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PublicouJúlia Faria Corte-Real Alterado mais de 9 anos atrás
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ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu;
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PROFESSOR E PESQUISADOR: PROXIMIDADES E DIFERENÇAS AS SEMELHANÇAS ENTRE O TRABALHO DO PROF. E DO PESQUISADOR: ambos lidam com conhecimentos e habilidades a isso relacionadas; ambos pesquisam; AS DIFERENÇAS ENTRE O TRAB. DO PROF. E DO PESQUISADOR: o professor : o pesquisador: a) ensina (“transmite”, “constrói” conhecimento); b) pesquisa com objetivo científico: produzir conhecimentos; a) o ensino não é sua atividade principal; normalmente reserva-se no direito de “apenas” socializar os conhecimentos que produz; b) pesquisa com objetivo didático-pedagógico; Hoje há um debate na Pedagogia sobre o “PROF.-PESQUISADOR” ou “PROF. REFLEXIVO” (o que reflete sobre sua prática – por Antonio Nóvoa) não se pode perder os valores do prof. (ensino) e do pesquisador; a articulação do professor e do pesquisador poderia: a) possibilitar a superação do “teoricismo” do pesquisador; b) possibilitar a superação do “praticismo” do professor; exigir + ainda do prof. e do pesq. brasileiros, s/ as cond. adequadas é fácil e útil (desresponsabiliza o Estado) p/ os dirigentes educacionais
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INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: tipos: 1) Lato Sensu;2) Stricto Sensu. conceito: conjunto de atividades, programas e cursos desenvolvidos por instituições públicas e privadas, voltados aos já graduados(as). PÓS-GRADUAÇÃO LATO (do latim, “sentido amplo”) SENSU Conceito e objetivo: são CURSOS com o objetivo de aprofundar a formação do(a) graduado(a) numa área específica do conhecimento. Destinado ao aperfeiçoamento profissional; resulta em uma maior “valorização” do profissional pelo “mercado”; Exemplos aos que se formaram em Pedagogia: Gestão Escolar; Psicopedagogia; Pedagogia Social, Inclusão etc. “Produto a ser produzido”: uma monografia (texto que relata uma pesquisa feita sobre algum “assunto” da área do curso);
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INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A PÓS- GRADUAÇÃO NO BRASIL P-G. STRICTO (“sentido específico”, próprio das “ciências”) SENSU Objetivo: são PROGRAMAS DE PESQUISA desenvolvidos por instituições em algumas áreas específicas do conhecimento, nos quais se vinculam pesquisadores p/ desenvolverem pesquisas sobre “objetos” determinados. Destinado à formação científica do pesquisador; resulta em uma maior qualificação do profissional p/ a carreira acadêmica, principal/e p/ a docência no ensino superior. os diferentes tipos: - Mestrado: primeiro nível da pesquisa acadêmica, cujo “produto” é uma DISSERTAÇÃO sobre um tema delimitado (problema/problematização); - Doutorado: nível mais elevado da pesq. acadêmica, cujo produto é uma TESE sobre um tema delimitado com certo grau de originalidade; - Mestrado profissional: modalidade nova de Stricto Sensu (c/~840h), voltada aos q. querem fazer pesquisas vinculadas às suas ativi//s prof. (“mercado”); - Outros níveis da pesquisa acadêmica no Brasil: Pós-doutorado e Livre Docência, dos quais resultam TESES. OBS: 1) os Programas + valorizados são os recomendados pela CAPES e reconhecidos pelo MEC; 2) há concursos q. não aceitam Mestrados e Doutorados não recomendados Organização interna: articulam-se em torno de GRUPOS DE PESQUISA com abordagens específicas do objeto do Programa (p. e.: HISTEDBR na FE-UNICAMP).
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TAREFAS DE CASA 1) Pensar em algum ASSUNTO que gostaria de abordar na monografia; 2) ler capítulo 1 e 2 do livro “Introdução à Pesquisa em Educação”.
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O PROJETO DE PESQUISA - anúncio de algo a ser feito; PROJETO: PESQUISA: - ato de procurar respostas às dúvidas; - tentativa de descobrir algo que não se sabe sobre alguma coisas; - exemplo: projeto de vida; projeto arquitetônico etc.; - obs: tempo verbal é o futuro; PROJETO DE PESQUISA: - um texto em que se anuncia em detalhes e de acordo com normas técnicas e procedimentos científicos todos os passos de uma pesquisa a ser feita; - ciência tem método (procedimentos) e linguagem (maneira de expor) instituída por uma comunidade de pesquisadores: rigor na coleta e análise dos dados, bem como na apresentação dos resultados da pesquisa. PRINCIPAIS PARTES COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA: * tema; * problema; * técnica de coleta de dados; * referencial teórico; justificativas; * objetivos; * cronograma;* bibliografia; CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE PROJETOS DE PESQUISA: * coerência lógico-formal no texto;* originali//-relevância do problema; * adequação da metodologia;* clareza e consistência teórica; * NÃO CONTER PLÁGIO;* Formatação: “Guia do Unisal”. -
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