A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6"— Transcrição da apresentação:

1 Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
Redes de Computadores Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6

2 Aula de Hoje O problema do IPv4 IPv6 Técnica NAT para protocolo IP
Como surgiu Capacidade Principais diferenças entre o IPv4 e IPv6 Endereçamento IPv6

3 O problema do IPv4 Esgotamento do endereço IPv4 Existem dois tipos de endereços IP: Endereços privados: são endereços IPs de uma rede ethernet (rede local, ex /24). Endereços públicos: são endereços pertencentes a rede mundial de computadores (internet, ex google).

4 O problema do IPv4 O endereço IPv4 foi criado com o intuito de ser utilizado em uma rede que interligaria universidades e centros militares. Nunca foi pensado na época na existência de uma gigantesca rede aberta de computadores (internet). Portanto, como o endereço IPv4 é limitado a 32 bits, e ainda possui vários endereços e faixas de endereço reservadas, logo houve o esgotamento de endereços públicos. Na época previu-se que os endereços públicos esgotariam em 2 ou 3 anos.

5 O problema do IPv4 NAT (Network Address Translation) Técnica utilizada no protocolo IP para se reduzir a necessidade de vários endereços IPs públicos para acesso a internet. Consiste basicamente em definir um endereço público apenas para o roteador, evitando assim o esgotamento de endereços públicos em uma rede local. Com o uso do NAT conseguiu-se utilizar o endereço IPv4 por mais tempo do que deveria ter sido utilizado

6 IPv6 - 2001:0db8:12ff:adad:ba42:bada:6453:140f/56
Protocolo IPv6 O IPv6 Surgiu com a necessidade de haver mais endereços IPs para as redes públicas. Portanto, a sua principal diferença é a quantidade de endereços que ela pode gerar, pois o tamanho do endereço foi de 32 bits (IPv4) para 128 bits (IPv6). Exemplos: IPv /16 IPv :0db8:12ff:adad:ba42:bada:6453:140f/56

7 IPv6 O IPv6 possui a capacidade de fornecer endereços IP distintos. Isso representa aproximadamente 5,6 * 1028 endereços por pessoa na terra.

8 IPv6 Como o IPv6 tem uma quantidade grande de endereços, os projetistas consertaram vários defeitos (não só o de esgotamento de endereços que existia no IPv4). As principais mudanças são: Definição de uma arquitetura hierárquica na Internet, o que melhorou as rotas, facilitando um encaminhamento mais eficiente dos pacotes IP. Facilitar a distribuição de IPs fixos e válidos para conexões discadas (DSL), Cable Modems e telefones móveis. Fornecer endereços na Internet para todos os dispositivos conectados a ela, eliminando os problemas associados ao NAT.

9 IPv6 Redução e simplificação do cabeçalho dos pacotes IP, o que reduz a quantidade de processamento dos roteadores, melhorando o desempenho na rede.

10 IPv6 Criação e implantação do IPsec, garantindo assim a autenticidade, privacidade e integridade dos dados na comunicação, o que torna a rede bem mais segura. Ele envolve práticas de tunelamento, criptografia e autenticação. Possui melhor Suporte a dispositivos móveis, garantindo a possibilidade de um IP fixo para estes dispositivos.

11 IPv6 É importante entendermos que o protocolo IPv6 não é só um aumento da quantidade de caracteres no endereço, mas sim uma série de mudanças e melhorias. o IPv6 é um protocolo novo, com características e funcionalidades novas. Então, para isso, são necessários equipamentos (roteadores, swiches, etc.) e sistemas (servidores web, sistemas operacionais, etc.) que suportem este novo protocolo.

12 Endereçamento IPv6 Endereçamento IPv6
A representação do endereço IPv6 é composta por 128 bits, sendo divididos em blocos de 2 Bytes (16 bits). Os Bytes são normalmente representado por dois caracteres hexadecimais (3fdb) e são separados por dois pontos (':').

13 Endereçamento IPv6 Uma das características do endereçamento IPv6 é que ele pode utilizar regras de abreviação, como omitir os zeros à esquerda (0000 se tornaria 0) e representar zeros contínuos com '::' (2013:0000:0000:fafa se tornaria 2013::fafa), porém isso só pode ser representado uma vez por endereço. A representação da máscara de sub-redes ainda é representada utilizando a notação CIDR. Exemplo: 2013:acdc:3003::/48

14 Fim


Carregar ppt "Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google