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Pós-Graduação - EAD FACINTER

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Apresentação em tema: "Pós-Graduação - EAD FACINTER"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação - EAD FACINTER
EMPREENDEDORISMO Prof. Me. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

2 Empreendedorismo O que é empreendedorismo? Qual seu objetivo?
Para que serve? Está na moda? Quem é empreendedor? Qual a importância do em- preendedorismo para a sociedade?

3 Etapas do empreendedor
Despertar da motivação para criação do próprio negócio; Desenvolvimento da ideia ou processo visionário; Validação da ideia; Definição da escala de operação e identificação dos recursos; Elaboração do PN; Operacionalização do PN; Consolidação e sobrevivência.

4 Empreendedorismo O que é? Como? Qual o Resultado?
É um PROCESSO de criar algo DIFERENTE e com VALOR, dedicando TEMPO e ESFORÇO necessários. Assumindo os RISCOS: Financeiros, Psicológicos e Sociais correspondentes; Recebendo RECOMPENSAS da satisfação econômica e pessoal.

5 Relembrando….. Adam Smith Desenvolvimento das nações resultado de três variáveis: Mão-de-obra; Matéria prima; Capital . Hoje mais importantes: Tecnologia; “Empreendedorismo”.

6 ESTAMOS EM CRISE: ...Sensação de risco? ...Indignação? ...Acomodação?
...Esperança? ...Ação?

7 História do empreendedorismo
1950 -SCHUMPETER pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações KNIGHT e PETER DRUCKER introduzido o conceito de risco; PINCHOT - introduzido o conceito de "intra empreendedor“ (dentro da organização);

8 Empreendedor x capitalista
Cantillon um dos primeiros autores a fazer a diferenciação empreendedor e capitalista: Capitalista aquele que entra com a participação financeira no negócio. Empreendedor indivíduo que assume os riscos do negócio: aquele que tem e coloca a ideia em prática.

9 Empreendedor X Administrador
Séculos XIX e XX forma análoga entre empreendedores e administradores Atribuição organizadores da empresa, porém, sempre a serviço do capitalista.

10 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
Década de Softex e Genesis apoiavam atividades de empreendedorismo em software, estimulando o ensino da disciplina em universidades e a geração de novas empresas de software (start-ups).  O programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, capacitação 6 milhões de empreendedores. Investimento: R$ 8 bilhões . Mais de 5 milhões de operações de crédito.

11 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
Os programas Empretec e Jovem Empreendedor do SEBRAE;  Diversos cursos e programas sendo criados nas universidades brasileiras para o ensino do empreendedorismo;  Explosão do movimento de criação de empresas pontocom no país nos anos 1999 e 2000 empresas desenvolvidas por jovens;

12 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
Cursos específicos como os MBAs, de curta duração e Ead sobre empreendedorismo. Crescente movimento de franquias no Brasil: mais de redes de franquias no país, com cerca de unidades franqueadas R$ 46 bilhões de faturamento consolidado do setor. (Fonte: Adaptado de Dornelas (2008, p. 11, 12)).

13 Conceitos de empreendedorismo
Envolve o processo de criar algo novo, inusitado, que agregue valor bem como, a devoção e comprometimento do tempo e esforço necessário para desenvolver a atividade.

14 Tradução de entrepreneurship – ideias de iniciativa e inovação;
Termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar; O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. (DOLABELA, 2008, p.24).

15 Aspectos que definem um empreendedor
Tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar. (DORNELAS, 2008, p. 23)

16 PESQUISA GEM 2010 (Global Entrepeneurship Monitor)
Maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo. Começou com uma parceria entre a London Business School e o Babson College, sendo iniciado em 1999 com 10 países, e se expandindo para 59 economias a partir de 2010.

17 O Brasil participou pela primeira vez no ano 2000.
Os resultados do GEM incluem comparações globais, relatórios nacionais e tópicos especiais baseados no ciclo de coleta de dados anual. Mais de 300 acadêmicos e pesquisadores participam ativamente do projeto e, como membros do consórcio que realiza a pesquisa mundialmente, têm acesso à programação de entrevistas, procedimento de coleta de dados e outros detalhes para análises sistemáticas.

18 PESQUISA GEM 2010 (Global Entrepeneurship Monitor)
Em 2010, para cada empreendedor por necessidade havia outros 2,1 que empreenderam por oportunidade.

19 PESQUISA GEM 2010 (Global Entrepeneurship Monitor)
TEA 2010 = 50,7% são homens e 49,3% mulheres, mantendo o equilíbrio entre gêneros no empreendedorismo nacional. Entre os 21,1 milhões de empreendedores brasileiros, 10,7 milhões pertencem ao sexo masculino e 10,4 milhões ao feminino.

20 PESQUISA GEM 2010 (Global Entrepeneurship Monitor)
FAIXA ETÁRIA: A mais alta taxa é aquela que vai dos 25 aos 34 anos com 22,2%.

21 PESQUISA GEM 2010 (Global Entrepeneurship Monitor)
Mulher brasileira = Apenas em Gana as mulheres atingiram TEAs mais altas que os homens, entre todos os 59 (cinquenta e nove) países participantes da pesquisa em 2010.

22 Pesquisa dados - exposição
GEM 2012 Próxima aula: Pesquisa dados - exposição

23 Empreendedorismo pode ser ensinado?
“o treinamento para a atividade empreendedora deve capacitar o empreendedor para imaginar e identificar visões, desenvolver habilidades para sonhos realistas” enquanto o treinamento para gerentes “enfatiza as habilidades analíticas”. (Filion apud Salim et al, 2004, p. 7)

24 É importante um curso superior?
No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade.

25 A questão é: O empreendedor fez o curso superior ou o curso superior fez o empreendedor?

26 enfatizar as habilidade
Enfoque ensino empreendedor possibilitar o indivíduo a identificar visões. administrador enfatizar as habilidade de fazer análises.

27 10 Razões de “Por que ensinar empreendedorismo”?
Alta taxa de mortalidade infantil das empresas; Empresas necessitam profissionais com visão; Profissionais para gerenciar e viabilizar recursos; Metodologia tradicional não forma empreendedores; Relações universidades/empresas ainda são incipientes no Brasil;

28 10 Razões de “Por que ensinar empreendedorismo”?
Cultura e valores do ensino não sinalizam para o empreendedorismo. Percepção da importância das MPEs ainda é insuficiente; Cultura da grande empresa predomina no ensino; Ética; Cidadania. (Dolabela, 2008).

29 Foco dos cursos (Dornelas, 2008)
Identificação e entendimento das habilidades do empreendedor; Identificação e análise de oportunidades; Como ocorre a inovação e o processo empreendedor; Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico; Como preparar e utilizar um PN; Como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio; Como gerenciar e fazer a empresa crescer.

30 Habilidades requeridas de um empreendedor
Técnicas: saber escrever, ouvir as pessoas, ser organizado e saber liderar e trabalhar em equipe e possuir know how técnico de sua área; Gerenciais: áreas de criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa; Características Pessoais: envolvem características como ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, orientado a mudanças, persistente e ser um líder visionário. (Dornelas, 2008).

31 Por que não eu??? É certo e reconhecido que trazer o tema do empreendimento para a ordem do dia tem permitido a pessoas que não haviam antes pensado concretamente nessa possibilidade se entusiasmar com a ideia de empreender e se fazer a pergunta: por que não eu? (Salim et al (2004, p.7).

32 Características dos empreendedores
São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São otimistas e apaixonados pelo que fazem

33 Características dos empreendedores
São independentes e constroem o próprio destino Ficam ricos São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (networking) São organizados Possuem conhecimento Criam valor para a sociedade (Dornelas, 2008).

34 Pós-Graduação - EAD FACINTER
EMPREENDEDORISMO Prof. Me. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD


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