A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
CESTEH/ENSP/FIOCRUZ

2 FIOCRUZ Missão: Promover a saúde e desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. ENSP Missão: Capacitação, treinamento, produção ciêntífica e tecnológica, Prestação de serviços de referência. CESTEH Missão: Referência em ST, ensino, pesquisa, tecnologia e meio ambiente.

3 OBJETIVO Instituir Serviço de Referência em Alta Complexidade com: Assistência; Auxílio técnico/científico ao gestor público na definição de políticas de atenção; Capacitação, vigilância e aperfeiçoamento do sistema de Informação como instrumentos de controle; Regulação e mecanismos de avaliação dos agravos decorrentes da perda auditiva de origem ocupacional.

4 EPIDEMIOLOGIA BRASIL: 03 principais agravos à saúde:
LER/DORT________ % PAIR   ___________      18.3% Pneumoconiose ____ % Fonte: COSAT/2003

5 ATIVIDADES ASSISTENCIAIS
Atendimento audiológico, Disponibilização de protocolos e material técnico/científico, Emissão de laudos individuais, pareceres/relatórios técnicos periciais ambientais/ocupacionais.

6 ATIVIDADES DE ENSINO Curso de Capacitação em Audiologia;
Treinamento e capacitação profissional para a rede SUS, Rede Estadual e Municipal; Disciplina eletiva - Mestrado em Saúde Pública.

7 ATIVIDADES DE PESQUISA
Gestão e desenvolvimento de Projetos de pesquisa Novos Projetos: Inclusão Social – “Conversando com o trabalhador Surdo” “Estratégias para a gestão de ruído e substâncias ototóxicas em Instituições de pesquisa, produção de insumos, ensino e saúde” Produção científica e tecnológica apresentada em artigos (4), nos quais, os dados coletados foram tratados com a aplicação de modelagens estatísticas e estudos epidemiológicos no EPI-AUDIO.

8 EVENTOS CIENTÍFICOS I e II Oficina de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde Auditiva do Trabalhador e 2008; III Oficina de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde Auditiva do Trabalhador - 10/2010.

9 AÇÕES DE VIGILÂNCIA. Parceria CESTEH-CEREST Estadual/RJ.
Plano de ação estratégico para: assessoria, planejamento, treinamento, capacitação profissional , informação, educação e comunicação em saúde auditiva para a rede SUS, Rede Estadual e Municipal. Ações de vigilância dos ambientes de trabalho; Ações de vigilância à saúde dos trabalhadores.

10 AÇÕES DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E MONITORAMENTO DA SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR
Planejamento de estratégias para a identificação precoce, prevenção, reabilitação das alterações auditivas EPI-AUDIO – ferramenta de análise para o gerenciamento das informações e monitoramento dos dados epidemiológicos.

11 POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE AUDITIVA e VOCAL DO TRABALHADOR
CGSAT/MS SMS/NUSAT SESDEC/DST/CEREST/RJ PARCERIAS Projeto “Incubação de tecnologia”

12 Instrução Normativa Estadual / PAIR - Rede Sentinela
Instrução Normativa Nacional / PAIR Instrução Normativa Estadual / PAIR - Rede Sentinela Plano de ação estadual em saúde auditiva do Trabalhador/2009 Implantação da notificação do sintoma DISFONIA OCUPACIONAL R (SINAN NET) Construção de Modelo de Estratégias de vigilância em saúde auditiva para uso na rede estadual e municipal.

13 DESAFIO

14 Estado do Rio de Janeiro por Região
População/ serviço audiologia por região: 7 11 1 2 9 /20 /7 /1 /2 /0 /1 /1 /1 /00 Fonte: Atlas de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – Saúde Cooperação Ensp/SESDEC

15 FIM


Carregar ppt "SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google