A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura."— Transcrição da apresentação:

1 Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura

2 E.E.E.F.Rui Barbosa Trabalho de História
Aluna : Laura Lange Turma:83 Professora Solange Componente curricular:História

3 Etapas da evolução do Capitalismo
1ª Etapa: Capitalismo Comercial Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começou a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e não encontradas na Europa. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, começaram um ciclo de exploração, com o objetivo de enriquecimento e acumulo de capital.

4 2ª Etapa : Capitalismo Industrial
No final do século XVIII e início do XIX, teve origem o chamado capitalismo industrial, esse ficou caracterizado por muitas evoluções que foram primordiais à ocorrência da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, a utilização do carvão mineral como fonte de energia para a indústria têxtil recebeu o invento da máquina a vapor, a inserção de outras nações no processo, como França, Alemanha, Estados Unidos e Japão. O imperialismo europeu, a partilha colonial, o liberalismo e o surgimento do socialismo também marcaram esse período.

5 3ª Etapa: Capitalismo Financeiro
O capitalismo financeiro tem seu início no século XX, e os fatos históricos e características da etapa remetem-se à Segunda Revolução Industrial, o descobrimento do petróleo como fonte de energia, invento do motor à combustão, a indústria automobilística e a evolução nos transportes, economia monopolizada de indústria e finanças, a criação da União Soviética, Crash da Bolsa em 1929 (crise de 29), intervenção do estado na economia, terminando com o liberalismo puro, a expansão e surgimento de grandes corporações e empresas transnacionais.

6 Mercantilismo O que era? Era uma corrente de pensamento econômico desenvolvida na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII. Práticas e ideias: Entre os princípios que regiam as idéias mercantilistas destaca-se o metalismo que considerava que a riqueza de um Estado correspondia mensurava-se pela quantidade de metais preciosos, que o mesmo possuía dentro de seu território (aumentar a quantidade de metais preciosos era, portanto, um dos objetivos das práticas mercantis).

7 O que era Protecionismo. Era um dos princípios mercantilistas
O que era Protecionismo? Era um dos princípios mercantilistas. Os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países. Política do Monopólio: Era,na estrutura mercantil, um regime de fabricação, compra e venda de produtos ou prestação de serviços, caracterizado pela falta ou grande limitação de concorrência, resultante de circunstâncias naturais por existirem poucos produtores ou comerciantes a oferecer mercadorias que têm uma grande procura por parte dos compradores.

8 Fontes de pesquisa www.google.com.br www.wikipedia.com


Carregar ppt "Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google