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Sessão 2 Fundamentos Técnicos –Aspectos Técnicos da Análise Custo-Benefício Enquadramento Teórico –Análise Económica –Aspectos Empíricos.

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1 Sessão 2 Fundamentos Técnicos –Aspectos Técnicos da Análise Custo-Benefício Enquadramento Teórico –Análise Económica –Aspectos Empíricos

2 ASPECTOS TÉCNICOS Quando existe um mercado para o bem ou serviço em análise, podemos quantificar valores para consumidor e para produtor. –PREÇO EXPLÍCITO Quando não existe um mercado (diz-se bens e serviços não mercantis) temos um problema: –PREÇO IMPLÍCITO

3 ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de valorização não mercantil: –Na Produção –No Consumo Exemplo: No contexto da política ambiental.

4 ASPECTOS TÉCNICOS Produção VAL = PV (B) – PV (C) – CA Onde CA são os custos ambientais do projecto. Como estimar? -Método do uso económico -Método do custo de oportunidade -Método dos custos de prevenção

5 ASPECTOS TÉCNICOS -Método do uso económico Estima a contribuição para o crescimento económico dos recursos ambientais sacrificados pelo projecto. Vantagens – uso em turismo ou pescas Desvantagens – não pode ser usado com recursos de uso limitado ou diminuto

6 ASPECTOS TÉCNICOS -Método do custo de oportunidade Estima o custo de oportunidade de alterar o projecto de forma a não sacrificar os recursos ambientais. Vantagens – uso quando não é possível ter uma referência directa aos custos ambientais. Desvantagens – método muito indirecto

7 ASPECTOS TÉCNICOS -Método dos custos de prevenção Estima os custos de (i) evitar perdas ambientais; (ii) restaurar ou repor a qualidade ambiental; (iii) realojar ou reafectar o contexto ambiental. Vantagens – uso quando deterioração do ambienta é possível de prevenção. Desvantagens – pode exigir cálculo de preços implícitos.

8 ASPECTOS TÉCNICOS Consumo –Procuramos medir a willingness to pay dos consumidores; –Podemos ter de medir a willingness to avoid em situações de externalidades negativas. –Métodos: Métodos de Preferência Revelada Métodos de Preferência Declarada

9 ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Revelada –Usa informação sobre comportamento dos consumidores em mercados próximos. –Método TCM (Travel Cost Method) Estimar o tempo que os agentes económicos investem na actividade não mercantil ou em transporte de e para essa actividade –Método Hedónico de Cálculo de Preços Através de variações observadas estima-se a função procura.

10 ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Declarada –Usa informação declarada em estudos de mercado. –Método CVM (Contingent Valuation Model) Questiona-se os consumidores sobre a decisão de consumo em diferentes contingências. Problema: escolhas hipotéticas sobre despesas de consumo geram um enviezamento. –Método DCM (Discrete Choice Model) Questiona-se os consumidores sobre cenários hipotéticos. Pode ser utilizado um sistema de ranking e não de cálculo de valor.

11 ANÁLISE ECONÓMICA O que é a Análise Económica? Eficiência Económica Racionalidade Individual Individualismo Metodológico Análise Dedutiva Análise Empírica

12 ANÁLISE ECONÓMICA EFICIÊNCIA: –Quem ganha ganha mais do que quem perde... –Quem perde perde menos do que quem ganha... –No seu conjunto, o bem estar social aumentou. EQUIDADE: –Quem ganha compensa quem perde... –Quem perde é compensado por quem ganha...

13 ANÁLISE ECONÓMICA Racionalidade: comparar benefício e custo ao nível individual Eficiência –Critério de Pareto –Critério de Kaldor-Hicks –Critério de Posner Eficácia

14 ANÁLISE ECONÓMICA Conceitos Importantes: –Falhas de Mercado Externalidades Bens Públicos Informação Assimétrica –Risco Moral –Selecção Adversa –Sinalização –Falhas de Governo Custos de transação Oportunismo

15 ASPECTOS EMPÍRICOS Diferença entre Estatística e Econometria –Correlação espúria –Técnicas de estimação Objectivos –Explicar –Previsão –Simular Utilização dos Dados –Quantidade –Qualidade


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