A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta."— Transcrição da apresentação:

1 A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz); Rosane Mendes da Silva (ENSP/Fiocruz) CRICS9 Campus Virtual de Saúde Pública Brasil

2 Introdução Rede descentralizada de indivíduos, instituições e organizações que compartilham cursos, recursos educacionais abertos, serviços e atividades de educação, resultado de uma parceria entre a OPAS e os países da região das Américas.

3 Introdução Objetivos principais Fortalecer as competências da força de trabalho em saúde pública, fazendo uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação, e educação em saúde Apoiar estratégias alternativas de cooperação em rede, regionais, sub-regionais, nacionais e institucionais.

4 Cursos Recursos de Educacionais Abertos NotíciasEventos Portal CVSP Formas de participação Introdução

5 Modelo Cooperado Recursos Educacionais Abertos Brasil Portal Agregador Red Moodle Red OER Cursos México Costa Rica

6 Introdução Modelo Cooperado – Rede CVSP/Brasil Instituição 1 Instituição 2 Instituição 3 Portal de RecuperaçãoIntegrada Rede REA CVSP OAI-PMHHarvester Controle de Qualidade Metadados Controle de Qualidade Metadados Repositório ARES Rede UNA-SUS Mecanismo de harvesting Metadados Mínimos/ OAI-PMH Repositório CVSP-Brasil

7 Métodos Definição do Modelo de Governança do Campus Virtual e as políticas para publicação, atualização de conteúdo, fluxo de controle de qualidade e política de acesso aberto. Definição e mapeamento dos metadados mínimos de descrição dos recursos para possibilitar a interoperabilidade entre os repositórios. Mapeamento das instituições parceiras da Rede de Escolas que possuem recursos educacionais para compartilhamento e coleta desses recursos. Treinamento das instituições parceiras para utilização e adoção dos padrões de interoperabilidade entre repositórios.

8 Métodos Integração com o repositório da Rede UNA-SUS- Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais para oferta de cursos de pós-graduação e de extensão universitária, por meio os da UNA-SUS de cursos a distância Implementação do formulário de coleta dos recursos educacionais para as instituições parceiras da Rede de Escolas sem repositório. Coleta (Harvesting) dos recursos educacionais da rede UNA-SUS Aperfeiçoamento do fluxo de qualidade para o repositório Integração CVSP-Brasil com a Rede REA/OER – Bireme/CVSP/Opas, integrando com a Biblioteca Virtual em Saúde na criação de uma rede de recursos educacionais abertos.

9 Resultados Atualmente a Rede CVSP-Brasil possui compartilhados em acesso aberto 2047 Recursos educacionais, sendo: 2034 objetos de aprendizagem 7 cursos 6 ferramentas de aprendizagem.

10 Conclusão e Comentários A integração dos repositórios institucionais da rede CVSP permite a publicação, busca e recuperação em nível regional, dos países das Américas, de recursos educacionais abertos para formação permanente, considerando- se as diretrizes do acesso aberto ao conhecimento. A proposta é de expansão, com a incorporação de outras redes para a geração de conhecimento, habilidades e competências em saúde pública. Rede -RESP UNASUL Rede CVSP Regional Rede UNA-SUS Rede de Escolas de SP ARCA – Fiocruz RedeCVSP/Brasil


Carregar ppt "A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google