A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância da Marca como Instrumento de Defesa do Consumidor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância da Marca como Instrumento de Defesa do Consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 A Importância da Marca como Instrumento de Defesa do Consumidor
Gesner Oliveira Hotel Rio Atlântica Rio de Janeiro, 10/12/2002

2 Sumário 1. A Cadeia do GLP 2. Tendência à Integração Vertical
3. A Importância da Marca

3 1. A Cadeia do GLP

4 Cadeia do GLP no Brasil Importação Petrobrás Consumidor final Mercado
Distribuição Estrutura de terminais, tanques e dutos para movimentação Mercado Varejista Comerci-alização/ Formação de preços Distribuidora Petróleo Mercado Atacadista Logística Refino GLP Petrobrás

5 Sensibilidade dos Preços no Mercado de GLP
Sensibilidade dos preços é muito maior que a variação de quantidade. P D Q Q

6 Mercado de GLP no Brasil - Contestação de mercado e formação de preços
Consumidor final Contestação de mercado “Open access” Importação Distribuição Estrutura de terminais, tanques e dutos para movimentação Mercado Varejista Preços: Monopolista vs. Concorrência Distribuidora Petróleo Mercado Atacadista Logística Refino GLP Barreiras à entrada Petrobrás

7 2. Tendência à Integração Vertical

8 Falhas de Mercado Envolvidas
Informação assimétrica Externalidade negativa

9 Falhas de Mercado: Problema de Informação
Dificuldade de Avaliação do Consumidor Informação Assimétrica

10 Atributos Típicos de Bens e Serviços
Fonte: Evrard & Rodrigues

11 Peculiaridade do GLP GLP tem atributo de experiência e de credibilidade

12 Falhas de Mercado: Externalidade
Benefício social das medidas de segurança maior do que o benefício privado Externalidade Negativa Tendência ao subinvestimento em segurança

13 Tendência à Integração Vertical
Externalidade positiva de reputação

14 3. A Importância da Marca

15 Vantagens da Marca Referência para o consumidor
Resolve o problema do “free riding” Concorrência inter-marca compensa concorrência intra-marca

16 Relembrando os Principais Pontos...
Problemas concorrenciais são maiores na origem da cadeia do GLP Externalidades e informação assimétrica explicam integração vertical na distribuição Marca é importante para superar falhas de mercado e proteger o consumidor

17 Muito Obrigado. Maiores Informações:


Carregar ppt "A Importância da Marca como Instrumento de Defesa do Consumidor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google