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Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:

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1 Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora: Elizara Carolina Marin Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora: Elizara Carolina Marin Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DE ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de Formação20122013 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 1020 Número de titulados cada ano-previsão até dez/2013 -10

3 UFSM RESUMO DOS REQUISITOS EXIGIDOS PELO DOCUMENTO DE ÁREA CAPES  Avaliação da CAPES compreende o seguintes itens e pesos: Proposta do Programa (15%); Corpo docente (15%); Corpo discente e trabalho de conclusão (40%); Produção Intelectual (40%); Inserção Social (peso 10%)  O crescimento da produção tem aumentado em 30% a cada triênio –excelência fugidia  Dobrou a publicação em periódico A1  O qualitativo tem aumentado  A média entre todos os docentes da área atinge 509 pontos  A mediana da Educação Física é de 320 pontos  81% dos docentes apresentam A1 e/ou A2  A lista da Web Qualis constam 1.309 periódicos

4 UFSM RESUMO DO DESEMPENHO DO PROGRAMA NO PRIMEIRO ANO  O programa se institui, tendo realizado sua primeira seleção (fevereiro/2012). Foram 28 inscritos, que preencheram 10 vagas distribuídas entre os 10 professores orientadores do programa;  Todos os discentes receberam bolsa  dedicação exclusiva;  Parte dos projetos de dissertação possui fomento externo;  Houve credenciamento de mais um docente permanente e em processo de apreciação duas solicitações para colaborador;  Aprovação de Edital para Professor Visitante;  Aprovação do Edital DOC/FIX da FAPERGS/CAPES e contemplados com uma bolsas para um doutor atuar com pesquisa;  Está sendo realizada o segundo processo de seleção, com o PPG sendo o 3º mais procurado na UFSM.

5 UFSM RESUMO DO DESEMPENHO COMPARATIVO AOS DEMAIS PROGRAMAS DA SUA ÁREA DE AVALIAÇÃO MEDIANA DO PROGRAMA = 142,5 (SOMENTE ANO DE 2012)

6 UFSM

7 UFSM PONTUAÇÃO INDIVIDUAL (SOMENTE 2012) 220 PONTOS 3 280 PONTOS 4 400 PONTOS 5 11 PROFESSORES PERMANENTES 10 75

8 UFSM Pontos fortes do Programa  Docentes com experiência em pós-graduação  Boa inserção social e regional dos projetos  Linhas de pesquisa claras e alinhadas com a área  Laboratórios de pesquisa equipados  Projetos com financiamento externo (todos os docentes têm pleiteado)  Docentes com PQ ou com perfil equivalente  Infraestrutura em processo de implementação de melhorias  Apoio de técnico-administrativo  Bolsa para todos os discentes  Página web (português e espanhol)  Professor visitante  Aprovação de um DOCFIX/FAPERGS  Reestabelecimento da revista Kinesis

9 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção intelectual desequilibrada entre as linhas, como observado em outros programas da área 21  Baixa produção em periódicos de alto impacto, mas expectativa de aumento com a produção das dissertações em andamento  Periodicidade da produção intelectual  Necessidade de ampliar o quadro docente para melhor atender os requisitos da CAPES  Poucos convênios nacionais e internacionais  Infraestrutura (necessidade de sala para videoconferência e laboratório equipado para a área sócio-pedagógica)

10 UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 (inverter ordem) Atingir conceito 4Existe apoio institucional e corpo docente com produção Desequilí- brio entre as linhas de pesquisa Crescente aumento da mediana da área 5 Recebimento de alunos estrangeiros para intercâmbio junto aos orienta- dores do programa Existem editais específicos nos quais serão pleiteados recursosnenhuma 5 Aumento do corpo discente por meio de novos processos seletivos Inserção de novos alunos conforme os editais de seleção nenhuma 5 Formar a primeira e a segunda turma de mestres Preenchimento dos créditos, desenvolvimentos dos projetos e apresentação das dissertações nenhuma 5 EXPECTATIVA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO COM RELAÇÃO A CONCEITO NO PRÓXIMO TRIÊNIO (2013-2015)

11 UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Pleitear abertura do curso de doutorado Existe apoio institucional e corpo docente com produção para tal Desequilíbri o entre as linhas de pesquisa; corpo docente para uma das linhas nenhuma5 METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015

12 UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Fomentar atividades pós- graduação, graduação e extensão Iniciação científica e projetos de extensão com desdobramento em produção científica nenhuma Pouca captação de recursos 4 Fomentar produção docente equilibrada Através de auxílio entre docente e vínculo com grupos de pesquisa e programas externos Aprimorar a redação científica em língua estrangeira Número de docentes em uma das linhas 5 Ampliar convêniosconvênios internacionais e nacionais Grupo sobrecarrega do em uma das linhas Nenhuma5 Concurso para docentes aptos para entrar no programa Vagas da instituição Vagas Interesse de profissionais qualificados 5 Fomentar e organizar afastamentos para Pós doutorado Programas de excelência e internacionais Grupo docente reduzido nos Deptos. Produção intelectual para aceder aos editais 3 Docentes com bolsa produtividade CNPQ Produção intelectualnenhumaNúmero limitado de bolsas 2 AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015

13 UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Gerar e desenvolver projetos coletivos Participação em editais Elaboração de projetos Financiamento e Instituições de fomento 5 Estimular a interação internacional Colaboração com grupos pesquisa internacionais Elaboração de projetos Financiamento 4 Submissão mínima de um projeto ano docente Editais internos e externos Elaboração de projetos Produção intelectual para aceder aos editais 2 Fortalecimento dos grupos de pesquisa Acolhimento de docentes Número de projetos do CEFD Nenhuma 4 AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015

14 UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Pontuação mínima de 400 pontos triênio por docente Organização anual (mínimo de 6 artigos em apreciação) Alta carga de atividade didática Reduzido nº de revistas para uma das linhas 5 Mínimo um periódico A1 – B1 ano de cada docente Periódicos internacionais – uso dos recurso da PRPGP nenhumaRevistas disponíveis4 Investimento em quali- dade ao invés de quan- tidade – reduzir B4 e B5 Focar no Qualis da área 21nenhumaRevistas disponíveis4 Produção de dois artigos de cada dissertação Regras estabelecidas em regimento interno nenhuma 5 AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015

15 UFSM  Consolidar Docentes Permanentes  Consolidar produção intelectual qualificada (priorizar produção em períodicos A1, A2 e B1)  Aumentar a quantidade de docentes produtivos permanentes  Organicidade entre Área de concentração, Linhas de pesquisa e as produções docentes e discentes METAS

16 UFSM  Gerar produção a partir das disciplinas do programa  Participar de editais nacionais e internacionais (temos que ser mais ousados)  Oficializar convênios com grupos nacionais e internacionais  Organizar banco de dados dos egressos  Constituição do laboratório equipado para a área sócio- pedagógica  Constituição de espaço equipado para videoconferência. METAS

17 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013- 2015  Qualificação dos laboratórios da área pedagógica  Maior interação entre docentes do PPG e de outros programas afins  Publicação em periódicos de maior impacto  Aumento do número de orientadores para 15  Ter ao menos 8 docentes com produção intelectual para orientar doutorado

18 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA  Realização de eventos internacionais  Articular visitas de pesquisadores estrangeiros  Buscar receber alunos estrangeiros para estágio nos laboratórios do PPG  Promover convênios com instituições do exterior  Disponibilizar o site do PPG em inglês

19 UFSM


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