Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenato Crespo Alterado mais de 9 anos atrás
1
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador: Autoridade profissional; Autoridade moral; Autoridade técnica Metodologia, conteúdo e relações interpessoais; O aluno deve conhecer o objetivo de cada atividade; Não há quem fique atento a uma aula que não motiva;
2
► O aluno indisciplinado
Não é mais aquele que conversa ou se movimenta na sala de aula; É aquele que não tem limites, não se autogoverna;
3
► O fim da Indisciplina:
Negociação de objetivos e regras com os estudantes; A participação da comunidade escolar;
4
O exemplo da Escola estadual Parque Piratininga II:
Alunos rebeldes: pichavam a escola, agrediam colegas e ofendiam professores; Professores não conseguiam superar os problemas através de gritos e ameaças; O surgimento do Código interno disciplinar; Resultados favoráveis
5
► O exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Nava:
Alunos extremamente violentos; O objetivo maior era fazer com que os jovens parassem de odiar a escola; Desenvolvimento de projetos extracurriculares;
6
► motivação à autodisciplina:
Investir na autonomia como geradora da autodisciplina; Aprender a resolver problemas através do diálogo; Não encarar a disciplina como um mecanismo de repressão ou controle;
7
► Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
Autoridade profissional; Autoridade moral; Autoridade técnica
8
Referências LIBÂNEO, José Carlos. Didática. – São Paulo: Cortez, 1994.
Revista Nova Escola, ed. 183 – Jun/2005.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.