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Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar Projeto de Sistemas Oceânicos II.

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Apresentação em tema: "Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar Projeto de Sistemas Oceânicos II."— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar Projeto de Sistemas Oceânicos II

2 Contexto Técnico

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5 Mercado

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8 Metodologia Síntese: concepção, idealização,… Análise: resultados, características evidenciadas por ferramentas. Avaliação: decisão, escolha,… Síntese Análise Fim Avaliação

9 Metodologia Evans Avança na Definição quando tudo estiver batendo Sequenciamento de Atividades

10 Metodologia Lamb Modelo Matemático Fluxograma: sem voltas

11 Quality Function Deployment Matriz de Interação Relaciona os elementos funcionais que definem o navio entre si. Explicita o “custo” da alteração de cada elemento no processo de projeto.

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13 Quality Function Deployment Matriz de Qualidade Associar as Qualidades/Expectativas do objeto de projeto aos elementos funcionais que o definem.

14 100% Viabilidade Econômica Capacidade de Carga Velocidade de Serviço e S.S. Capacidade de Descarga Autonomia Segurança Operacional Equilíbrio Estabilidade Comportamento em Mar Comportamento Estrutural Forma 20%36%25% 30%25% 8% Prop Principal 20% 25% 15%11% 25%8% Compartimentação 10%36% 23% 30%25% 23% Prop Auxiliar 15% 25% 15%11% Superestrutura 5% 15%33%20%25% 8% Praça de Máquinas 20% 25%43%31% 10%13% 15% Bombas 5% 57% 25% Convés de Carga 27% 44% 8% Topologia Estrutural 5% 10%13% 31%

15 Estratégia de Projeto Fluxograma Web Local

16 Otimizador Viabilidade Econômica Capacidade de Carga Potência Propulsiva Autonomia Pesos Velocidade de Serviço e de Sidestep Características de Flutuação Abrir o Otimizador

17 Viabilidade Econômica Fluxo Receitas Custos Custo de aquisição Mão-de-obra Aço Equipamentos Custo de combustível

18 Capacidade de carga Volume de carga Área de convés Estimativa de volume de consumíveis Modelo de compartimentação

19 Aréa de Convés/Superestrutura LOA Lc Ls

20 Potência Propulsiva Método de Holtrop (Free-running) Potência Efetiva e Coeficientes Hidrodinâmicos Eficiência do Propulsor Constante: 0,70 API RP-2P (Side-stepping) Cargas Ambientais (vento, ondas, corrente) Eficácia Constante: 70 kW/ton

21 Potência da Superestrutura Tabela que soma as potências máximas previstas Fator de simultaneidade leva em consideração as variações no consumo Considerada independente do tamanho da embarcação (tripulação fixa: 25 tripulantes)

22 Autonomia Tempo de Autonomia em Consumo Médio: 15 dias Tempo em Vs35% Tempo em DP30% Tempo em Bombea.30% Tempo Atracado5% Tempo do Ciclo10 dias Consumo em Vs18 ton/dia Consumo em DP3 ton/dia Consumo DP+Bombas9 ton/dia Consumo em Cais1 ton/dia Consumo Médio7 ton/dia 220,51 ton/mês 2646,12 ton/ano Preço do Diesel750 US$/ton $165.382,63 US$/mês

23 Pesos Peso de aço:

24 Pesos Peso dos Gensets: Peso dos Propulsores:

25 Pesos Peso das bombas 10 toneladas Peso de outfitting Formulação de Kupras

26 Pesos Peso da superestrutura

27 Equilíbrio e Estabilidade Equilíbrio: Estabilidade (GM >=1)

28 Restrições Restrições técnicas Restrições do armador

29 Execução Utilização da ferramenta “Solver”, do software Excel. Método do gradiente. Saída do modelo matemático:

30 Cenas do Próximo Episódio…


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