligada; computadores mais leves, precisarão de conexão à rede para trabalhar; aplicativos baseados na internet Todos os aparelhos digitais estarão conectados Crescimento da internet móvel, celulares serão a plataforma dominante para acesso à rede (navegação, pagamentos e, quem sabe, eleições pelo celular)‏ Empreendendorismo individual: fontes abertas com acesso sem precedentes à códigos e aplicativos

29 As tendências do futuro
Segundo Matthew Buckland (empreendedor da web, gerente geral da 24.com): Fim da privacidade na web: dados de todos estarão disponíveis e estará tudo bem porque todo mundo estará no mesmo barco Crescimento do mundo virtual: mundos virtuais como o SL podem se tornar alternativa ao ambiente da web

30 As tendências do futuro
Segundo Matthew Buckland (empreendedor da web, gerente geral da 24.com): Excesso de informações: o próximo grande desafio é administrar a quantidade de informação na rede. As pessoas irão reclamar de “fadiga digital” e “ruído digital”. O foco passará a ser o desenvolvimento de filtros e agregadores para a informação. Médicos irão receitar regularmente “switch-off holidays” Crescimento de movimentos anti-digitais proclamando a “volta ao básico”

31 As tendências do futuro
Segundo Matthew Buckland (empreendedor da web, gerente geral da 24.com): Declínio do Estado-Nação? Governos passarão a ter cada vez menos influência e controle; A indústria musical resistiu ao compartilhamento e ao Napster, mas agora regimes poderão cair através da internet e alguns países retornarão a tempos sombrios;

32 As tendências do futuro
Segundo Matthew Buckland (empreendedor da web, gerente geral da 24.com): Na mídia, a distribuição e a produção devem mudar radicalmente; Tudo passará a ser publicado na web: rádio, tevê e jornal A mídia estará em várias plataformas digitais; O ambiente midiático se tornará fragmentado, com novos competidores no mercado, como companhias de celular, que passarão a produzir conteúdo além de distribuí-lo. O papel da mídia muda: passa de produtora de informação para agregadora, filtradora, facilitadora.

33 As tendências do futuro
Segundo Matthew Buckland (empreendedor da web, gerente geral da 24.com): É o fim da impressão? Livros, jornais e revistas…Serão lidos em tábuas digitais flexíveis, websites e jornais online se tornarão a mesma coisa. Os jornais continuarão sendo impressos, mas menores e voltados para públicos específicos, se tornando caros itens de luxo, vendidos como uma experiência de tempos atrás

34 Para saber mais: Castells, Manuel. A galáxia da internet. Jorge Zahar Editores, 2004. net/ Moherdaui, Luciana. Guia de Estilo Web – Produção e edição de notícias online. Senac São Paulo


Carregar ppt "História de uma construção coletiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google