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Gestão de projetos de Software GTI-16

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Apresentação em tema: "Gestão de projetos de Software GTI-16"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de projetos de Software GTI-16
Aula 2 Processo Unificado

2 Processos Porque não usamos? Decidimos usar quando...
Sentimento de perda de tempo Falta de informação Falta de uma política organizacional Frases-chave: “Já está dando certo do jeito que está” “O usuário quer resultado logo” Decidimos usar quando... Sentimento de “falta de direção” A manutenção de um sistema está saindo “cara” demais Ger. Proj. de Software GTI - 16

3 Modelo cascata Primeiro processo
Managing the development of large software systems. W.W.Royce (1970) Modelo seqüencial de atividades Fortemente inspirado dos processos de engenharia tradicionais “Engenharia de Computação” Necessidades  Projeto  Execução Atividades Análise  Projeto  Codificação  Teste  Manutenção Ger. Proj. de Software GTI - 16

4 Modelo cascata Suposições Evolução
Todos os requisitos são previamente conhecidos Requisitos não mudam Usuários sabem o que querem e só precisam ver o sistema quando este estiver concluído Projetos podem ser feitos de maneira completamente abstrata Codificação sempre se adequa aos projetos (design) Manutenção é trivial Evolução Fonte Espiral Análise Projeto Codificação Testes Análise Projeto Codificação Testes Ger. Proj. de Software GTI - 16

5 Surgiu então o Processo Unificado
O que é o Processo Unificado (UP)? Metodologia de desenvolvimento de software iterativo e incremental Procura estabelecer práticas que visem garantir a produção de um software de alta qualidade, dentro de um cronograma e orçamento possível. Principais práticas Desenvolver iterativamente Gerenciar Requisitos Usar arquiteturas baseada em componentes Modelar software visualmente Verificar continuamente a qualidade do software Controlar mudanças Ger. Proj. de Software GTI - 16

6 Visão em espiral do UP Ger. Proj. de Software GTI - 16

7 Visão Geral Ger. Proj. de Software GTI - 16

8 Conceitos principais Componentes estáticos Componentes dinâmicos
Disciplinas Fluxos Papéis Atividades Artefatos Componentes dinâmicos Ciclos Fases Iterações Marcos Ger. Proj. de Software GTI - 16

9 Conceitos-chave: Disciplina
Uma disciplina é um conjunto de atividades relacionadas a uma “área de interesse” importante em todo o projeto. O fluxo de trabalho de uma disciplina é uma seqüência semi-ordenada das atividades que são realizadas para alcançar um determinado resultado. Tipos Relacionadas ao desenvolvimento Requisitos, análise e Design, implementação, implantação,... Relacionadas ao suporte Ger. de projeto, ger. de configuração e mudança, ambiente,... Ger. Proj. de Software GTI - 16

10 Conceitos-Chave: Fluxo de trab.
Fluxo de Trabalho Uma simples enumeração de todos os papéis, atividades e artefatos não constitui um processo; É necessária uma forma para descrever as seqüências significativas das atividades que produzem algum resultado importante e para mostrar as interações entre os papéis. O fluxo de trabalho é uma seqüência das atividades que produzem um resultado de valor observável. Ger. Proj. de Software GTI - 16

11 Conceitos-Chave Ger. Proj. de Software GTI - 16

12 Conceitos-Chave: Papel
Define Comportamento e as responsabilidades de um indivíduo ou de um conjunto de indivíduos que trabalham juntos como uma equipe Papéis não são indivíduos Descrição do comportamento e das responsabilidades que eles devem ter. Mapeamento Indivíduo/Papel é feito pelo Gerente do Projeto Exemplos Analista de Sistemas, Designer de Negócio, Revisor de Requisitos, Implementador, Arquiteto de Software,… Ger. Proj. de Software GTI - 16

13 Conceitos-Chave: Atividade
Uma atividade é uma unidade de trabalho que um indivíduo, desempenhando o papel descrito, pode ser chamado a realizar. Os papéis possuem atividades que definem o trabalho que executam. Uma atividade é algo que um papel faz e produz um resultado significativo no contexto do projeto Exemplos Avaliar viabilidade do conceito arquitetural Estruturar modelo de implementação Ger. Proj. de Software GTI - 16

14 Conceitos-Chave: Artefato
Um artefato é um produto de trabalho do processo: os papéis usam os artefatos para executar atividades e produzem artefatos ao executarem as atividades As atividades possuem artefatos de entrada e saída Exemplo Analista de Sistema/ Especificador de Requisitos Domínio de Negócio e Especificação de Casos de uso Ger. Proj. de Software GTI - 16

15 Componentes dinâmicos
UP é um processo baseado no modelo espiral Projeto dividido em ciclos Cada ciclo representa uma nova versão do produto Cada ciclo possui 4 fases consecutivas Fases Iniciação – definição do escopo Elaboração – análise e projeto Construção – desenvolvimento e integração Transição – passagem ao “domínio público” O final das fases define os principais marcos do projeto Cada fase pode ser quebrada em iterações Cada iteração resulta em uma nova release Ger. Proj. de Software GTI - 16

16 Fase de iniciação Objetivos Saídas
Definir o caso de negócio do sistema Critério de sucesso, análise de risco, planejamento de recursos e de tempo (cronograma) Delimitar o escopo do projeto Saídas Documento de visão do projeto Caso de uso inicial (~ 20%) Caso de negócio do sistema Planejamento inicial (custo, cronograma, processo,...) Possíveis protótipos (avaliação) Ger. Proj. de Software GTI - 16

17 Marco da fase de incepção
O fim da fase é um marco do projeto (milestone), cujos critérios de avaliação são: Tomador de decisão (stakeholder) está de acordo com o escopo e o custo e tempo estimados Requisitos bem compreendidos (a julgar pelo caso de uso inicial) Custos e cronograma correspondem a realidade Avaliação dos protótipos desenvolvidos O projeto pode ser cancelado ou revisto se não passar nos critérios desse marco Ger. Proj. de Software GTI - 16

18 Fase da elaboração Objetivos
Analisar o domínio do problema Definir uma arquitetura de base Desenvolver o planejamento do projeto, de forma a eliminar os maiores riscos Visão de um “oceano com um palmo de profundidade” Saídas Caso de uso (~80 %) Arquitetura do sistema Protótipo funcional da arquitetura Planejamento mais detalhado, incluindo as iterações Detalhamento do processo de desenvolvimento Ger. Proj. de Software GTI - 16

19 Tarefas na elaboração (1)
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20 Tarefas na elaboração (2)
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21 Marco da fase de elaboração
Critérios de avaliação A visão do produto é estável? A arquitetura proposta é estável? O protótipo mostra que os riscos identificados foram levados em conta e resolvidos? O plano para a fase de construção está bem detalhado? Os stakeholders concordam que o produto pode ser feito no planejamento estipulado com a arquitetura proposta? Os custos investidos estão de acordo com o planejado? Ger. Proj. de Software GTI - 16

22 Fase de construção Objetivos Saídas
Desenvolver os componentes e funcionalidades da aplicação Integrar e testar os componentes Saídas O produto integrado e testado Manual do usuário Descrição da versão atual do produto Ger. Proj. de Software GTI - 16

23 Marco da fase de construção
Critérios de avaliação O produto está suficientemente estável e maduro para ser colocado a disposição? Todos os stakeholders estão satisfeitos em colocar o produto à disposição? Os custos investidos ainda estão de acordo com o planejado? A fase de transição pode ser adiada se os critérios falharem Ger. Proj. de Software GTI - 16

24 Fase de transição Objetivos Inclui
Realizar a transição do software aos usuários Inclui Beta-testing Treinamento dos usuários Conversão das bases de dados funcionais Execução paralela com o sistema que estará substituindo Envio do produto ao marketing e vendas Ger. Proj. de Software GTI - 16

25 Marco da fase de transição
Critérios de avaliação O usuário está satisfeito? As despesas reais com recursos são aceitáveis se comparadas com as planejadas? Final Reiniciar um novo ciclo de vida com uma nova versão do produto Manutenção total dos artefatos para terceiros que serão responsáveis pela manutenção Comercialização do produto Ger. Proj. de Software GTI - 16

26 Sintetizando…. Ger. Proj. de Software GTI - 16

27 Artefatos Documento Iniciação Elaboração Construção Transição
Análise de Domínio de Negócio 80% 13% 5% 2% Arquitetura de Software 10% 70% Camada de Dados 45% 40% Especificação de Casos de Uso 50% 30% Realização de Casos de Uso 0% 20% 75% Implementação 0-5% 30-40% 50-60% Ger. Proj. de Software GTI - 16

28 Atividade em grupo Ger. Proj. de Software GTI - 16


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