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Como Elaborar um Plano de Negócios

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Apresentação em tema: "Como Elaborar um Plano de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Como Elaborar um Plano de Negócios
Marck Silva Março/2009

2 Apresentação Gerente de Projeto, Atonus Engenharia de Sistemas, 2008.
Professor no convênio ITA/Stefanini-Training do curso de Especialização em Gestão de Projetos, 2008. Coordenador do Departamento de Patentes, Braxil – Marcas e Patentes, 2005. Assessor em Propriedade Intelectual, atual. Mestre em Ciência pela Eng. de Computação do ITA, 2005. Engenheiro Químico, UFPA, 2001.

3 Ordenação da Proposta Dia 1
O que e como escrever, Exemplos e Criação do meu Plano de Negócio Dia 2 Apresentar para o Investidor do Fundo Criatec valendo R$1,5 milhões Dia 3 Visão do Empreendedor, Conceitos, Inovação e Exemplos

4 Visão do Empreendedor “O meu negócio não possui concorrentes!” (ERRADO!) - O Mundo vive hoje SEM SEU NEGÓCIO! O Diretor da Empresa deve visualizar os caminhos que a empresa poderá passar para atingir uma meta e/ou manter-se no mercado. Diretor da Empresa A Diretor da Empresa B Diretor da Empresa C Diretor da Empresa D

5 Visão do Empreendedor - Normalmente o empreendedor pensa apenas em 1 ano de empresa (ERRADO!) - Planos de Negócio com apenas 1 ano de planejamento é considerado FRACO! O Mundo real de hoje obriga a pensar, escrever e apresentar um planejamento de, no mínimo, 5 ANOS do seu negócio!

6 Visão do Empreendedor - Normalmente o empreendedor apresenta seu Plano de Negócio para Banco, a fim de conseguir um financiamento. - Todo financiamento bancário exige pelo menos 130% de garantias reais e normalmente o empreendedor não tem as garantias solicitadas. Todo financiamento bancário exige a devolução da grana com taxas que variam de 4% a 10% a.a., dependendo da linha de financiamento e do banco.

7 Visão do Empreendedor - Para o empreendedor, NÃO EXISTEM outras fontes de financiamento do seu empreendimento, apenas Banco! (ERRADO!) - O Brasil dispõe de outras fontes de recursos NÃO-REEMBOLSÁVEIS para viabilizar e melhorar seu negócio (FINEP, FAPESPA, CNPq, CAPES, SESI). São baseados em INOVAÇÃO! O empreendedor não sabe como conseguir estes recursos disponíveis.

8 Visão do Empreendedor - O empreendedor NÃO compreendeu ainda que TUDO É BASEADO EM PROJETOS! - Qualquer busca por financiamento bancário exige que se apresente um Projeto. O empreendedor não sabe escrever Projetos e/ou Plano de Negócio. Vamos aprender e exercitar neste curso a elaboração de Planos de Negócio!

9 Conceitos PROJETOS Colocar no papel a descrição de um planejamento estruturado, visando APRESENTAR e CONVENCER a si próprio ou alguém de que seu produto, serviço ou empresa é MUITO BOM para investir! PLANO DE NEGÓCIO Semelhantemente ao Projeto, porém, com foco apenas na empresa, visando APRESENTAR e CONVENCER a si próprio ou alguém de que sua empresa é MUITO BOA para investir!

10 Conceitos INOVAÇÃO “A inovação implica em introdução de novidade, um aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços” (Lei 10973/2004). INOVAÇÃO SEGUNDO O SEBRAE “A concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando em maior competitividade no mercado.” (Art. 64, inciso I da Lei Geral da MPE)

11 Captação de Recursos Existem 4 formas de conseguir recursos financeiros no Brasil: 1- NÃO-REEMBOLSÁVEIS – Propostas com foco em Inovação e parcerias com Universidades, sem demonstrar garantias reais; 2- Reembolsáveis – Qualquer banco, devendo apresentar garantias reais; 3- Família – Aqueles que mais incentivam (pai, mãe, irmãos, avós, etc); e 4- Capital de Risco – Foco em inovação e sem apresentar garantias reais.

12 Exemplos de Inovação - Escorredor de arroz
Poltrona de escritório a gás Farmácias BIG BEN Chamma da Amazônia Celular Avião Relógio etc

13 Modelo Estratégico de um Plano para a Empresa
Gestão tática e operacional Eng. sistemas Gestão de projetos - Aplicação $ Estratégias funcionais Iniciativas estruturantes - Orçamentação Objetivos e metas estratégicos Definição do propósito estratégico Análise ambiental e industrial Determinação de objetivos e estratégias Visão Missão Políticas Diretrizes Valores Elaboração de planos e programas Ambiente geral competitivo interno Execução de atividades e projetos Estratégias de negócio: Corporativas U.N.´s tecnológicas Coordenação e controle Retroalimentação

14 Modelo Estratégico de um Plano para a Empresa
Estratégias competitivas: genéricas e políticas tecnológicas Estratégias genéricas Liderança de custo ampla Diferenciação ampla custo focalizada focalizada Políticas tecnológicas Mudanças em produtos processos Desenvolvimento de produtos visando à redução de custos Melhoria em curvas de aprendizagem e economias de escala visando à maior qualidade e custos de troca Aperfeiçoamento de processos, a exemplo de menor tolerância, ajustando o desempenho à demanda ajustando produção à demanda com ênfase em áreas indicadas pela demanda de modo a elevar o desem- penho de produtos

15 Principais Abordagens de um Plano de Negócio
Dificuldades Existentes no mercado INVESTIMENTOS (construir, logística, mão-de-obra e tempo) Soluções existentes destas dificuldades Abordagem DIFERENCIAIS em relação ao existente Sua solução para estas dificuldades INOVAÇÃO envolvida na solução

16 O que colocar num Plano de Negócios
8) O investimento ajudará a empresa em quais aspectos? (próximos 5 anos: gerencial, contatos, financeiro, etc). 9) Estratégia de saída (se o empreendimento der errado, o que será feito?) 10) Análise SWOT (pontos fortes e fracos do projeto) 1) O que é a empresa (existente ou a ser criada) e sua área de atuação no mercado. 2) O empreendedor e sua equipe. Investimentos Apresentar para quem? (Alvo) Problema 3) A tecnologia e/ou produtos e seu diferencial no mercado. 4) Quais as dificuldades que outra empresa tem para reproduzir o que sua empresa faz? 5) Elaborar planilha financeira de investimentos ($), projetando para 5 anos de atividades. 6) Explicar como os produtos serão vendidos. 7) Argumentos para receber o investimento, baseados em tecnologia, mercado, equipe, resultado financeiro (lucro $), necessidade de capital e tempo de retorno financeiro. Mercado Solução

17 Propriedade Intelectual
- O empreendedor NÃO CONHECE A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. - Qual o valor da marca Nike, Coca-Cola, Chamma da Amazônia?? - Qual o valor da Patente do Escorredor de Arroz, do processo de desenvolvimento do Cupulate?? - Uma empresa fica mais valorizada quando possui a Propriedade Intelectual protegida.

18 NECESSIDADE DE CAPITAL
Capital de Risco – Fundo Criatec Critérios de seleção Critérios TECNOLOGIA grande diferencial tecnológico e/ou competitivo com relação aos concorrentes MERCADO solução de um problema de mercado claro e economicamente relevante EQUIPE equipe empreendedora de alto nível (técnico, gerencial e inter-pessoal) RESULTADO FINANCEIRO possibilidade de margens significativas NECESSIDADE DE CAPITAL empresas que necessitem de menos de R$ 10 mi para alcançar forte expansão

19 Principais investidores e incentivadores no Pará e Brasil
Fundo Criatec de Capital Semente. ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – FAPESPA ( SEBRAE. ( INCUBADORAS de Empresas ( Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP ( CNPq e CAPES. ( REVISTA BRASILEIRA DE INOVAÇÃO

20 Links http://lattes.cnpq.br/0835736259074384 (CV Marck)

21 LINKS SOBRE CAPITAL DE RISCO
Capital de Risco – Fundo Criatec Links LINKS SOBRE CAPITAL DE RISCO Abertura de capital:

22 EDITAIS! Fundo Criatec – Capital de Risco
Investimento até R$1,5 milhões na empresa 2) Chamada FAPESPA Nº 009/ PROGRAMA PARAENSE Título: PROGRAMA PARAENSE DE APOIO A PESQUISA NA EMPRESA (R$120 mil) 3) Edital MCT/SETEC/CNPq Nº 67/ Estimular a inserção de mestres e doutores nas empresas, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional (Plano CTI e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) [ 4) SELEÇÃO PÚBLICA MCT/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação – 01/ Apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras através de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis).

23 FRASES DE EFEITO METAS Início (Filosofia) Solucionador
“Mire as estrelas, pois se você errar, pelo menos você estará no céu” (Baccan – ITA). “Não pergunte do que sou capaz, dê-me a missão!” (Exército Brasileiro) METAS “Não saia da Universidade para procurar emprego. Saia da Universidade para GERAR emprego!” (ITA) “Eu posso falar, eu posso aconselhar. Mas, a decisão, É SUA!” (Marck) “Você é AMADOR ou PROFISSIONAL?” (Marck) Profissionalismo Reflexão

24 VAMOS VER OS MODELOS EM PDF E PREPARAR O NOSSO!
EXEMPLOS REAIS! VAMOS VER OS MODELOS EM PDF E PREPARAR O NOSSO!

25 Marck Silva OBRIGADO! marck@amazonegement.com
(91) (91) R-224


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