A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de Análises de Sistemas de Informações em Saúde - LABSIS

2 Indicadores em Saúde

3 Definição de Indicador Segundo a OMS
Parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo.

4 Definição de Indicador
Instrumento de mensuração para o gerenciamento, avaliação e planejamento das ações em saúde, possibilitando mudanças efetivas nos processos e nos resultados, através do estabelecimento de metas e ações prioritárias que garantam a melhoria contínua e gradativa de uma situação ou agravo.

5 Recursos, acesso e cobertura.
Classificação (OPAS) Demográficos. Socioeconômicos. Saúde. Recursos, acesso e cobertura.

6 Simplicidade Técnica (rápido manejo e fácil entendimento).
Requisitos Simplicidade Técnica (rápido manejo e fácil entendimento). Uniformidade. Sinteticidade (abranger o efeito do maior número possível de fatores). Poder Descriminatório (permite comparações). Confiabilidade.

7 Método de Construção Composição de uma equipe de construção contemplando departamentos e setores da unidade. Processo conceitual e de formação de consensos sobre quais situações monitorar. Processo operacional utilizando-se de informações já coletadas ou pesquisando novas informações. Divulgação e disseminação para a equipe da unidade e selecionar quais seriam divulgados para o público externo (imprensa, meio científico). Intervenção através de planejamento de ações para o enfrentamento ou manutenção de situações.

8 Como expressar um Indicador
Fato. Número Absoluto. Proporção. Coeficiente (probabilidade). Índice (percentual).

9 Montagem de Indicadores
Nome e tipo de indicador (o que). Objetivo / Propósito (por que). Responsável (quem). Método e Fórmula (como). Fonte da informação e amostra (onde). Frequência (quantas vezes). Custo da apuração do indicador (quanto custa).

10 Classificação dos Indicadores de Saúde
Mortalidade. Morbidade. Avaliação de serviços (gerenciais ou de desempenho).

11 Aplicação Caráter clínico. Informação epidemiológica.
Condições gerais de vida. Natureza administrativa.

12 Indicadores de Desempenho
Indicadores de estrutura entendidos como recursos utilizados: recursos físicos, humanos, materiais, instrumental normativo e administrativo, fontes de financiamento Indicadores de processo implicam as atividades relativas à utilização de recursos, nos seus aspectos quanti e qualitativos: média de permanência, taxa de ocupação, índice de giro, rendimento da sala cirúrgica, cirurgias por diagnóstico Indicadores de resultados correspondem às conseqüências da atividade do estabelecimento ou profissional, para saúde dos indivíduos ou população: Satisfação da clientela, Morbidade, Mortalidade.

13 A escolha dos indicadores deve orientar-se segundo três ângulos:
Eficiência (custo-benefício). Eficácia (ações desenvolvidas x alcance dos resultados previstos). Efetividade (resultados alcançados em relação aos benefícios ou mudanças geradas).

14 Indicadores-padrão Média de permanência (número de pacientes-dia/ número de saídas) Taxa de ocupação (número de pacientes-dia/ número de leitos-dia) Índice de rotatividade (número de saídas/número de leitos) Taxa de mortalidade institucional (número de óbitos/número de saídas)

15 Outros Indicadores Hospitalares
Infecção hospitalar Infecção da ferida cirúrgica Taxa de necropsias Taxa de reações transfusionais Mortalidade neonatal Mortalidade perioperatória Erros de medicação Taxas de cesarianas Taxas de readmissões. Pacientes-dia em leitos para casos agudos Idosos em terapia intensiva Numero de cirurgias

16 O Melhor Indicador O que se adequa a minha realidade (nos diversos níveis)

17 Ação Necessiadade de determinadas informações SIS / Instrumentos de coleta Avaliação Indicadores Dados e informações

18 Benefícios do uso de indicadores:
Otimização de RH. Confrontação com o censo comum. Comprovação de deduções empíricas. Uso dos dados coletados. Diminuição do retrabalho e desburocratização. Classificação por risco. Monitoramento de eventos em tempo real.

19 Painel de Bordo 12/04/2002 DPF

20 INDICADORES EM SAÚDE OBJETO MEIO OBJETIVO Ações de Saúde:
-custos relatórios do SIS avaliação -qualidade inquéritos periódicos planejamento -quantidade instrumentos de coleta eficiência -recursos banco de dados próprio eficácia -tecnologias efetividade -modelos

21 Não é por se terem construído fábricas que houve a industrialização, mas sim por que se passou a ser possível medir o trabalho. Daniel Bell, 1958.


Carregar ppt "Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google