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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.

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1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR

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3 Ações realizadas em 2013. Avanços do trabalho em Rede. Fragilidades do trabalho em Rede. Em 2013, a CAGE solicitou aos NRE diagnóstico do trabalho da Rede de Proteção, com os seguintes itens:

4 O diagnóstico foi enviado aos Técnicos Pedagógicos que respondem pela demanda de Enfrentamento às Violências na Escola, dos 32 NRE. Responderam ao instrumento 56% dos NRE.

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10 ENCAMINHAMENTOS Mapeamento da Rede: serviços existentes na região; pessoas de referência; contatos. Sistematização do trabalho em Rede: definir no NRE pessoa de referência; definir local para reuniões mensais; diagnóstico das situações de violações de direitos detectados nas escolas da região; definir instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede; agenda de trabalho com ações prioritárias conforme realidade local.

11 ENCAMINHAMENTOS NRE definir junto às escolas, profissional que terá representatividade nas reuniões da Rede de Proteção. Fortalecer as ações da Rede de Proteção junto às escolas – formação continuada (fóruns de discussão, reuniões técnicas sobre as temáticas demandadas pelas escolas, formação em ação); fortalecimento das instâncias colegiadas e do princípio de gestão democrática; integrar escola e Rede de Proteção com envolvimento do Conselho Tutelar, Ministério Público, CMDCAS e outras instituições que integram a Rede.

12 ENCAMINHAMENTOS Articular ações junto às famílias que objetivem a prevenção das situações de violações de direitos de crianças e adolescentes – reuniões com temáticas sobre violências, uso de álcool e outras drogas, abandono escolar, segurança, diversidade de gênero, sexual e étnico-racial dentre outras questões demandas pela comunidade escolar. Definir junto aos outros parceiros da Rede de Proteção, a elaboração e criação de instrumentos que auxiliem nos encaminhamentos das violações de direitos de crianças e adolescentes – fluxogramas, manuais, protocolos.

13 ENCAMINHAMENTOS Articulação com os programas já existentes, a fim de otimizar o trabalho da Rede de Proteção. Articular com fóruns, comissões, conselhos, comitês já existentes, objetivando a organização das ações, evitando, assim, sobreposição de ações. Monitorar e avaliar as ações da Rede de Proteção, a fim de definir estratégias para a sua efetividade.

14 “Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando." João Guimarães Rosa Fonte: Livro II do Curso Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege, 2010

15 COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR Juara Arthury de Almeida Ferreira ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA CONTATOS: ANA PAULA PACHECO LIA BURIGO MARINEIVA DE MELO E-MAIL: violenciaseed@gmail.com enfrentamentoaviolencia@seed.pr.gov.br Fone: 41-3340-1651

16 BIBLIOGRAFIA BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Cartilha Construindo Redes de Atenção à Mulher em Situação de Risco Social e Violência. Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia. Goiânia, 2005. FALEIROS, V.P. Construção de rede de proteção com a pessoa idosa. In:CONFERÊNCIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA. Brasília, 2010. MOTTI, A.J.A. SANTOS, J.V. Redes de Proteção social à criança e ao adolescente: limites e possibilidades. Goiás, 2011.


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