A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Actividade Técnica A Actividade Técnica Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Impacto Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Actividade Técnica A Actividade Técnica Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Impacto Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 A Actividade Técnica A Actividade Técnica Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Impacto Ambiental Tecnologia e o Impacto Ambiental

2 História da Técnica = História de todas as descobertas e invenções Transformou o modo de viver Transformou o modo de viver - Satisfazer as necessidades; - Satisfazer as necessidades; - Superar as dificuldades; - Superar as dificuldades; - Resolver problemas. - Resolver problemas.

3 Necessidade; Necessidade; Problema; Problema; Materiais disponíveis; Manipulação; Materiais disponíveis; Manipulação; Observação da Natureza; Capacidade Mental; Transmissão de conhecimento; Observação da Natureza; Capacidade Mental; Transmissão de conhecimento; Produto. Produto.

4 O Homem Primitivo utilizava para satisfazer as necessidades: O Homem Primitivo utilizava para satisfazer as necessidades: - pedra, osso, madeira, pele. - pedra, osso, madeira, pele. A pedra aguçada deu origem a facas, raspadeiras, pontas de lanças construídos à base de osso ou sílex. A pedra aguçada deu origem a facas, raspadeiras, pontas de lanças construídos à base de osso ou sílex. Os utensílios eram muito simples e com funções de fácil compreensão. Os utensílios eram muito simples e com funções de fácil compreensão.

5 Talhar o silex Extrair as lascas Acabamento Silex Silex aperfeiçoado

6 A descoberta do fogo (há 500 mil anos) modificou a forma de vida do homem; A descoberta do fogo (há 500 mil anos) modificou a forma de vida do homem; O fogo permite: O fogo permite: - aquecer-se; - assar carne; - iluminar cavernas; - afastar os animais; - transformar os materiais.

7 A Idade do Bronze ou a Idade do Ferro permitiram evoluir as técnicas, melhorando a qualidade/invenção dos utensílios. A Idade do Bronze ou a Idade do Ferro permitiram evoluir as técnicas, melhorando a qualidade/invenção dos utensílios. O Homem começa a utilizar o ouro, cobre, bronze e mais tarde o ferro. O Homem começa a utilizar o ouro, cobre, bronze e mais tarde o ferro.

8 Escultura em bronze Escultura em bronze Vaso em ouro Vaso em ouro Punhal em bronze Punhal em bronze Faca com cabo em ouro

9 A invenção da roda pelos Sumérios permitiu a utilização do esforço animal na agricultura (desenvolvimento do monta-cargas, noras, moinhos de vento e água). A invenção da roda pelos Sumérios permitiu a utilização do esforço animal na agricultura (desenvolvimento do monta-cargas, noras, moinhos de vento e água). O carro de rodas e de tracção animal possibilitou novas relações sociais a maiores distâncias, beneficiando o comércio, troca de objectos e técnicas. O carro de rodas e de tracção animal possibilitou novas relações sociais a maiores distâncias, beneficiando o comércio, troca de objectos e técnicas.

10 Monta-cargas Moinho de vento Moinho de água Roda Carro de rodas

11 Os Egípcios/Mesopotâneos trabalharam: Os Egípcios/Mesopotâneos trabalharam: - lã e o linho em teares simples; - placas de cera/argila, folhas de papiro ou pergaminho como suporte para a escrita; - peças de vidro e barro cozido; - aparecimento de barcos à vela.

12 Pergaminho Placa de argila Papiro Pote em barro

13 Aparecem novas profissões artesanais (oleiro, tecedeira, ferreiro). Aparecem novas profissões artesanais (oleiro, tecedeira, ferreiro). Desenvolve-se a actividade agrícola e novas formas de alimentação. Desenvolve-se a actividade agrícola e novas formas de alimentação. Mestres e aprendizes fazem parte da nova estrutura social (mestre pedreiro, vidreiro). Mestres e aprendizes fazem parte da nova estrutura social (mestre pedreiro, vidreiro).

14 Oleiro Ferreiro Tecedeira

15 Produção privada – Indivíduo realiza a obra. Produção privada – Indivíduo realiza a obra. Produção artesanal – Obra feita por encomenda por mestres e aprendizes. Produção artesanal – Obra feita por encomenda por mestres e aprendizes. Produção manufactureira – Artesão qualificado dá lugar ao assalariado e a obra dá lugar ao produto. Introduz a dimensão quantidade. Produção manufactureira – Artesão qualificado dá lugar ao assalariado e a obra dá lugar ao produto. Introduz a dimensão quantidade. Produção industrial – Divisão técnica do trabalho. Introduz a dimensão da série e estandardização. Produção industrial – Divisão técnica do trabalho. Introduz a dimensão da série e estandardização.

16 Começa a produção em quantidade de objectos em: Começa a produção em quantidade de objectos em: - barro; - madeira; - metal; - vidro; - tecelagem.

17 Mobilidade dos campos para as cidades Mobilidade dos campos para as cidades - Desenvolvimento da indústria nas cidades; - Milhares de pessoas abandonam o campo; - Aparecimento das fábricas; - As cidades ficam superpovoadas; - Problemas de habitação e de emprego.

18 Indústria alimentar, têxtil, calçado, automóvel

19 Vistas panorâmicas de campos e aldeias

20 Vistas panorâmicas de habitações nas grandes cidades

21 As pessoas constroem habitações provisórias e clandestinas, sem condições; As pessoas constroem habitações provisórias e clandestinas, sem condições; Alargamento das cidades, o centro desloca-se para bairros periféricos cada vez mais extensos; Alargamento das cidades, o centro desloca-se para bairros periféricos cada vez mais extensos; Os edifícios antigos, nos centros das cidades, são ocupados pelo comércio e escritórios. Os edifícios antigos, nos centros das cidades, são ocupados pelo comércio e escritórios.

22 Construções nos arredores das cidades

23 Alterações introduzidas pela mecanização; Alterações introduzidas pela mecanização; Postos de trabalho apontam para a polivalência de funções; Postos de trabalho apontam para a polivalência de funções; Exige-se que o trabalhador desempenhe múltiplas e variadas operações. Exige-se que o trabalhador desempenhe múltiplas e variadas operações.

24 Muitos produtos podem ter consequências negativas (terminada a validade) para o ambiente; Muitos produtos podem ter consequências negativas (terminada a validade) para o ambiente; O controlo da poluição consiste, em parte, no aproveitamento dos materiais ou na reciclagem; O controlo da poluição consiste, em parte, no aproveitamento dos materiais ou na reciclagem; Estas situações exigiram soluções de modo a ultrapassar os problemas. Estas situações exigiram soluções de modo a ultrapassar os problemas.

25 A procura crescente de produtos fabricados tem impactos na sociedade e no ambiente; A procura crescente de produtos fabricados tem impactos na sociedade e no ambiente; As populações, ao consumirem mais, também poluem mais. As populações, ao consumirem mais, também poluem mais. Produzem-se cada vez mais recursos energéticos e lixos; Produzem-se cada vez mais recursos energéticos e lixos;

26 Poluição ambiental

27 Reduzir – O consumo de produtos (Ex. loiça descartável, comprar embalagens familiares, produtos com recarga). Reduzir – O consumo de produtos (Ex. loiça descartável, comprar embalagens familiares, produtos com recarga). Reutilizar – O mais possível (Ex. garrafas de vidro com depósito, frascos de vidro). Reutilizar – O mais possível (Ex. garrafas de vidro com depósito, frascos de vidro). Reciclar – O que não se pode reduzir nem reutilizar (Ex. vidro, papel, metais). Reciclar – O que não se pode reduzir nem reutilizar (Ex. vidro, papel, metais).

28 Deposito e recolha de resíduos Separação selectiva Armazenamento, transporte e reprocessamento

29 Remoção – Depósito e recolha dos contentores e ecopontos. Remoção – Depósito e recolha dos contentores e ecopontos. Triagem – Separação dos diferentes componentes dos resíduos a reciclar. Triagem – Separação dos diferentes componentes dos resíduos a reciclar. Armazenamento, transporte e reprocessamento (industria do papel, vidreiras). Armazenamento, transporte e reprocessamento (industria do papel, vidreiras). Nota: os resíduos não reaproveitados são sujeitos a um processo de incineração.

30 Os fabricantes e comerciantes aliciam-nos a deitar fora produtos antigos e comprar novos. Os fabricantes e comerciantes aliciam-nos a deitar fora produtos antigos e comprar novos. Os produtos devem ser: Os produtos devem ser: - úteis; - duráveis; - sem perigo para o ambiente; - fáceis de reparar e reciclar.

31 Telemóveis com funções diferentes

32 A embalagem é importante para o armazenamento e protecção do conteúdo contra a deterioração, por insectos, humidade e danificação. A embalagem é importante para o armazenamento e protecção do conteúdo contra a deterioração, por insectos, humidade e danificação. Pode servir de instrumento de comercialização através das formas, cores e texturas. Pode servir de instrumento de comercialização através das formas, cores e texturas. A rotulagem é o bilhete de identidade de qualquer produto. A rotulagem é o bilhete de identidade de qualquer produto.

33 Embalagens de cartão, plástico, lata.


Carregar ppt "A Actividade Técnica A Actividade Técnica Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Impacto Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google