A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Administração (Bacharelado - Rec.Port. MEC n°. 875/93)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Administração (Bacharelado - Rec.Port. MEC n°. 875/93)"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração (Bacharelado - Rec.Port. MEC n°. 875/93)
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

2 Informações gerais Um procedimento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação e

3 Objetivo Acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

4 Data de realização 8 de novembro de 2009 às 13:00horas o estudante deve comparecer ao local às 12:15 horas Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. Divulgação dos locais da prova e remessa do cartão de informação do estudante e o Questionário-Socioeconômico a ser entregue, preenchido, no dia da prova.

5 Prova ENADE 2009 Duração total de 4 (quatro) horas
1ª. Parte: 10 questões Formação geral comum aos cursos de todas as áreas 2 discursivas e 8 de múltipla escolha 2ª. Parte: 30 questões Específico da área de Administração 3 discursivas e 27 de múltipla escolha

6 Prova Formação Geral Será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive As questões versarão sobre os temas: I - ecologia; II - biodiversidade; III - arte, cultura e filosofia; IV - mapas geopolíticos e socioeconômicos; V - globalização; VI - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; VII - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; VIII - relações interpessoais: respeitar, cuidar, considerar, conviver; IX - sociodiversidade: multicul-turalismo, tolerância, inclusão; X - exclusão e minorias; XI - relações de gênero; XII - vida urbana e rural; XIII - democracia e cidadania; XIV - violência; XV - terrorismo; XVI - avanços tecnológicos; XVII - inclusão/exclusão digital; XVIII - relações de trabalho; XIX - tecnociência; XX - propriedade intelectual; XXI - diferentes mídias e tratamento, da informação.

7 Prova Formação Geral Serão verificadas as capacidades de:
I - ler e interpretar textos; II - analisar e criticar informações; III - extrair conclusões por indução e/ou dedução; IV - estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações; V - detectar contradições; VI - fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências; VII - questionar a realidade; VIII - argumentar coerentemente. Os estudantes deverão mostrar competência para: I - propor ações de intervenção; II - propor soluções para situações-problema; III - elaborar perspectivas integradoras; IV - elaborar sínteses; V - administrar conflitos.

8 Prova Específica Terá por objetivos, entre outros: a) acompanhar e subsidiar o processo de aprendizagem e o desempenho dos estudantes de Administração; b) avaliar a aquisição das competências, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao pleno exercício da profissão e da cidadania.

9 Prova Específica Avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, conhecimentos e habilidades de: a) domínio das correntes teóricas e linhas de pensamento da área de Administração; b) pensamento estratégico, reconhecimento e definição de problemas, atuação preventiva, equacionamento de soluções, introdução de mudanças, transferência e generalização de conhecimentos e exercício, em diferentes graus de complexidade, do processo da tomada de decisão; c) expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; d) reflexão crítica e atuação seletiva na esfera das operações das organizações; e) raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, metodologias e formulações quali-quantitativas, presentes nas relações formais e causais de fenômenos administrativos, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais; f) iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; g) interpretação e transferência de conhecimentos da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e para o campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais; h) elaboração, implementação e consolidação de projetos em organizações; e i) consultoria em gestão e administração, elaboração de pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

10 Prova Específica Terá por conteúdo: a) Formação Básica: estudos antropológicos, sociológicos, filosófcos, psicológicós, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômico e contábeis, bem como as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas; b) Formação Profissional: teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços; c) Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à Administração.

11 A UNIP e professores acreditam nos seus alunos

12 Ações complementares Todos ingressantes e concluintes que participarem dos trabalhos de apoio/orientação, para preenchimento do questionário sócio-econômico, que forem realizados pelo coordenador auxiliar, receberá como brinde um PEN DRIVE de 4gb. Resultado no ENADE  2009, em porcentagem de acertos, a serem atribuídos mediante apresentação do resultado pessoal: 50% a 59% -  Bolsa Integral em Curso de Especialização oferecido pela UNIP em EAD 60% a 69% - Bolsa Integral em Curso de Especialização oferecido pela UNIP em EAD + IPOD Shuffle 70% a 79% - Bolsa Integral em Curso de Especialização oferecido pela UNIP em EAD + IPOD Nano 80% ou Bolsa Integral em Curso de Especialização oferecido pela UNIP em EAD + NETBOOK

13 Ações complementares 2º semestre
Lógica, Análise de Tabelas, Gráficos & Cia  Responsável local: Prof. Ivar C. O. Vasconcelos 5 encontros de 2h/a cada = 10 pontos Atividades Complementares 8 º semestre Disciplina Tópicos Especiais de Administração – Lógica, Análise de Tabelas, Gráficos & Cia Responsável local: Profª. Clarisse Droval Reciclagem de conteúdos Responsáveis locais: professores do Curso de Administração 2 pontos nas notas de todas as disciplinas

14 Ações complementares Plano de Reciclagem para concluintes: 02.10.09
sexta 21h20-23h00 TGA: Revisão da Teoria Geral da Administração: principais escolas, pensadores e contribuições e desdobramento. Maria de Lourdes A. Oliveira quarta MKT: Marketing: pesquisa de marketing, planejamento estratégico de marketing e comunicação, competitividade. Carlos César S. de Paiva Relacionamento com o consumidor / cliente: diretos e deveres dos consumidores e das organizações, o que pensam, como são levados a comprar mais, como os grupos sociais consomem. Ivete Moreira Lopes sábado 08h20-10h00 10h20-12h00 Gestão de Recursos Humanos e Marketing Pessoal: compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do auto-desenvolvimento. Finanças: Decisões financeiras, contábeis e fiscais nas organizações. Roberto Bandeira Gonçalves Roberto Nunes Ribeiro Administração da Produção: logística, suprimentos, planejamento operacional. Analisar criticamente as organizações, identificando oportunidades e ameaças, antecipando e promovendo suas transformações com adaptabilidade contextualizada. Análise SWOT. Manoel Araújo de Medeiros Ciências: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Ética e Moral – o que é, para que serve e como contribuem para a formação do profissional . Gestão Contemporânea: O que é atuar profissionalmente nas organizações, compreendendo e desenvolvendo atividades técnico-científicas, sociais e econômicas, próprias do administrador. Ivar C. O. de Vasconcelos Professor matutino Tomada de Decisão: compreender os processos de tomada de decisão e resolver problemas com base em parâmetros relevantes para a promoção da qualidade de vida na sociedade. Qualidade, metodologia, técnicas de racionalização. Prêmio Nacional da Qualidade. Direito: Direito e legislação, direito tributário e direitos nas organizações. Clarisse Droval Processos, Projetos e Normalização: lidar com processos de construção do conhecimento na área da Administração. Ecologia, biodiversidade e ética empresarial: atuar de forma inovadora, criativa e sistêmica, com flexibilidade e dinamicidade.


Carregar ppt "Curso de Administração (Bacharelado - Rec.Port. MEC n°. 875/93)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google