Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYago Carreiro Alterado mais de 10 anos atrás
1
Sessão 2 Fundamentos Técnicos Enquadramento Teórico
Aspectos Técnicos da Análise Custo-Benefício Enquadramento Teórico Análise Económica Aspectos Empíricos
2
ASPECTOS TÉCNICOS Quando existe um mercado para o bem ou serviço em análise, podemos quantificar valores para consumidor e para produtor. PREÇO EXPLÍCITO Quando não existe um mercado (diz-se bens e serviços não mercantis) temos um problema: PREÇO IMPLÍCITO
3
ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de valorização não mercantil: Na Produção
No Consumo Exemplo: No contexto da política ambiental.
4
ASPECTOS TÉCNICOS Produção VAL = PV (B) – PV (C) – CA
Onde CA são os custos ambientais do projecto. Como estimar? Método do uso económico Método do custo de oportunidade Método dos custos de prevenção
5
ASPECTOS TÉCNICOS Método do uso económico
Estima a contribuição para o crescimento económico dos recursos ambientais sacrificados pelo projecto. Vantagens – uso em turismo ou pescas Desvantagens – não pode ser usado com recursos de uso limitado ou diminuto
6
ASPECTOS TÉCNICOS Método do custo de oportunidade
Estima o custo de oportunidade de alterar o projecto de forma a não sacrificar os recursos ambientais. Vantagens – uso quando não é possível ter uma referência directa aos custos ambientais. Desvantagens – método muito indirecto
7
ASPECTOS TÉCNICOS Método dos custos de prevenção
Estima os custos de (i) evitar perdas ambientais; (ii) restaurar ou repor a qualidade ambiental; (iii) realojar ou reafectar o contexto ambiental. Vantagens – uso quando deterioração do ambienta é possível de prevenção. Desvantagens – pode exigir cálculo de preços implícitos.
8
ASPECTOS TÉCNICOS Consumo
Procuramos medir a willingness to pay dos consumidores; Podemos ter de medir a willingness to avoid em situações de externalidades negativas. Métodos: Métodos de Preferência Revelada Métodos de Preferência Declarada
9
ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Revelada
Usa informação sobre comportamento dos consumidores em mercados próximos. Método TCM (Travel Cost Method) Estimar o tempo que os agentes económicos investem na actividade não mercantil ou em transporte de e para essa actividade Método Hedónico de Cálculo de Preços Através de variações observadas estima-se a função procura.
10
ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Declarada
Usa informação declarada em estudos de mercado. Método CVM (Contingent Valuation Model) Questiona-se os consumidores sobre a decisão de consumo em diferentes contingências. Problema: escolhas hipotéticas sobre despesas de consumo geram um enviezamento. Método DCM (Discrete Choice Model) Questiona-se os consumidores sobre cenários hipotéticos. Pode ser utilizado um sistema de ranking e não de cálculo de valor.
11
ANÁLISE ECONÓMICA O que é a Análise Económica? Eficiência Económica Racionalidade Individual Individualismo Metodológico Análise Dedutiva Análise Empírica
12
ANÁLISE ECONÓMICA EFICIÊNCIA: EQUIDADE:
Quem ganha ganha mais do que quem perde... Quem perde perde menos do que quem ganha... No seu conjunto, o bem estar social aumentou. EQUIDADE: Quem ganha compensa quem perde... Quem perde é compensado por quem ganha...
13
ANÁLISE ECONÓMICA Racionalidade: comparar benefício e custo ao nível individual Eficiência Critério de Pareto Critério de Kaldor-Hicks Critério de Posner Eficácia
14
ANÁLISE ECONÓMICA Conceitos Importantes: Falhas de Mercado
Externalidades Bens Públicos Informação Assimétrica Risco Moral Selecção Adversa Sinalização Falhas de Governo Custos de transação Oportunismo
15
ASPECTOS EMPÍRICOS Diferença entre Estatística e Econometria
Correlação espúria Técnicas de estimação Objectivos Explicar Previsão Simular Utilização dos Dados Quantidade Qualidade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.