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Universidade Federal de Juiz de Fora – Economia e Gestão da Saúde Mariane Chaves Oliveira Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Juiz de Fora – Economia e Gestão da Saúde Mariane Chaves Oliveira Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Juiz de Fora – Economia e Gestão da Saúde Mariane Chaves Oliveira Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Tel: 4009-5172

2 Universidade Federal de Juiz de Fora – O MERCADO SAÚDE

3 Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA - D Quantidade de um bem/serviço que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. DESEJO ORÇAMENTO (RO) PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS UTILIDADE = SATISFAÇÃO/BEM ESTAR

4 Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO P ↑ Qd ↓ P ↓ Qd ↑ Correlação negativa entre preço e quantidade RENDA Y ↑ Qd ↑ Y ↓ Qd ↓ Correlação positiva entre renda e quantidade PREFERÊNCIAS / CONHECIMENTO

5 Universidade Federal de Juiz de Fora – OFERTA – S ou O Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. - P ↑ Qo ↑ P ↓ Qo ↓

6 Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO

7 Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA Equilíbrio – forças de mercado “mãos invisíveis”

8 Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

9 Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita – características: - Racionalidade - consumo planejado; - Transparência – S e D; - Numerosos ofertantes, sem poder de mercado; - Produtos homogêneos; - Não há barreiras à entrada e saída. características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

10 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercados que se aproximam da Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

11 Universidade Federal de Juiz de Fora – DETERMINANTES DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE PREÇO? RENDA? PREFERÊNCIAS?

12 Universidade Federal de Juiz de Fora – NECESSIDADE

13 Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA – serviços de saúde INELÁSTICA

14 Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde (NECESSIDADE) FALHAS DE MERCADO Intervenção governamental

15 Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Necessidade, imprevisibilidade, incerteza A resposta de um mercado saúde não regulado pelo Estado é o desenvolvimento de seguros privados. Perverso para quem não pode pagar. Regulação: saúde pública – SUS - direito.

16 Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Assimetria de informações – relação agente S - poder de mercado S controla D

17 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO RISCO MORAL (oportunismo) - S e D

18 Universidade Federal de Juiz de Fora – S → D ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Remuneração médicos: - ato/procedimento; - jornada de trabalho; 1/3 - diagnóstico. Regulação: tabela SUS – diagnóstico. Realidade: fratura no indicador. Diagnóstico: multifratura - $. Acrescentam desnutrição.

19 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Cesariana S → D Cesariana - $$$ Regulaçao: $ cesariana = $ parto normal Comodidade.

20 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO

21 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO

22 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Concentração em grandes centros, desinteresse por zonas remotas e periferias. Regulação: programa Mais Médicos.

23 Universidade Federal de Juiz de Fora –

24

25 ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral DEMANDA Seguro saúde público ou privado: - superutilização dos serviços de saúde (ex: consultas desnecessárias). - pouca preocupação com promoção da saúde e prevenção de doenças. “O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo”

26 Universidade Federal de Juiz de Fora – Q*: qtde demandada se os indivíduos tivesse que pagar; Qo: qtde demandada na presença de seguro saúde.

27 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Barreiras à entrada no mercado

28 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – positivas Regulação: incentivos, subsídios.

29 Universidade Federal de Juiz de Fora –

30 ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – negativas Regulação: fiscalização, multas e taxações.

31 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde NECESSIDADE e DEMANDA

32 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA Demanda: quantidade de bens e/ou serviços que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. Autonomia. Necessidade: quantidade de serviços médicos que a opinião médica acredita deva ser consumida, em um determinado período de tempo, para que as pessoas possam permanecer ou ficar tão saudáveis quanto seja possível - segundo o conhecimento médico. S → D

33 Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA

34 Universidade Federal de Juiz de Fora – “CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE RESUMO Concorrência Perfeita Mercado Saúde - Racionalidade, planejamento; - Incerteza, imprevisibilidade; - Inexistência de Externalidades; - Presença da Externalidades; - Transparência; X - Assimetria de informações; - Não há poder de mercado – S. - S induz D, risco moral; - Livre entrada e saída. - Barreiras à entrada. * forças de mercado * intervenção governamental

35 Referências PIOLA, Sérgio Francisco, VIANNA, Solon Magalhães (orgs.) Economia da Saúde: conceitos e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, 1995. CASTRO, Janice Dornelles de. Regulação em saúde: análise de conceitos fundamentais. Sociologias, jan./jun. 2002. Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF


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