Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCaroline Paulos Alterado mais de 9 anos atrás
2
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de
3
CONTEXTO DO SÉCULO XIX Assim como nos séculos anteriores, especialmente como no século XVIII, a educação no século XIX surge ligada aos aspectos políticos e sociais, vivenciando as consequências das lutas travadas no final do último século e colhendo os frutos das conquistas. Desta forma, temos no século XIX o seguinte quadro:
4
O QUE NOS AGUARDA NO SÉCULO XIX...
Revolução industrial principiada Que por conseguinte origina a concentração de grandes massas nas cidades Há o triunfo do parlamentarismo, principiado também no século anterior Na educação verificamos uma luta entre igreja e estado para a oferta do ensino primário, que em toda a Europa e Estados Unidos, se torna universal e gratuito Prevalece a Educação Nacional
5
EDUCAÇÃO EM LINHAS GERAIS
Coexistem a pedagogia idealista, realista e positivista, com predominância da primeira Ampla aplicação da psicologia aplicada a educação A pedagogia passa a ser vista como ciência (Herbart)
7
FICHTE (1762 – 1814)
8
FICHTE (1762 – 1814) Continua a corrente de Kant
Foi preceptor Conheceu Pestalozzi Conhecido por seu caráter íntegro Foi árduo defensor na educação nacional e da escola unificada
9
HEGEL (1770 – 1831)
10
HEGEL (1770 – 1831) Foi professor secundário e universitário
Influencia a construção do pensamento marxista Para ele o homem é o que deve ser segundo a educação
11
SCHLEIRMACHER (1768 – 1834)
12
SCHLEIRMACHER (1768 – 1834) Filósofo e teólogo
Foi preceptor e professor universitário Sofre influências de Pestalozzi Relação entre estado, família, igreja e comunidade Educação religiosa a cargo da igreja
13
Chegou a vez da Prússia...
14
FROEBEL (1782 – 1852)
15
FROEBEL (1782 – 1852) 1. Abriu o primeiro Jardim de Infância, em 1837 e dedicou sua vida este fim; 2. Seu método implicava no desenvolvimento global e individual; 3. Construiu a doutrina da unidade ou parte-todo, em que cada parte do universo representa uma unidade do todo, ou seja, cada parte compõe algo mais geral e é também uma unidade; 4. Para aprender a criança integraria a memória, percepção, raciocínio, nervos, músculos e órgãos sensoriais; 5. Foi o primeiro teórico a enfatizar a importância do brinquedo da atividade lúdica, bem como dos desenhos; 6. Constatou que as crianças se valiam dos símbolos para brincar e que as fábulas tinham especial objetivo.
16
OS MATERIAIS PARA FROEBEL (DONS BLOCOS)
BOLA CUBO CILINDRO
17
HERBART (1776 – 1841)
18
HERBART (1776 – 1841) Filho de um conselheiro da justiça e do estado, teve sua educação a cargo de um professor particular durante a infância. Fez o ensino secundário em um instituto humanista e estudou na universidade de Iena. Foi preceptor na Suíça, onde conheceu Pestalozzi. Enquanto professor universitário sucedeu Kant. Sua filosofia é antes de tudo realista. Contribui em grande medida para o entendimento da pedagogia enquanto ciência. Surge dele a educação pela instrução, porque é através dela que a vida psíquica pode ser transformada. Para ele o fim da educação é a virtude. E define a atividade educativa três momentos: o governo, a instrução e a disciplina
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.