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INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

2 A História da Computação
A necessidade da computação data de milhares de anos (contagem de ovelhas pelos antigos, uso dos dedos como contagem, sistema decimal, tábuas de multiplicação e tabuadas usados pelos Babilônios, etc) Dispositivos automáticos de cálculo: Ábaco Chinês: 2500 A C - Armação com diversos fios de arame. Em cada fio ficam sete bolinhas. Duas acima de uma barra e cinco abaixo. Os fios correspondem à posição dos dígitos num número decimal, e as bolinhas o dígito.

3 A História da Computação
Bastões de Napier: criados para auxiliar a multiplicação, pelo escocês John Napier, inventor dos logaritmos. Final do Século XVI. Nove peças, uma para cada dígito de 1 a 9. Calculadora de Pascal: 1642, Blaise Pascal, filósofo e matemárico francês, máquina de calcular, baseada em pequenos discos. Máquina de Diferenças de Babbage: em 1822, criou uma máquina com discos e uma manivela, para calcular tabelas. Máquina de Holleritch: Criada pelo estatístico, Hermam Hollerich na década de 1880, era uma máquina para operar com cartões perfurados para tabular dados. (usada na soma dos dados do censo de vários países) Vários ensaios de construção foram feitos: calculadora eletrônica automática, Colossos (computadores eletrônicos), Calculadora Automática de Sequência Controlada, Computadores MARK I a IV.

4 A História da Computação
ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator): 1946, foi o mais ambicioso e pioneiro dos trabalhos em computação eletrônica. Usava válvulas ao invés de relés (18000 válvulas, resistores e capacitores, consumindo 150 quilowatts de potência, área de m2, pesando 30 toneladas). John Von Neumann: EDVAC (Eletronic Discrete Variable e Automatic Computer), computador com programa armazenado, de 1946 a 1952. UNIVAC: feito pelos construtores do ENIAC, Mauchly e Eckert, foi o primeiro computador a entrar em linha de produção. A primeira instalação foi em uma fábrica da General Eletric no Kentucky. IBM (International Business Machines Corporation): construiu seu primeiro computador em 1953 (IBM 701). Várias outros foram lançados no decorrer do tempo, sendo a IBM a líder no mercado de computadores de grande porte.

5 O Que é Computador ? Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, de acordo com o que for especificado O Computador não faz absolutamente nada sem que lhe seja mandado fazer O Computador segue uma sequência de comandos para fazer alguma tarefa

6 Termos Necessários Algoritmo: sequência ordenada, e sem ambiguidade, de passos que levam à solução de um dado problema Dados: informações manipuladas pelo computador. Podem ser nomes de uma lista, notas de um curso, endereços, etc. Dados Numéricos Inteiros Reais Dígitos de Precisão e Arredondamento Cadeia de Caracteres Lógicos (True ou False) Programa: sequência de comandos escritos em linguagem de alto nível, que pode ser executada pelo computador Sistema de Informação Manual Informatizado Processo do Desenvolvimento de Sistemas: Análise Programação Testes e Validação Implantação Treinamento

7 HARDWARE Palavra Inglesa designada para denominar o complexo Físico de cada uma das diferentes máquinas chamadas Computadores Podemos dizer que cada componente físico de uma instalação de computador pode ser denominado HARDWARE Existem várias categorias de Hardware

8 HARDWARE Algumas Categorias
CPU Memória Dispositivos de I/O Monitor Teclado Discos Periféricos A SER ESTUDADO EM DETALHES

9 SOFTWARE Palavra Inglesa designada para denominar o complexo de programação dos Sistemas de Informação Podemos dizer que cada componente lógico existente em um meio computacional pode ser denominado de Software Existem várias categorias de Software

10 SOFTWARE Algumas Categorias
Sistemas Operacionais Linguagens Interpretadores Compiladores Aplicativos Sistemas Desenvolvidos A SER ESTUDADO EM DETALHES

11 Processamento de Dados
Trinômio do Processamento de Dados: Entrada - Processamento - Saída Armazenamento: guardar os dados que o computador não está usando Capacidade de Processamento: medida pela velocidade na execução do processamento dos dados do início ao resultado A Capacidade de Processamento de um computador é influenciada por diversos fatores, incluindo a sua especificação técnica , e também os programas que estão sendo utilizados (S.O.,etc) Cada computador pode ser utilizado em uma solução diferente para uma empresa, de acordo com suas características técnicas (Dimensionamento do Hardware)

12 Processamento de Dados
Interação com o Computador Linguagem Humana Linguagem de Programação Linguagem de Máquina BIT: menor unidade de Informação (0 ou 1) BYTE: conjunto de 8 BITS, possuindo significado lógico KBYTE, MBYTE, GBYTE, TBYTE (* 1024) Dados: sinais brutos e sem significado individual que os computadores manipulam para produzir Informações

13 Processamento de Dados
Linguagens de Programação Linguagens de Alto Nível Linguagens de Baixo Nível Linguagem de Máquina Compiladores Analisador Léxico (catalogação e existência dos comandos e variáveis) Analisador Sintático (sintaxe dos comandos) Analisador Semântico (alguns tópicos da lógica) O Processo de Compilação Programa Fonte, Programa Objeto, Programa Executável Tradução Link-Edição

14 Processamento de Dados
Computador Digital: máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas Programa: sequência de instruções que descreve como executar determinada tarefa Circuitos Eletrônicos: reconhecem um conjunto limitado de instruções simples (básicas: some, verifique, mova dados) Linguagem de Máquina: conjunto das instruções primitivas do computador L1: instruções básicas L2: instruções de nível mais alto L3 ... L4 Interpretador: Recebe um programa em linguagem de mais alto nível, substituindo suas instruções pelas de linguagem de mais baixo nível Tradutor: Lê um programa escrito em linguagem de mais alto nível, gerando outro em linguagem de mais baixo nível, sendo este executado

15 Computadores nos Negócios FONTES DE MUDANÇAS
Configuração Política Globalização da Economia (blocos econômicos) Preservação e proteção ambiental Desenvolvimento científico e tecnológico Novas formas de participação social Demandas sociais - novos valores Pobreza global e disparidades regionais

16 Computadores nos Negócios NOVOS CENÁRIOS
Turbulência, Incerteza Explosão tecnológica Desemprego Escassez Competitividade internacional Consumidores cada vez mais exigentes Velocidade do conhecimento

17 Computadores nos Negócios NOVOS CENÁRIOS
Novos e poderosos concorrentes surgirão a cada momento Maior expectativa de vida das pessoas População urbana dobra até 2025 Comunicação mundial sem fio em 1999/2001 As profissões serão reinventadas

18 Computadores nos Negócios
Os computadores são fundamentais para a sociedade moderna, e sem eles nossa economia ficaria paralisada Os computadores alteraram altamente as práticas comerciais nos últimos anos Dos caixas automáticos aos cartões de crédito, os computadores passaram a fazer parte do nosso modo de vida Medicina e Saúde Pública: os computadores são usados para tudo, desde diagnóstico de moléstia , monitoramento de pacientes, controle permanente de próteses. Marcapassos, implante coclear (aparelho implantado para permitir pessoas surdas escutar - pequeno computador que transforma sons em impulsos elétricos), técnicas de processamento automatizado de imagens, etc Educação: revolução provocada pelos computadores. Projetos científicos, relatórios, pesquisa de banco de dados nas bibliotecas, ferramenta de aprendizado interativo, educação à distância, Internet, etc

19 Computadores nos Negócios
Ciência: cientistas usam computadores para desenvolver teorias, coletar e testar dados, troca de informações eletrônicas com outros colegas, acesso a bibliotecas, centros de conhecimento, simulação de eventos complexos por computador, recepção e análise de dados coletados no espaço, etc. Arqueologia: uso da tomografia axial computadorizada para análise de envoltórios das múmias, e outros detalhes, reconstrução de informações sobre civilizações passadas, etc. Engenharia e Arquitetura: uso do computador em substituição ao lápis e papel, desenho auxiliado por computador (CAD) Manufatura: manufatura auxiliada por computador (braços robotizados, robôs industriais, pedidos de peças, planejamento da produção, etc) Área Legal: acesso dos advogados aos bancos de dados de precedentes e jurisprudência. Acesso aos dados dos tribunais, bancos de dados próprios, etc.

20 Computadores nos Negócios
Cumprimento da Lei: uso de terminais de dados móveis nas viaturas, localização por satélite, programas para determinação de rotas de perseguição, etc, identificação por DNA, impressão digital e outros meios, etc Governo: informações sobre os cidadãos desde dados cadastrais, seguro social, CPF, RG, por uso de sistemas, análise dos dados do imposto de renda pela receita federal, impostos diversos informatizados, etc. Forças Armadas: computadores a bordo de aviões, navios, submarinos, armas e satélites. Sistema de defesa, e administrativos. Música: uso dos computadores para criação de novos instrumentos e sons. (MIDI: Musical Instument Digital Interface), sincronizando o hardware e software que reproduzem sons eletrônicos, efeitos especiais, etc.

21 Computadores nos Negócios
Teatro e Cinema: luzes controladas por computador, imagens e sons por computador, efeitos especiais computadorizados, uso da computação gráfica. Computadores no Lar: chips computadorizados nos eletrodomésticos, tipo TV’s, microondas, lava-louças, ar-condicionado, etc. Sistemas de casa inteligente, etc.

22 A Informação Por que as empresas precisam de Informações
Informação é qualquer item tangível que afete a empresa Informações para processo de tomada de decisões sobre características dos produtos, esforços de marketing e investimentos, entre outras coisas As informações devem ser precisas e atualizadas A Globalização exige empresas cada vez mais competitivas e ágeis em suas ações O valor e o custo da Informação O valor da informação é determinado unicamente por aqueles que a usam É fácil alterar e produzir informações Muitas vezes o segredo da informação determina seu valor Fatores que determinam seu valor: Oportunidade (tempo de existência ou momento de sua necessidade) Precisão (detalhes, informação perfeita, completa e precisa) Apresentação (colocar via computador da melhor forma possível para facilitar seu entendimento)

23 O Conhecimento Hoje em dia a massa de conhecimento do mundo dobra a cada dois anos. Nos próximos 10 ou 15 anos, dobrará a cada 80 dias.

24 As Aplicações Utilizadas nas Empresas
Aplicações Verticais: programas que executam todas as fases de uma função comercial importante (sistemas integrados de varejo, sistemas de contabilidade bancária, etc) Aplicações para Produtividade Pessoal: focalizam as tarefas executadas por indivíduos. Voltados para a Interface com o usuários. Editores de Texto Planilhas Eletrônicas Software de Apresentação Software para Banco de dados Informática para Grupos de Trabalho: combinam ferramentas de produtividade pessoal com aplicações verticais para permitir um grupo de usuários atingir um objetivo comum Pressupõe o uso de Redes Locais de Computadores Ferramentas de Workflow Correio Eletrônico Sistemas de Front Office (Atendimento ao Cliente)

25 Multimídia Multimídia: qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo transmitida pelo computador. Multimídia Interativa: permite que o usuário controle quando e quais elementos serão transmitidos Hipermídia: multimídia interativa onde é fornecido elementos vinculados pelos quais os usuários podem ser mover. É apropriada sempre que uma interface humana conecta-se a um usuário para informações baseadas em computador. Realça as interfaces tradicionais somente para texto e produz benefícios mensuráveis ganhando e mantendo a atenção, interesse, provocando uma retenção melhorada de informações. Multimídia Linear: onde não existe interação. (da mesma forma do cinema e televisão) Multimídia Não Linear e Interativa: é fornecido à vontade dos usuários o controle de movimentação pelo conteúdo.

26 Multimídia SONS: MP3, Wave,etc MIDI AVI’s

27 SISTEMAS NUMÉRICOS Para o Computador, tudo são Números
Compreender como a CPU representa números de várias maneiras e por que, é fundamental para entender como o computador converte Dados em Informações A frase “Eis algumas palavras” = para o computador (representação abreviada) Os computadores usam o sistema binário (base 2) e o hexadecimal (base 16) Sistemas Numéricos são apenas formas diferentes de representar valores

28 SISTEMAS NUMÉRICOS SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL (Base 10): usamos os símbolos de 0 a 9 para representar os algarismos. Representação após o 9: repete-se o 1 e acrescenta-se o zero para indicar início de nova sequência, depois o 2 e assim por diante. O conceito de usar os símbolos disponíveis em ordem, até todos terem sido usados e depois acrescentar outro dígito é a base de todos os sistemas numéricos. A única diferença é de quantos símbolos estão disponíveis para uso. SISTEMA NUMÉRICO BINÁRIO: para construir um dispositivo capaz de armazenar dados com a tecnologia mecânica disponível na época, os dados em si tiveram que ser reduzidos para seu estado mais fundamental, que é o estado onde existe apenas duas condições: ligado e desligado. Exprime-se as combinações dos estados para simbolizar os padrões. Ex: (três dígitos)

29 SISTEMAS NUMÉRICOS Dígito Binário: bit Binary digiT DECIMAL BINÁRIO
(base 10) (base 2) (0 + 21) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Dígito Binário: bit Binary digiT

30 SISTEMAS NUMÉRICOS 118 símbolos
SISTEMA NUMÉRICO HEXADECIMAL: trabalhar com sistema binário levaria a uma demora na codificação das instruções e decodificação dos resultados. O Sistema Numérico Hexadecimal, de base 16, usa 16 símbolos para representar números. (os nove algarismos do sistema alfanumérico 0-9 mais as letras de A-F) O maior dígito Hexa F, corresponde ao Binário Um único dígito Hexa representa qualquer combinação possível de quatro bits. Então um byte (8 bits) pode ser representado por 2 dígitos Hexa. Caracteres a Representar: Caracteres alfabéticos maiúsculos Caracteres alfabéticos minúsculos Algarismos Sinais de Pontuação e outros símbolos Caracteres de Controle Com 8 bits representa-se uma unidade = 1 byte Dois Sistemas de Representação de símbolos com números binários: EBCDIC e ASCII Usando 8 bits = 256 símbolos sobram ainda 138 118 símbolos

31 SISTEMAS NUMÉRICOS EBCDIC: código de 8 bits que define 256 símbolos. Usado ainda nos Mainframes IBM e em sistemas de médio porte, mas raramente encontrado nos microcomputadores. Quando os pequenos computadores começaram a ser desenvolvidos, o ANSI (American National Standards Institute), entrou em ação para definir padrões para os computadores ASCII : solução encontrada pela organização ANSI para representar os símbolos com bits de dados. Hoje o padrão ASCII define 256 símbolos, sem mudar os primeiro 128 códigos originais (inicialmente o oitavo bit era de paridade). Cada caracter é expresso em um byte, idependente do sistema utilizado em sua representação.

32 Categorias de Computadores Conceito Clássico
Supercomputadores: é o computador mais potente disponível em uma dada época. Processam altas quantidades de informações de forma muito rápida. Uso em aplicações científicas onde necessitam alta capacitade de processamento. Máquinas muito caras. Mainframes : Máquinas com grande poder de processamento, inferior a um supercomputador, porém destinadas a manipular grande quantidades de informações de entrada e saída, e armazenamento. Uso de Terminais Processamento Local e Remoto Controladoras de Disco, Fita, Cartuchos e Comunicação Sistemas de Tempo Compartilhado Sistemas On Line

33 Categorias de Computadores Conceito Clássico
Minicomputadores : Máquinas com poderosa capacidade de processamento e armazenamento de informações, porém inferior ao Mainframe. São ideais para algumas empresas por possuirem alguns recursos de um Mainframe e serem muito mais baratos e menores. Computadores Pessoais : Pequenos computadores geralmente encontrados em escritórios, salas de aula e residências. Criado pela IBM, em 1981 (IBM PC). Clones foram criados, passando então a se denominar a família PC. O Macintosh, da apple, é um microcomputador, mas não PC compatível. Desktop: modelo de mesa Notebooks: tamanho e tecnologia reduzidos ao tamanho de um caderno. Os Laptops foram seus antecessores. PDAS (Personal Digital Assistants): menores que os notebooks, sendo muitas vezes chamados de Palmtops, bem menos potentes que os desktops e notebooks, são destinados a rodar pequenas aplicações.

34 Categorias de Computadores Conceito Clássico
Estações de Trabalho: Parece um computador pessoal, mas com duas grandes diferenças: usam o projeto RISC e rodam o sistema operacional UNIX ou variações dele. É um potente computador baseado na arquitetura RISC, que roda o sistema operacional UNIX, geralmente usados por cientistas e engenheiros. Não confundir com o termo Estação de Trabalho destinado a denominar os computadores pessoais interligados em rede a outros, cuja denominação, já obsoleta, pode ser também de estação de trabalho.

35 Categorias de Computadores Conceitos Clássicos
MINICOMPUTADOR MAINFRAME SUPERCOMPUTADORES DESKTOP COMPUTADORES PESSOAIS NOTEBOOK PDA - Palmtop ESTAÇÃO DE TRABALHO

36 Categorias de Computadores
Hoje em dia, com a evolução da Tecnologia, estes conceitos estão em processo de atualização permanente, tendo em vista que podemos ter Microcomputadores com capacidade maior de processamento e armazenamento que vários Mainframes e Minicomputadores de alguns anos atrás, e o tamanho físico das máquinas tende a diminuir cada vez mais

37 Central Processing Unit
HARDWARE C.P.U. Central Processing Unit

38 C.P.U C.P.U. : termo vindo do inglês (Central Processing Unit), significando Unidade Central de Processamento A CPU é responsável pelo controle geral da máquina. Nela ficam ligados todos os componentes do computador. No PC, a C.P.U. é representada pela figura do Processador colocado na Placa Mãe do mesmo. Erroneamente, tecnicamente falando, chama-se de CPU ao conjunto Gabinete, Placa-mãe, Processador e outros acessórios de um PC.

39 C.P.U Formada pela ALU (Unidade Lógico Aritmética e pela UC (Unidade de Controle) UC (Unidade de Controle): coordena todas as atividades do computador A UC contém as instruções da CPU para executar comandos (microcódigo) ULA ou ALU: Efetua operações aritméticas ou lógicas CPU’s de especificações diferentes geralmente têm seu conjunto de instruções diferentes Registradores: posições de memória construídas na própria CPU: utilizadas nas operações da ALU

40 CPU - Processadores Máquinas CISC (Complex Instuction Set Computing): os processadores possuem um conjunto de instruções muito grande, gravadas no próprio processador na forma de microcódigo Máquinas RISC (Reduced Instruction Set Computing): teoria posterior da arquitetura de computadores diz que se um processador tiver um conjunto pequeno de instruções, cada instrução será executada mais rapidamente, permitindo ao processador executar mais instruções em um período de tempo, as instruções são implementadas no próprio hardware.

41 CPU Processadores A Família do PC é baseada na família de processadores INTEL 86. Os processadores usados nos PC’s até hoje são o 8086, 8088, 286, 386, 386 SX, 486, 486 SX, Pentium, e 586 Cyrix O processador executa, através de linguagem de máquina, as instruções correspondentes que lhe forem mandadas Um processador age basicamente por operações matemáticas

42 CPU - Processadores De acordo processador utilizado é que enquadra o micro nas categorias abaixo, consagradas por uso: Família Intel e Compatíveis PC XT (8086 e 8088) PC AT 286 PC AT 386 386 SX 386 DX PC AT 486 486 SX 486 DX PC Pentium PC 586 PC K6/K6-2 PC Pentium II/III/ Athlon PC Celeron PC AMD Duron

43 CPU - Processadores De acordo processador utilizado é que enquadra o micro nas categorias abaixo, consagradas por uso: Família Motorola Processadores RISC Máquinas Monoprocessadas: existe apenas um processador controlando o computador Máquinas Multiprocessadas: existe um conjunto de processadores instalados, operando de forma paralela na execução de instruções

44 CPU / BARRAMENTOS A CPU é ligada aos demais componentes de um computador pelo BARRAMENTO Barramento refere-se ao percurso entre os componentes de um computador Barramentos Principais de um Computador: Barramento de Dados: percurso elétrico que conecta a CPU, Memória e os outros dispositivos de hardware da placa-mãe A largura do Barramento de Dados determina quantos bits de cada vez pode ser transmitido entre a CPU e os outros componentes do computador (16 bits-2 bytes, 32 bits-4 bytes, 64 bits - 8 bytes) Barramento de Endereço: conecta a CPU e a Memória, transportando endereços de memória Tipos de Barramentos mais conhecidos nos Pc’S ISA VESA PCI

45 CPU / BARRAMENTOS Sinais de Controle PORTAS DE ENTRADA SAÍDA
BARRAMENTO DE DADOS MEMÓRIA MICROPROCESSADOR PORTAS DE ENTRADA SAÍDA

46 BARRAMENTO DE ENDEREÇO
CPU / BARRAMENTOS Sinais de Controle PORTAS DE ENTRADA MEMÓRIA MICROPROCESSADOR PORTAS DE SAÍDA BARRAMENTO DE DADOS BARRAMENTO DE ENDEREÇO

47 Barramento de Endereços
CPU / BARRAMENTOS 8088 Processador Barramento de Endereços Barramento de Dados Endereço/Dado ** Representação Simbólica

48 CPU - Clock O tempo com que o Processador executa um determinado ciclo de instruções é denominado Clock do computador O Clock é medido em MHz é um dos responsáveis pelo desempenho de um processador, e consequentemente, o processador é um dos responsáveis pelo desempenho global do computador

49 Gabinete Chamamos de Gabinete o compartimento de ferro onde são colocados a Placa Mãe com processador, fonte de energia, drives, CD-ROM, e outros periféricos internos do Micro. Existem vários tipos de Gabinete: Torre, Minitorre, Slim, etc Podemos comprar Gabinetes de vários Fabricantes diferentes

50 Conhecendo este Importante Componente do Computador
HARDWARE MEMÓRIA Conhecendo este Importante Componente do Computador

51 MEMÓRIA Consiste na área de trabalho do micro
Pode-se dizer que a memória está para o computador como a mesa de trabalho está para o carpinteiro. Quanto maior a memória, mais “componentes” poderão ser armazenados O Micro usa a memória para execução dos programas ÁREA DE TRABALHO

52 MEMÓRIA Divisões Básicas
RAM : Consiste na parte da memória do computador em que ficam armazenados os dados e programas em execução no momento. Quando um programa ou dado não é mais necessário, pode ser substituído por outro ROM : Memória que contém informações que não podem ser apagadas. São informações necessárias ao funcionamento do computador.

53 MEMÓRIA CACHE A velocidade da CPU é muito mais rápida que a da memória RAM Para tentar compensar a diferença de velocidade entre a CPU e a Memória, acrescenta-se um Cache à CPU Conceito de CACHE: Memória auxiliar de alta velocidade e tamanho pequeno, destinada a auxiliar os processos de transferência de dados entre dispositivos de velocidades diferentes Podemos ter a CACHE da CPU, Cache de Disco e outros tipos de CACHE

54 MEMÓRIA Memória ROM e alguns tipos de Memória RAM mais antigos
Pente de Memória RAM

55 MEMÓRIA Espaços de Endereçamento
A memória RAM, é divididas em endereços que variam de 0 ao tamanho físico da memória. Ao conjunto de endereços de memória de um computador denominamos de espaço de endereçamento real ou físico Existem técnicas de simulação de memória para possibilitar a execução de programas grandes, sendo este tipo de memória chamada de memória virtual Ao conjunto de endereços virtuais de memória de um computador chamamos de espaço de endereçamento virtual

56 PORTAS DE COMUNICAÇÃO Quais e como funcionam

57 CONECTANDO DISPOSITIVOS AO COMPUTADOR
Os componentes de um computador são ligados à CPU por intermédio de Barramentos. Os dispositivos externos são conectados no computador ao Barramento por meio das PORTAS Cada computador pode ter vários tipos de portas diferentes, entre eles: PORTA SERIAL: 9 e 25 pinos PORTA PARALELA: 25 e 15 pinos Porta de conexão do teclado Porta USB Outras

58 PORTAS DE COMUNICAÇÃO CABO SERIAL DB 9 CABO PARALELO CABO SERIAL DB 25
ADAPTADORES PARA CONVERSÃO

59 DISPOSITIVOS DE I/O I/O = Entrada e Saída

60 DISCOS

61 DISCOS É o periférico mais utilizado para armazenamento
Temos acesso direto às informações nele armazenadas (Acesso Randômico) Pode conter grande quantidade de dados É geralmente onde ficam gravados os programas e dados O Computador acessa o disco para executar qualquer aplicativo, levando-o todo ou parte para a memória

62 DISCOS Os discos devem ter um formato no qual as informações são gravadas Chamamos “Formatação” o ato de preparar o disco para uso no computador Existem diversos tipos de Formatação, de acordo com o Sistema Operacional usado No PC, usamos a formatação do “DOS” mais comumente

63 DISCOS A Tecnologia utilizada é a gravação magnética, o mesmo método usado em todas as formas de fita magnética que conhecemos, desde fitas cassete até gravadores de videocassetes (VCRs). O Acesso às informações é feito de forma rápida devido à rotação do disco e ao movimento da cabeça de leitura magnética

64 DISCOS - CLASSIFICAÇÃO
DISCOS FLEXÍVEIS: São os conhecidos disquetes. Podemos ter vários tipos de disquetes: 5 1/4 “ , 3 1/2 “, variando sua capacidade de armazenamento. Seu nome vem da flexibilidade da mídia. DISCO DE 3 1/2 “ DISCO DE 5 1/4 “

65 DISCOS - CLASSIFICAÇÃO
DISCOS RÍGIDOS: Possuem seu nome pelo fato dos próprios discos magnéticos serem feitos de uma liga de alumínio, rígida. Pelo fato de sua alta velocidade de giro, densidade de gravação, e acesso rápido, os discos rígidos necessitam estar protegidos de poeira e outras contaminações. Então eles são selados dentro do próprio drive e não removíveis como um disquete. No PC são chamados Winchesters.

66 DISCOS SETORES TRILHAS

67 DISCOS Podem ter mais de um lado

68 DISCOS Desempenho Para considerar o desempenho dos dispositivos de armazenamento, é preciso considerar dois fatores: Tempo Médio de Acesso: tempo médio necessário para o cabeçote de leitura/gravação ir de um local do meio de gravação para outro É uma combinação da velocidade com a qual o disco gira (rpm) e o tempo necessário para mover os cabeçotes de uma trilha para outra O Tempo Médio de Acesso nos meios de acesso direto é medido geralmente em milisegundos (ms) Unidades de disco de alto desempenho: 8 a 12 milisegundos Unidades de disco comuns: 14 a 18 milisegundos CD-ROM e WORM: 100 a 300 milisegundos Unidades Magneto-Ópticas: 30 milisegundos Taxa de Transferência de Dados: é uma medida de tempo que leva para um dispositivo ler ou gravar um determinado número de dados. (KB/s, MB/s, GB/s, megabits/s)

69 DISCOS Padrões de Interface das Unidades
Outro fator importante para determinar a velocidade com a qual uma unidade é capaz de ler ou gravar dados é o tipo de controladora usada Em alguns computadores a controladora é integrada à placa-mãe, em outros não. A controladora conecta-se diretamente ao Barramento Padrão ST-506: desenvolvida pela Seagate (antiga Shugart Technology) em Foi o primeiro padrão de interface entre discos rígidos e PC’s. As unidades tinham capacidade máxima de 127,5 MB e taxa máxima de transferência de 655KB/s. Sua segunda geração aumentou essa capacidade pelo uso de um novo esquema de codificação de dados.

70 DISCOS Padrões de Interface das Unidades
Padrão IDE (Integrated Drive Eletronic): coloca a maior parte dos circuitos da controladora na própria unidade de disco, para proporcionar uma interface mais simples com o computador e uma operação mais confiável que a das antigas unidades ST-506. Padrão criado pela Compaq em conjunto com a Impremis e a Western Digital. As controladoras IDE são placas pequenas e simples que fazem pouco mais que oferecer à unidade IDE um ponto de conexão ao barramento do computador. Alguns fabricantes incorporam o suporte à interface IDE na própria placa-mãe Têm instruções próprias de programação, que facilitam a tarefa de instalar uma unidade a um computador

71 DISCOS Padrões de Interface das Unidades
Padrão ESDI (Enhanced Small Device Interface): lançada pela Maxtor em 1983, incorpora, de forma semelhante à IDE, grande parte da inteligência da controladora na própria unidade de disco. Remove qualquer limitação em relação ao tamanho da unidade de disco a ela conectadas. Pode endereçara até um Terabyte de espaço em disco Padrão SCSI (Small Computer System Interface): criada nos anos 70, é hoje a interface mais capaz e promissora. Foi desenvolvida originalmente para conectar dispositivos periféricos de terceiros a mainframes IBM. Tem evoluido constantemente em seus padrões (SCSI, SCSI-2, SCSI-3, Ultra-SCSI,etc) Tenta ser uma extensão do Barramento do computador Nos discos SCSI, todos os circuitos da controladora estão incorporados na própria unidade de disco

72 DISCOS CD’s A evolução da Tecnologia, possibilitou o armazenamento de dados em discos ópticos, que utilizam laser para leitura. São os chamados CD’s. Existem duas categorias básicas de CD’s: os CD-ROM (Somente leitura) e os CD’s regraváveis. Nos PC’s hoje, utilizamos o CD-ROM comumente. Os regraváveis tem custo muito alto. UNIDADE DE CD-ROM

73 TECLADO

74 TECLADO É um dispositivo importantíssimo na comunicação com o computador O conjunto teclado e vídeo consiste no modo onde podemos interagir bastante com o computador Faz a conversão de teclas para o computador Existem “layouts” de teclado diferentes para várias línguas.

75 Conheça mais sobre monitores
MONITOR DE VÍDEO Conheça mais sobre monitores

76 MONITOR DE VÍDEO Monitor consiste na tela onde são visualizados os resultados processados. É o meio mais importante na interação do microcomputador com o usuário Existem diversas categorias de monitores, dentre as quais destacamos : CGA (resolução baixa) EGA (suporta resolução maior e melhor que CGA) VGA (qualidade melhor que EGA) SVGA (qualidade melhor e VGA)

77 MONITOR DE VÍDEO Existe a figura da placa controladora de vídeo, onde os dados da tela são mantidos dentro do computador e não fora dele, na chamada memória de vídeo. O Monitor apenas reflete o que está armazenado na memória de vídeo. Cada tipo de monitor é específico para uma placa de vídeo correspondente O PC possui vários Modos de Vídeo, isto é: formas de apresentar dados na tela. Os modos de vídeo definem o tipo e a qualidade de informação que se pode mostrar na tela

78 MONITOR DE VÍDEO MONITOR PLACA DE VÍDEO

79 MONITOR DE VÍDEO Cores MONOCROMÁTICO : Só mostra a tela em uma única cor, fazendo apenas tons mais escuros ou mais claros COLORIDO : Suporta o uso de cores. Pode ter várias resoluções. Ex: existe CGA color, EGA color, VGA color, SVGA color. COLOR MONO

80 PERIFÉRICOS Conheça mais sobre os diversos periféricos que podemos ter para o nosso PC

81 PERIFÉRICOS Chamamos Periférico todo aquele equipamento que pode ser acrescentado a uma instalação de computador, com o objetivo de prover determinada necessidade A cada dia que passa surgem novos Periféricos para Microcomputador, que facilitam muito as tarefas a que se propõem Vamos adquirindo periféricos, à medida que vão se fazendo necessários, independentemente das máquinas, com pouquíssimas restrições

82 IMPRESSORA É um dos periféricos mais conhecidos. Podemos listar o resultado do processamento do computador neste periférico. Categorias: Matriciais Jato de Tinta Laser Térmica Cera Etc MATRICIAL LASER

83 MOUSE Periférico muito utilizado atualmente
Substitui o teclado para algumas operações em ambiente gráfico Praticamente indispensável no Ambiente Windows Categorias : Convencional Track-Ball Point CONVENCIONAL SEM FIO POINT TRACK-BALL NOTEBOOK

84 SCANNERS Equipamento usado para digitalizar imagens de fotos, figuras, etc, por captura Categorias: De mão De mesa HP SCANNER DE MESA SCANNER DE MÃO

85 PLOTTERS Consiste num tipo de impressora usada para impressão de plantas, figuras, etc, em papéis grandes, vegetal, com qualidade e precisão Usado por Arquitetos, Engenheiros, etc PLOTTER

86 LEITORA ÓPTICA Periférico usado para leitura de Código de Barras
Usado muito em Automação Comercial, Estoque, Varejo, etc Pode ser de vários tipos e tamanhos

87 TERMINAIS DE MÃO Usados para dar entrada em pequenas funções para o micro Possui pequeno monitor de Cristal líquido com poucas linhas Muito usado em Farmácias, Restaurantes, Autopeças, etc Podem ser ligados direto ou remotamente ao micro

88 GRAVADORA DE CD’s/DVD’s
Usada para gravação de Matrizes para CD-ROM / DVD-ROM Grava apenas CD’s/DVD’s especiais (graváveis), virgens Muito usado por produtoras Multimídia, para Backup de Discos em CD, DVD, etc GRAVADORA DE CD’S

89 UNIDADES DE CD-ROM e DVD-ROM
Usados para acessar os dados em CD-ROM / DVD-ROM Uso em franca expansão para os usuários de microinformática Acesso de todas as aplicações Multimídia gravadas em CD-ROM / DVD-ROM

90 PLACA FAX-MODEM Usada para o envio e recebimento de faxes, acesso remoto a sistemas, videotexto, etc Muito usado na automação de escritórios, Home-banking, etc Substitui Modens externos Categorias: Divididas pela velocidade de transmissão

91 PERIFÉRICOS Muitos periféricos tipo Scanners, Fax-Modem, etc, necessitam de placas de controle colocadas na Placa Mãe do PC Outros são ligados diretamente nas portas seriais ou paralelas do PC

92 COMO O COMPUTADOR PROCESSA OS DADOS
O processamento do computador ocorre na CPU (ALU e UC) Dentro da CPU as instruções dos programas são recuperadas e traduzidas com a ajuda de um conjunto de instruções internas e um microcódigo apropriado A manipulação dos dados propriamente dita ocorre na ALU, que está conectada a registradores que contém dados Uma parte da memória chamada ROM (não volátil) é usada para armazenar as instruções que fazem o computador funcionar no instante que é ligado A parte maior da memória (RAM) É VOLÁTIL A memória CACHE contém os dados e instruções mais recentemente carregados pela CPU (memória de alta velocidade) A CPU acessa cada local de memória com um número exclusivo, chamado endereço de memória O co-processador aritmético acelera o processamento de operações matemáticas, ao efetuar os cálculos de operações de ponto flutuante para a CPU


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