A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica geral da atmosfera

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica geral da atmosfera"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica geral da atmosfera

2 I. Conceitos gerais. Tempo Atmosférico: Clima:
Estado meteorológico, ensolarado, chuvoso, nublado... Compreende um lugar e um momento específico. Clima: Média dos tempos atmosféricos. Feita pela observação ao longo dos anos. 30 anos em média.

3 I. Conceitos gerais.

4 a. Radiação solar e temperatura.
A radiação solar aquece as superfícies líquidas e sólidas do planeta. O comprimento de onda da radiação não aquece a atmosfera. A Terra é aquecida pela irradiação, debaixo para cima. Quanto maior a altitude menor a quantidade de energia para aquecer a atmosfera.

5 a. Radiação solar e temperatura.

6 b. Albedo Albedo é a capacidade de reflexão da luz.
Superfícies claras: maior albedo = menos calor. Superfícies escura: menor albedo = mais calor. Somado à radiação solar, o albedo, é um dos elementos que influenciam o clima e as temperaturas no globo.

7 b. Albedo

8 c. Umidade Atmosférica Umidade Atmosférica:
Quantidade de vapor d’água na atmosfera. O vapor d’água tem origem na evapotranspiração. Evaporação dos corpos líquidos. Transpiração de plantas e animais Quando a umidade relativa atinge 100% ocorre precipitação. Chuva, neve e granizo.

9 c. Umidade Atmosférica São três tipos de chuva: Chuvas Convectivas:
Chuvas Orográficas. Chuvas Frontais. Chuvas Convectivas: O ar quente e úmido ascende, condensa em contato com temperaturas mais baixas e gera a precipitação. Processo de formação da chamada chuva de verão. Típica de climas quentes.

10 c. Umidade Atmosférica

11 c. Umidade Atmosférica Chuvas Orográficas:
Também conhecida como chuva de relevo. A ascensão de massas de ar úmidas causada pela presença de barreiras orográficas, gera redução de temperatura, seguida pela condensação e precipitação. A encosta que recebe a chuva é chamada de barlavento, a encosta que recebe menos umidade é sotavento.

12 c. Umidade Atmosférica

13 c. Umidade Atmosférica

14 c. Umidade Atmosférica Chuvas Frontais:
Ocorre pelo “contato” entre as frentes de massas de ar de temperaturas diferentes. Umas das massas deve ser úmida.

15 c. Umidade Atmosférica

16 d. Pressão atmosférica Pressão Atmosférica:
É a pressão exercida pela coluna de ar na superfície terrestre. Tem variação por influência: Altitude. Temperatura. Massas de Ar.

17 d. Pressão atmosférica Áreas de maiores altitudes apresentam menor pressão atmosférica. Menor coluna de ar.

18 d. Pressão atmosférica A pressão, também, pode variar em função da temperatura: Áreas de baixas temperaturas, tendem à Alta Pressão, configurando áreas Anticiclonais. Áreas de alta temperatura, tendem à Baixa Pressão, configurando áreas Ciclonais.

19 d. Pressão atmosférica

20 d. Pressão atmosférica A circulação da atmosfera do planeta segue a dinâmica entre as áreas ciclonais e anticiclonais.

21 d. Pressão atmosférica A Célula de Hadley é formada entre os trópicos e o equador. Formação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Os Ventos Alísios são os agentes dessa dinâmica. Partem da alta pressão subtropical para a baixa pressão equatorial. Carregam umidade para a área equatorial. Os contra-alísios são expulsos pela chegada dos alísios, gerando alta pressão subtropical e influenciando na formação de desertos.

22 Ventos Alíseos

23 d. Pressão atmosférica

24 d. Pressão atmosférica

25 d. Pressão atmosférica Brisas:
São Marinhas: do mar em direção ao continente (dia). Ou Terrestres: do continente em direção ao mar (noite). São geradas pela diferença de pressão e temperatura entre o mar e o continente no decorrer do dia.

26 d. Pressão atmosférica Monções: Ocorre no Sul e Sudeste Asiáticos.
Ventos sazonais, causados pela diferença de pressão e temperatura entre o oceano Índico e a Ásia. Verão: do oceano para o continente. Chuvas intensas. Período de plantio. Inverno: do continente para o oceano. Seca. Período da colheita.

27 d. Pressão atmosférica

28 II. Fatores climáticos. Influenciam os climas de maneira distinta.
Alguns dos fatores climáticos de destaque são: Latitude. Altitude. Maritimidade/Continentalidade. Correntes marinhas. Relevo.

29 a. Latitude Devido à esfericidade da Terra, a radiação solar se distribui pela superfície do planeta de forma diferenciada. O Equador é a área de maior insolação. Latitudes diferentes características climáticas diferentes; Quanto maior a latitude (pólos), mais frio; Quanto menor a latitude (Equador), mais quente; A inclinação do eixo e o movimento de translação, geram a diferença de estação entre os hemisférios.

30 a. Latitude

31

32

33 a. Latitude

34 b. Altitude As maiores altitude, por conta do ar rarefeito e da pressão atmosférica, apresenta temperaturas mais frias. Áreas de elevada altitude proporcionam a formação da chamada “Neve Eterna”. A altitude pode, mesmo em baixas latitudes, gerar áreas com essas características.

35

36 c. Maritimidade e continentalidade
A proximidade ou o afastamento das grandes massas oceânicas também influencia o clima. Maritimidade: Proximidade do mar. Maior umidade, menor amplitude térmica. Clima mais ameno. Continentalidade: Afastamento do mar. Clima mais rigoroso. Menor umidade, maior amplitude térmica. Colabora para a formação de desertos.

37 d. Correntes marinhas São como “rios” dentro dos oceanos.
Se diferenciam por: Salinidade, velocidade, níveis e oxigênio, temperatura... Podem ser quentes ou frias: Quentes: Aumento da Umidade, clima mais ameno. Frias: Clima mais rigoroso, menor umidade. Somados à AP subtropical, atuam na formação de desertos. Gera a ressurgência, aumento da piscosidade.

38 d. Correntes marinhas

39 (Fonte: MoreiraJ. C. & Sene, E
(Fonte: MoreiraJ.C. & Sene, E. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Ensino Médio. Ed. Scipione, 2005)

40 III. El niño Aquecimento das águas do Pacífico Sul.
Causado pela alteração da Célula de Walker. Ocorre pelo enfraquecimento dos alísios.

41 III. El niño.

42

43 III. El niño Ocorre em períodos que variam de 2 a 7 anos.
Altera condições climáticas em escala global. Secas na Austrália. Chuvas no Atacama. Bloqueio da ação da corrente de Humboldt.

44 III. El niño La Niña, corresponde à intensificação das condições climáticas normais. Ocorre uma queda nas temperaturas médias do Pacífico Sul. Aumento da atuação da corrente de Humboldt.

45 IV. Formações climato-botânicas
Os diferentes climas vão proporcionar diferentes formações vegetais. Os climogramas descrevem os diferentes climas.

46 a. Desértico Elevadas temperaturas.
Baixíssimos índices pluviométricos. Elevada amplitude térmica diária.

47 a. Desértico Os desertos podem ser litorâneos: Ou continentais:
Alta pressão subtropical + corrente marinha fria. Atacama e Kalahari. Ou continentais: Alta pressão subtropical + continentalidade. Saara e Gobi.

48 a. Desértico

49 b. Mediterrâneo Clima de comportamento anômalo.
Verões secos e a ocorrência de chuvas no inverno. Influência de massas quentes e secas vindas de áreas desérticas.

50 c. Temperado oceânico As 4 estações bem definidas.
Invernos e verões mais amenos. Vegetação: Florestas temperadas. Homogêneas. Caducifólias.

51 d. Temperado continental
Elevada amplitude térmica anual. Inverno rigoroso. Verão quente. Vegetação: Predomínio de gramíneas. Pradarias e estepes.

52 e. Polar Baixíssimas temperaturas. Baixos índices pluviométricos.
Vegetação: Tundra. Liquens e musgos.

53 f. Equatorial Elevadas temperaturas. Elevado índice pluviométrico.
Baixa amplitude térmica anual. Vegetação: Heterogênea. Latifoliada. Hidrófila.

54 g. Tropical típico. Altas temperaturas.
Pequena amplitude térmica anual. Duas estações bem definidas: Vegetação: Cerrados e Savanas. Arbustivas e árvores de pequeno porte. Caducifólia.

55 h. Tropical litorâneo Apresentam maior índice de umidade Vegetação:
Floresta tropical. Heterogênea. Latifoliada.

56 i. Tropical semi-árido Elevadas temperaturas. Chuvas irregulares.
Vegetação: Predomínio de arbustivas. Xerófilas. Caducifólia.

57 j. Subtropical Estações melhor definidas.
Amplitude térmica considerável durante o ano. Bom índice pluviométrico e chuvas bem distribuídas. Vegetação: Campos limpos e pradarias. Em áreas de maior pluviosidade, florestas homogêneas.


Carregar ppt "Dinâmica geral da atmosfera"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google