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Acabias Marques Luiz. III – Variáveis, constantes e executáveis Parte 1 – Introdução a linguagem  Variáveis e Constantes  Atalhos na manipulação de.

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1 Acabias Marques Luiz

2 III – Variáveis, constantes e executáveis Parte 1 – Introdução a linguagem  Variáveis e Constantes  Atalhos na manipulação de variáveis  Função puts  Primeiro programa “Ola Mundo!”  Função gets

3  Uma variável é o nome que Ruby associa a um objeto particular. Por exemplo: >> cidade = "Pontal" Ai Ruby associou a string "Pontal" com o nome (variável) cidade.  Pense que Ruby fez duas tabelas. Uma com objetos e outra com os nomes deles. Então pense que Ruby desenhou uma seta de cidade para "Pontal". Sempre que Ruby encontra a palavra cidade ele seguirá a seta e chegará até a string "Pontal".

4  Atenção: O nome de variáveis deve começar com uma letra minúscula.  Crie sempre bons nomes para as variáveis.  O nome da variável deve conter informação sobre o que está contido no objeto.  Não tenha medo de criar nomes de variáveis com mais de uma palavra. Apenas faça ficar legível. Aqui estão duas convenções para isso: ◦ idadeEstudante ◦ idade_estudante A forma idadeestudante é nada aconselhável, já que deixa ilegível o código.

5  Você pode manipular variáveis exatamente da mesma forma como você manipula os objetos que eles representam.  ATENÇÃO: o computador entenderá como variável var1. Cuidado para não escrever var 1 (Ou seja, escrever com espaço entre as partes do nome).

6 Ao invés deVocê pode escrever assim: Significado var = var + 2var += 2Adiciona 2 à var var = var - 3var -= 3Subtrai 3 de var var = var * 6var *= 6Multiplica var por 6 var = var / 2var /= 2Divide var por 2 var = var** 3var **=3Eleva var ao cubo var = var % 4var %= 4Resto da divisão de var por 4

7  Constantes são variáveis com valor fixo, facilitando o acesso a informação em qualquer parte do programa.  Para declarar uma constante, utilize a primeira letra da variável em maiúscula. (lembre-se, variáveis comuns são sempre declaradas com a primeira letra minúscula).  Se você tentar mudar o valor de uma constante, Ruby vai emitir um aviso "warning”, mesmo assim o conteúdo da constante será alterado.

8  Antes de escrever o programa, preste muita atenção: ◦ O seu código em Ruby será salvo em um arquivo de texto com a extensão “.rb”. Assim o sistema, ao encontrar arquivos “.rb”, saberá que são códigos em Ruby e, ao dar duplo clique no arquivo, abrirá automaticamente o interpretador. ◦ Utilize o programa SciTE para editar seu códigos fonte. Ele é bastante prático e diferencia as funções do Ruby com cores diferentes.

9  PUTS, ou seja, põe (PUT) uma string (S) na tela.  Geralmente as funções do Ruby podem ser chamadas digitando a função e a frente dela os seus parâmetros.  A função puts imprime os objetos passados como parâmetros na tela da seguinte forma:  >> puts “Ola Mundo”  A função puts retorna “nil” (“nil” é o objeto em Ruby para nulo).

10  Continue testando:  >> texto = “Ola “  >> puts texto  >> puts texto + “mundo!”  >> numero = 2  >> puts numero  >> puts “DOIS representa o numero “ + numero.to_s  >> puts “DOIS representa o numero “ + “2” Aqui esperamos a variável número como string porque o operador “+” só funciona quando os objetos são iguais. Lembre-se que o método INTEIRO#.to_s retorna inteiro como string.

11  Sabemos que o Ruby interpreta linha a linha, mas podemos fazer declarações em várias linhas.  Para fazer uma declaração em mais de uma linha você deve, ao final da primeira linha da declaração, inserir uma “\” (barra invertida).  >> puts “Ola “ + \  ?> “mundo”  (“?>” representa a espera de resposta)

12  Abra o SciTE  Vá a Language e escolha Ruby

13  Digite a linha de código abaixo:  Após digitar, salve o arquivo como ola.rb. puts “Ola Mundo!”

14  Abra o Prompt de comando do Windows. Navegue até a pasta onde você salvou o arquivo. Depois disso, chame o interpretador Ruby da seguinte maneira: ruby ola.rb Isso chamará o interpretador Ruby e seu programa será executado.

15  “\n” representa nova linha. Se caso você achar necessário imprimir uma string do seu programa em uma nova linha, basta apenas colocar um puts “\n”.  Você pode usar:  Ou puts “\n” puts “Ola Mundo!” puts “\n” puts “Ola Mundo!” puts “\n” + “Ola Mundo!”

16  O Ruby também permite comentários nos códigos.  Para comentar algum trecho do código somente inicie o comentário com o símbolo # (jogo da velha).  Lembre-se que o que houver depois do símbolo # na linha do código será ignorado pelo compilador. puts "\n" #Aqui conta uma nova linha puts "Ola Mundo!" #Aqui imprime olá mundo # E aqui já terminou o código! puts "\n" #Aqui conta uma nova linha puts "Ola Mundo!" #Aqui imprime olá mundo # E aqui já terminou o código!

17  Se você instalou corretamente o pacote “One- Click Installer” do Ruby em seu computador, todos os documentos de texto com extensão.rb será reconhecido pelo sistema como executável Ruby, o que fará com que o sistema automaticamente chame o interpretador. Basta dar o duplo clique no arquivo fonte!

18  Faça mais com o Ruby! Crie programas! Invente!  Mas, atenção: Só use o IRB para testes. A partir de agora salve os códigos de seus programas em arquivos para serem executados a partir deles.

19 num1 = 2 + 4 + 6 + 8 num 1 /= 5 num2 = 2 * 3 * 4 num2 -= num1 puts "A resposta eh " + num2.to_s num1 = 2 + 4 + 6 + 8 num 1 /= 5 num2 = 2 * 3 * 4 num2 -= num1 puts "A resposta eh " + num2.to_s Atenção, num2.to_s retorna uma string, e por isso utilizamos ela. Não se esqueça que o operador “+” só funciona quando os objetos tratados são da mesma classe.

20  GETS, ou seja, pega (GET) uma string (S) do teclado.  A função gets recebe os caracteres do teclado e guarda em uma string.  >> nome = gets  A função gets retorna “\n” se não houver entrada de nenhum caractere.

21  Toda vez que a função gets é chamada, a variável que a chama recebe, no final da string, o “\n”. (lembra-se? “\n” é significa nova linha)  Para retirar o “\n” da string é só usar o método String#.chomp.  Verifique no IRB: >> nome = gets >> nome ;perceba o \n >> nome = nome.chomp >> nome ;nome já sem o \n  Em seus programas, ao chamar gets você já pode chamá-lo utilizando o método chomp. >> nome = gets.chomp >> nome

22  Vamos fazer um teste com gets? puts “\nEntre com seu nome: “ nome = gets.chomp puts “\nSeu nome eh: “ + nome puts “\nEntre com outro nome: “ nome2 = gets.chomp.reverse #Aqui dois métodos são chamados juntos puts “\nEsse outro nome ao contrario fica: “ + nome2 puts “\nEntre com seu nome: “ nome = gets.chomp puts “\nSeu nome eh: “ + nome puts “\nEntre com outro nome: “ nome2 = gets.chomp.reverse #Aqui dois métodos são chamados juntos puts “\nEsse outro nome ao contrario fica: “ + nome2

23  Com gets podemos entrar com caracteres do teclado, certo? Como sabemos converter strings em números, vamos agora “pegar” números do teclado usando o gets.  Atenção: antes de converter para você deve retirar o “\n”. puts "\nEntre com um numero: " num1 = gets.chomp.to_i # “pega”, tira o “\n” e converte puts "\nVoce entrou com o numero " + num1.to_s puts "\nEntre com outro numero: " num2 = gets.chomp.to_i puts "\nVoce entrou com o numero " + num2.to_s soma = num1+num2 puts "\n " + num1.to_s + " mais " + num2.to_s + " = " + soma.to_s puts "\nEntre com um numero: " num1 = gets.chomp.to_i # “pega”, tira o “\n” e converte puts "\nVoce entrou com o numero " + num1.to_s puts "\nEntre com outro numero: " num2 = gets.chomp.to_i puts "\nVoce entrou com o numero " + num2.to_s soma = num1+num2 puts "\n " + num1.to_s + " mais " + num2.to_s + " = " + soma.to_s


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