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Treinamento de Instalação

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Apresentação em tema: "Treinamento de Instalação"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento de Instalação
De olho na Qualidade! CQ NET ABCDM Treinamento de Instalação Aula 3 Controle de Qualidade NET ABCDM

2 PROCEDIMENTOS PARA PREENCHIMENTO DE CROQUI
Controle de Qualidade NET ABCDM

3 Premissa: o cabo da Net deve sair do mesmo poste que sai o ramal elétrico da residência do cliente.
Quando o técnico se deparar em uma situação em que o TAP que atende o futuro cliente está lotado, o mesmo deverá seguir os seguintes passos: Verificar com o COP se os cabos que estão conectados no TAP a ser utilizado são assinantes ativos, caso exista algum com status Cancelado ou que Não Conste na Base de Clientes, efetuar o corte de sinal e utilizar esta porta do TAP para atender o novo cliente. Centralizado: técnico liga para o COP terceiro e passa os números das residências conectadas. O COP terceiro entra em contato com o COP NET para fazer a consulta. Obs.: uma consulta de oito cabos no NET-SMS leva em torno de 3 minutos. Controle de Qualidade NET ABCDM

4 Práticas que não são permitidas
Exemplo 1- Instalar o cliente utilizando o sinal de outro poste: Residência número 16 solicitou instalação da NET, porém o TAP está lotado. Controle de Qualidade NET ABCDM

5 Exemplo 2 - Final de Rede:
Residência número 20 solicitou instalação da NET, porém a rede acaba 1 poste antes do poste que atende eletricamente o futuro cliente. Controle de Qualidade NET ABCDM

6 Se for possível tecnicamente, respeitando os padrões de altura, distância e estética, pode-se instalar conforme figura abaixo, porém o técnico precisa de autorização do monitor ou coordenador técnico. Esta autorização tem que estar mencionada na OS (nome de quem autorizou). O técnico de controle ao fazer uma auditoria neste contrato, deverá averiguar esta autorização. Controle de Qualidade NET ABCDM

7 Exemplo 3 – Residência de esquina.
Residência número 23 solicitou instalação da NET, porém a rede passa na rua transversal ao poste que atende eletricamente o futuro cliente. Controle de Qualidade NET ABCDM

8 Se for possível tecnicamente, respeitando os padrões de altura, distância e estética, pode-se instalar conforme figura abaixo, porém o técnico precisa de autorização do monitor ou coordenador técnico. Esta autorização tem que estar mencionada na OS (nome de quem autorizou). O técnico de controle ao fazer uma auditoria neste contrato, deverá averiguar esta autorização. Controle de Qualidade NET ABCDM

9 NÃO É PERMITIDO INSTALAR DIVISOR DE SINAL NO TAP.
Se não houver a possibilidade de liberar uma porta do TAP, o técnico deverá baixar a Ordem de Serviço com o código “205 – Falta Tap Ou Passivo / Tap Ou Passivo Lotado” e informar ao cliente que depois de solucionado o problema alguém entrará em contato para reagendar a visita no prazo de 3 dias úteis. Da mesma forma, caso não exista TAP no poste que atende eletricamente o futuro cliente, o técnico deverá baixar a Ordem de Serviço com o código “205 – Falta Tap Ou Passivo / Tap Ou Passivo Lotado” e informar ao cliente que após solucionado o problema alguém entrará em contato para reagendar a visita no prazo de 3 dias úteis. Controle de Qualidade NET ABCDM

10 O técnico deverá preencher o croqui padrão e ligar para o COP para fechar o contrato, munido de todas as informações necessárias para a abertura da ocorrência de troca do TAP (Rua A; Rua B; TAP 1; TAP do cliente; TAP 2; Números atendidos pelo poste do cliente; Observações). O croqui deve ser entregue junto com a Ordem de Serviço de Adesão à sua “base”. Centralizado: técnico liga para o COP terceiro e passa as informações contidas no croqui. Obs.: antes de entrar em contato com o COP, técnico deve preencher o croqui com todas as informações. Controle de Qualidade NET ABCDM

11 Exemplo de preenchimento: Caso 1: Tap lotado.
As informações contidas no croqui ficarão transcritas desta forma: RUA A: RUA JOÃO FELICIANO RUA B: AV. PAULISTA TAP 1: 8 X 11 TAP DO CLIENTE: 4 X 17 TAP 2: 2 X 14 NÚMEROS ATENDIDOS PELO POSTE DO CLIENTE: 12, 15, 18, 21 E 24 OBS.: Controle de Qualidade NET ABCDM

12 Caso 2: Tap lotado residência de esquina (lado direito).
As informações contidas no croqui ficarão transcritas desta forma: RUA A: RUA JOÃO FELICIANO RUA B: AV. PAULISTA TAP 1: 8 X 11 TAP DO CLIENTE: 4 X 17 TAP 2: NÚMEROS ATENDIDOS PELO POSTE DO CLIENTE: 12, 15, 18, 21 E 24 OBS.: RESIDÊNCIA FICA DE ESQUINA COM AV. PAULISTA. Controle de Qualidade NET ABCDM

13 Caso 3: Tap lotado residência de esquina (lado esquerdo).
As informações contidas no croqui ficarão transcritas desta forma: RUA A: RUA JOÃO FELICIANO RUA B: AV. PAULISTA TAP 1: TAP DO CLIENTE: 4 X 17 TAP 2: 2 X 14 NÚMEROS ATENDIDOS PELO POSTE DO CLIENTE: 12, 15, 18, 21 E 24 OBS.: RESIDÊNCIA FICA DE ESQUINA COM RUA JOÃO FELICIANO. Controle de Qualidade NET ABCDM

14 Caso 4: Falta de TAP. As informações contidas no croqui
ficarão transcritas desta forma: RUA A: RUA JOÃO FELICIANO RUA B: AV. PAULISTA TAP 1: 8 X 11 TAP DO CLIENTE: SEM TAP TAP 2: 2 X 14 NÚMEROS ATENDIDOS PELO POSTE DO CLIENTE: 12, 15, 18, 21 E 24 OBS.: Controle de Qualidade NET ABCDM

15 Caso 5: TAP lotado residência fica numa rua sem saída.
As informações contidas no croqui ficarão transcritas desta forma: RUA A: RUA B: AV. PAULISTA TAP 1: 8 X 11 TAP DO CLIENTE: 4 X 17 TAP 2: 2 X 14 NÚMEROS ATENDIDOS PELO POSTE DO CLIENTE: 12, 15, 18, 21 E 24 OBS.: RESIDÊNCIA FICA NUMA RUA SEM SAÍDA. Controle de Qualidade NET ABCDM

16 Centralizado e operações que trabalham com Activia:
PROCEDIMENTO DO COP: Centralizado e operações que trabalham com Activia: No Activia operador terceiro baixa a Ordem de Serviço com o código 205, inserindo na observação todas as informações passadas pelo técnico (Rua A; Rua B; TAP 1; TAP do cliente; TAP 2; Números atendidos pelo poste do cliente; Observações). Operador na Ação COP confere se as informações de croqui foram preenchidas corretamente, caso esteja faltando alguma das informações abaixo, o operador reenvia a OS no Activia solicitando informações faltantes. Operador COP Terceiro deve novamente baixar a Ordem de Serviço com o código 205 e preencher as informações na observação (Rua A; Rua B; TAP 1; TAP do cliente; TAP 2; Números atendidos pelo poste do cliente; Observações). Caso todas as informações estejam preenchidas corretamente, o operador libera a Ordem de Serviço no NET-SMS para reagendamento. O operador deverá abrir as seguintes ocorrências: PE1-TP1 - colocar no campo da observação as informações passadas pelo técnico (Rua A; Rua B; TAP 1; TAP do cliente; TAP 2; Números atendidos pelo poste do cliente; Observações). Controle de Qualidade NET ABCDM

17 Para que tenhamos o trânsito de informações
Introdução Para que tenhamos o trânsito de informações nos dois sentidos, tornarmos nossa rede de TV a Cabo Bidirecional, precisamos definir o espectro de freqüências: Controle de Qualidade NET ABCDM

18 Introdução Canal direto 55 - 577Mhz
medimos o nível de sinal do canal direto e do RX Canal Reverso Mhz medimos o nível de sinal do TX Controle de Qualidade NET ABCDM

19 Introdução Antes de iniciarmos a instalação temos que conhecer as perdas em nosso cabo, divisores e os níveis de sinal limites para atendermos cada terminal. Controle de Qualidade NET ABCDM

20 Perdas no Cabo O cabo possui a característica de atenuar (diminuir) o sinal, o que definimos como perda. Essa perda está ligada diretamente com a distância que o sinal irá percorrer e sua faixa de freqüência. Controle de Qualidade NET ABCDM

21 Perdas no Cabo CA – 577 MHZ (CH. 83) CB – 55MHZ (CH. 2) RX – 507 MHZ
Geralmente nos baseamos nas perdas do Canal Alto, isso se deve ao fato de que as freqüências desses canais é mais alta, onde estas se “perdem” ou se atenuam com muito mais facilidade do que as freqüências mais baixas. CA – 577 MHZ (CH. 83) CB – 55MHZ (CH. 2) RX – 507 MHZ TX – 5 a 42MHZ Controle de Qualidade NET ABCDM

22 Perdas no Cabo Podemos perceber na prática esta característica de atenuação do cabo coaxial, quando fazemos uma instalação e o nível de sinal do canal baixo varia muito pouco em relação ao nível de sinal do canal alto, que apresenta uma perda bem maior. Controle de Qualidade NET ABCDM

23 Perdas nos divisores Toda vez que dividimos um sinal de RF, por via de regra, temos uma perda de sinal, e quanto maior for o número de divisões maior será a perda, conseqüentemente um nível de sinal menor para cada divisão. Com os divisores simples (1x2, 1x3,1x4...) onde temos o mesmo nível de sinal para todas as saídas do componente, nem sempre conseguimos fazer uma divisão coerente. Controle de Qualidade NET ABCDM

24 Perdas nos divisores Os DC´s (TAP’s) são divisores de sinal projetados com saídas tap e out, com valores de atenuação diferenciadas uma da outra. A saída tap atenua o sinal de entrada em exatamente o valor que especificado no componente. Controle de Qualidade NET ABCDM

25 Perdas nos divisores A saída out apresenta o sinal de entrada menos o valor da perda de inserção do componente, fator esse que geralmente é ignorado e pode fazer uma grande diferença em um projeto de instalação de vários pontos, com o agravante de serem distantes uns dos outros. Controle de Qualidade NET ABCDM

26 Perdas nos divisores Perda por inserção Isola ç (Tap - Isolação
(Tap – Out) Perda por inserção Perda de Derivação (In – Tap) IN TAP OUT Controle de Qualidade NET ABCDM

27 Segue tabela com as perdas por inserção de cada divisor:
Perdas nos divisores Segue tabela com as perdas por inserção de cada divisor: DC - 6 2,5 dB DC - 9 1,5 dB DC- 12 1,0 dB DC - 16 0,5 dB DC - 20 DC - 24 2WAY 4,0 dB 3WAY 6,0 dB 4WAY 7,5 dB Controle de Qualidade NET ABCDM

28 TABELAS RESUMIDAS Valores em dB Componente Perda dB 2 way 4,0 3 way D
4,0/7,5 3 way 6,0 4 way 7,5 DC 06 2,5 DC 09 1,5 DC 12 1,0 DC 16 a 30 0,5 3,2 2,4 Canal Alto 20 metros 15 metros RG 06 1,6 0,8 10 metros 5 metros 1 0,75 Canal Baixo 0,5 0,25 Valores em dB 1 RG 59 RG 06 RG 11 Canal Alto 0,20 0,16 0,10 Canal Baixo 0,07 0,05 0,03 RX 0,20 0,16 0,10 TX 0,028 0,019 0,0125 Controle de Qualidade NET ABCDM

29 Perdas nos divisores É importante ressaltar que os valores de perda acima, são os mesmos para qualquer freqüência sendo canal Alto, RX, canal Baixo e TX . Controle de Qualidade NET ABCDM

30 Perdas nos divisores exemplo: DC-12 Canal Alto: 17dBmv
Canal Baixo: 15dBmv TX: 45 dBmv RX: 10 dBmv Canal Alto: 16,0dBmv Canal Baixo: 14,0dBmv TX: 46 dBmv RX: 9,0 dBmv Canal Alto: 5dBmv Canal Baixo: 3dBmv TX: 57 dBmv RX: -2 dBmv IN TAP OUT DC-12 Controle de Qualidade NET ABCDM

31 Perdas no Sinal Reverso
Se relacionarmos com o sinal direto, a forma de identificar que o sinal está inadequado pode parecer meio confusa, mas é extremamente simples. Pensando na rede como um todo, da casa do cliente até a NET, temos de pensar que o Tx é uma somatória de “perdas” ou barreiras. Para ser mais claro, a somatória seria: Controle de Qualidade NET ABCDM

32 Perdas no Sinal Reverso as perdas dos divisores na casa do cliente
+ as perdas dos cabos as perdas da rede = Nível de Tx. Controle de Qualidade NET ABCDM

33 Perdas no Sinal Reverso
É por esse motivo que temos de fazer uma somatória para dimensionar o TX na casa do cliente e não uma subtração, que é o caso do sinal direto. Quando fazemos uma medição nos utilizando de um cable modem, a potência de TX que ele apresenta se trata do nível de potência que ele terá que gerar para ultrapassar todas as perdas até chegar no CMTS (controlador dos modens na NET). Controle de Qualidade NET ABCDM

34 Perdas no Sinal Reverso
Por exemplo, em um apartamento com uma instalação de dois pontos de TV mais um ponto de Virtua. Se retirarmos o modem de seu local original colocando diretamente no DG e fizermos a medição do TX, seu valor irá diminuir pois retiramos todas as perdas ou barreiras existentes dentro do apartamento, fazendo com que o modem gere um nível de TX menor. Controle de Qualidade NET ABCDM

35 Perdas no Sinal Reverso
Quanto ao RX, o dimensionamento é o mesmo do sinal direto. Vale a pena lembrar que ele acompanha o canal alto, não possuindo o mesmo valor, sendo sempre mais baixo. Controle de Qualidade NET ABCDM

36 Níveis Limites Toda nova instalação realizada exige um projeto, mesmo que mental. Para colocá-los em prática é necessário analisar todo o trajeto e distância que serão percorridos e assim definir quais os divisores mais coerentes a serem colocados em cada trecho. Esta analise tem que ser feita baseada acima de tudo nos Níveis Limites necessários para atender cada ponto. Controle de Qualidade NET ABCDM

37 Níveis Limites “IDEAIS”
CA – mínimo de 0 dBmv (zero) (chegando no DECODER ) CB – mínimo de 0 dBmv (zero) TX – de 40 dBmv até 50 dBmv Rx – entre +12 dBmv e -12 dBmv Controle de Qualidade NET ABCDM

38 Segue abaixo, um exemplo de instalação:
Projeto de instalação Segue abaixo, um exemplo de instalação: CA = 17dBmv CB = 15 dBmv TX = 45 dBmv RX = 12 dBmv 20 m 6 m 4 m 10 m Controle de Qualidade NET ABCDM

39 É importante considerando todas as metragens do cabo.
Projeto de instalação É importante considerando todas as metragens do cabo. No sinal direto somamos todas as perdas ou atenuações até a tv e subtrairmos pelos níveis encontrados no tap de ativação da rua. No sinal reverso temos que somar todos os valores de perda do trajeto até o cable modem com o nível de TX encontrado na rua. Para facilitar, utilizaremos as tabelas, contendo as perdas no cabo RG-6 de 5, 10, 15 e 20 metros. Controle de Qualidade NET ABCDM

40 TABELAS RESUMIDAS 3,2 2,4 Canal Alto 20 metros 15 metros RG 06 1,6 0,8
0,75 Canal Baixo 0,5 0,25 TX 0,38 0,285 0,19 0,095 RG 59 RG 06 RG 11 Canal Alto 0,20 0,16 0,10 Canal Baixo 0,07 0,05 0,03 RX 0,20 0,16 0,10 TX 0,028 0,019 0,0125 Controle de Qualidade NET ABCDM

41 Projeto de instalação 4 m 6 m CA = 17dBmv CB = 15 dBmv TX = 45 dBmv
RX = 12 dBmv 20 m 6 m 4 m 10 m Controle de Qualidade NET ABCDM

42 Qual será o nível de sinal para cada terminal?
Projeto de instalação DADOS: Foi medido no Tap da rua: - canal alto 17 dBmv; - canal baixo 15 dBmv; - Tx 45 dBmv; - Rx 12 dBmv; - 20m do poste da rua até o postinho do cliente; - 6m do postinho do cliente até a primeira emenda no forro; - 4m da primeira emenda até o divisor (tap 6); - 10m da saída out do tap até o cable modem; - 20m da saída tap até a tv. Qual será o nível de sinal para cada terminal? Controle de Qualidade NET ABCDM

43 Projeto de instalação Resolução do ponto de tv, no canal alto:
Somatória dos cabos até o trecho = 20m + 6m + 4m + 20m = 50m TABELA = 50m de cabo RG-6 = 8,00 dBmv 8,00 dBmv dBmv (saída tap) = 14,00 dBmv de perda ou atenuação Canal Alto = 17 dBmv (tap) – 14 dBmv (perdas) CA= 3 dBmv Controle de Qualidade NET ABCDM

44 Projeto de instalação Resolução do ponto de tv, no canal baixo:
Somatória dos cabos até o trecho = 20m + 6m + 4m + 20m = 50m TABELA = 50m de cabo RG-6 = 2,50 dBmv 2,50 dBmv dBmv (saída tap) = 8,50 dBmv de perda ou atenuação Canal Baixo = 15 dBmv (tap) – 8,50 dBmv (perdas) CB= 6,50 dBmv Controle de Qualidade NET ABCDM

45 Projeto de instalação Resolução do ponto Virtua TX= 48,3 dBmv
Somatória dos cabos até o trecho = 20m + 6m + 4m + 10m = 40m TABELA = 40m de cabo RG-6 = 0,8 dBmv 0,8 dBmv + 2,5 dBmv (perda por inserção do tap) = 3,3 dBmv de perda ou atenuação TX = 45 dBmv (tap) + 3,3 dBmv (perdas) TX= 48,3 dBmv Controle de Qualidade NET ABCDM

46 Exercícios Seguindo os projetos abaixo, defina o valor mais adequado para cada divisor. Indique o nível de sinal para cada tv e o nível de TX para cada cable modem. Controle de Qualidade NET ABCDM

47 1 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

48 2 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

49 3 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

50 4 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

51 5 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

52 6 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

53 7 Exercícios Controle de Qualidade NET ABCDM DISTRIBUIÇÃO DE SINAL

54 DISTRIBUIÇÃO DE SINAL Exercícios 8 Controle de Qualidade NET ABCDM

55 DISTRIBUIÇÃO DE SINAL Exercícios 9 Controle de Qualidade NET ABCDM

56 DISTRIBUIÇÃO DE SINAL Exercícios 10 Controle de Qualidade NET ABCDM


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