A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO"— Transcrição da apresentação:

1 AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

2 Cronograma Breve história do rádio O Rádio hoje
Da oralidade à escrita (e vice-versa) Sistemas de áudio Ánalógico e Digital: O áudio e a tecnologia Edição de áudio: fundamentos Noticiabilidade: Pautas, notas e notícias Ficção no rádio Montando seu estúdio / Podcast Atividade final: Monte seu Podcast na web

3 Noticiabilidade: Pautas, notas e notícias
Fato noticiável Pauta Entrevistas Reportagem Nota Texto noticioso

4 Atividade 1 Reflita sobre o que você entende por notícia. Por que alguns fatos têm destaque e outros não? O que você gostaria que fosse noticiado, mas não é?

5 Noticiabilidade: O que é notícia?
○ Informação, fato comentado em jornais, novidade. ○ Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade e capaz de ser compreendido pelo público. ○ Narração de acontecimentos. ?

6 Noticiabilidade: Quem decide o que é noticiável?
A decisão do que vai ser veiculado como notícia pode variar de um ato individual até um clamor coletivo. Tudo deve depender dos interesses do veículo, das pessoas envolvidas e principalmente do interesse público. O público-alvo e os fatores políticos, econômicos e sociais que incidem sobre a emissora são fundamentais para definir os fatos noticiados e a abordagem que receberão. O texto nunca é isento. Ser imparcial é uma meta, mas não uma realidade.

7 Notícia: Ação educomunicativa
1 A notícia é um dos possíveis resultados dos projetos educomunicativos. A cobertura de uma festa ou concurso na escola, a abertura ou o fechamento de um posto de saúde na comunidade local, avisos sobre a semana de provas etc. podem ser excelentes materiais para atender ao interesse público da comunidade escolar e de seu entorno. A escolha do que é noticiável precisará estar sempre pautada pela natureza e objetivos dos projetos educomunicativos.

8 Notícia: Ação educomunicativa
Natureza do Projeto Educomunicativo: Educação para e pelos meios, Incentivo ao Protagonismo infanto-juvenil e estudantil Zelo pela liberdade responsável de expressão. Objetivos do Projeto Educomunicativo: Promoção do diálogo entre os vários agentes do processo educativo; Desenvolvimento de habilidades e competências pré-existentes, mas até então pouco estimuladas, como liderança e trabalho em grupo; Ampliação da capacidade de expressão dos indivíduos; Apropriação dos recursos midiáticos, partindo dos interesses e das necessidades de quem deles se utiliza; Uso da tecnologia para a mediação de conflitos e promoção de valores humanos e solidários na escola; Discussão de temas transversais como sexo, direitos e cidadania (ECA), violência, meio ambiente (sustentabilidade) de forma natural, ou seja, franca e aberta; Promoção da gestão participativa dos meios de comunicação, da informação e do próprio espaço escolar; Comprometimento maior dos sujeitos com a transformação social. 2

9 Notícia: Pauta A pauta é o princípio de uma reportagem completa e interessante. Através dela planeja-se desde uma rápida entrevista até a cobertura de grandes eventos. A elaboração da pauta divide-se em: 1 – Pesquisa sobre possíveis assuntos a serem abordados; 2 – Pesquisa aprofundada sobre o assunto escolhido; 3 – Elaboração de um texto-síntese (briefing) a ser distribuído para a equipe; 4 – Escolha do enfoque; 5 – Criação de uma lista de fontes e respectivos contatos. Pense sempre na sua capacidade de acesso a elas; 6 – Montagem do roteiro de perguntas a cada entrevistado; 7 – Verificação e teste dos equipamentos e recursos necessários; 8 – Planejamento das formas de organização, transmissão, armazenamento e postagem do material coletado (podcast).

10 Notícia: Nota A nota é a forma mais simples da notícia. Deve responder às perguntas básicas do jornalismo: Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? O quê? Na redação da nota a ordem em que estas perguntas são respondidas varia de acordo com a importância das respostas para o enfoque desejado. O que for mais relevante deve vir sempre primeiro. Cabe à ficção deixar o melhor para o final. O texto da nota não deve ultrapassar um minuto e dispensa a presença de citação sonora dos entrevistados.

11 Notícia: Reportagem A reportagem ou matéria é a essência do jornalismo. Confira suas principais características: ○ Sintetiza opiniões plurais e informa ao ouvinte o suficiente para que este forme opinião sobre o assunto abordado. ○ Necessariamente apresenta os trechos mais importantes da fala dos entrevistados articulados com os dados coletados pelo redator / repórter. ○ NÃO É APENAS UMA ENTREVISTA porque busca abordar os fatos do maior número possível de pontos de vista. ○ Na sua composição sonora cabem trilhas, músicas e áudios de ambientes para ilustrar. 3 4

12 Atividade 2 Redija uma notícia sobre um fato ocorrido na sua comunidade. Lembre-se de responder às perguntas que formam o LEAD : Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? O quê?. Grave e edite esta notícia utilizando o Audacity. Crie uma pauta para a cobertura de um fato ou evento que ocorre na sua comunidade.

13 REFERÊNCIAS

14 Bibliografia Manual do Laboratório do SEPAC. Rádio, a arte de falar e ouvir. Paulinas, 2007. BARBEIRO, H.; LIMA, P. R. Manual de radiojornalismo – produção, ética e internet. 2. ed. São Paulo: Editora Campus, 2003. Imagens Alunos do Imprensa Jovem na Campus Party Autor: Anderson Zotesso. Acervo do Programa Nas Ondas do Rádio. Cobertura do Imprensa Jovem na Campus Party Autor: Anderson Zotesso. Acervo do Programa Nas Ondas do Rádio. Foto do acervo Nas Ondas do Rádio.

15 Quem somos? COORDENAÇÃO  Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão)
 Leonardo Moncorvo (apoio)  Isabela Rosa da Silva (apoio) FORMADORES •Alda Ribeiro •Anderson Zotesso •Isabel Santos •Izabel Leão •Márcia Coutinho •Marciel Consani •Paola Prandini •Paula Carolei •Paulo Teles •Richard Romancini •Salete Soares •Silene Lourenço


Carregar ppt "AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google