A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO ORNITOLÓGICO VIRTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO ORNITOLÓGICO VIRTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO ORNITOLÓGICO VIRTUAL
Olá, chamo-me Karen Vitek, e sou a Professora da Sala de Recursos do Distrito Escolar de Spackenkill em Poughkeepsie, Nova Iorque, uma cidade de aproximadamente 28,000 habitantes, localizada na metade do caminho entre a cidade de Nova Iorque e Albany. A Sala de Recursos é um programa especial da Escola Elementar de Nassau, uma das duas escolas elementares em nosso Distrito Escolar. Os estudantes vão à Sala de Recursos para obter ajuda adicional em habilidades de redação, leitura, matemáticas, concentração e vocabulário. Karen A. Vitek Escola Nassau-Spackenkill Poughkeepsie, Nova Iorque

2 Visão Geral Os estudantes:
Aprendem sobre pássaros construindo uma estação de comedouros para aves Formulam seu próprio projeto de pesquisa para a feira de ciências baseado nos dados coletados Desenvolvem uma apresentação usando PowerPoint Trabalham coletivamente para desenvolver uma página Web Neste projeto os estudantes com problemas de aprendizagem aprendem sobre pássaros, construindo uma estação de comedouros para aves e um site na Web onde utiliza-se uma câmera de vídeo digital. Eles formulam um projeto pessoal para a feira de ciências usando os dados coletados na estação de alimentação de aves. Também desenvolvem uma apresentação usando o PowerPoint para a feira de ciências. Finalmente, os estudantes trabalham juntos para desenvolver um site na Web apresentando o resultado da pesquisa sobre pássaros.

3 Metas/Objetivos Ajudar aos estudantes a aprender sobre ciências, especificamente sobre pássaros Fazer com que os estudantes contribuam a nossa percepção científica do mundo natural Usar a pesquisa científica para apresentar perguntas, procurar respostas e desenvolver soluções Esta lição cumpre com a Grade Curricular do Estado de Nova Iorque em matéria científica, onde declara-se que os estudantes deverão utilizar a pesquisa científica para formular perguntas, procurar respostas e desenvolver soluções. As metas do projeto são ajudar aos estudantes a aprender ciências, especificamente sobre pássaros, e fazê-los assim dar sua contribuição a nossa percepção científica da natureza, participando no Projeto do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, chamado “Classroom FeederWatch” e submetendo dados ao laboratório através da Internet.

4 Disposição dos Estudantes
Toda a Classe: Completar atividades da grade curricular, submeter dados ao laboratório, manter a estação de comedouros Em Pares: Conduzir pesquisas pela Internet Equipes: Apresentar resultados em PowerPoint Atividade individual: Desenvolver e completar um projeto para a feira de ciências O projeto envolve a distribuição de estudantes em diversos agrupamentos, incluindo: Toda a Classe, na qual os estudantes completam atividades curriculares do “Classroom FeederWatch”, enviando dados ao laboratório e mantendo a estação de comedouros. Atividade em Pares, na qual os estudantes conduzem buscas usando a Internet para encontrar informação sobre pássaros. Em grupo, na qual os estudantes apresentam o resultado da pesquisa para outras turmas da escola, mostrando uma apresentação em PowerPoint durante a feira de ciências. Individual, na qual cada estudante desenvolve e completa seu projeto pessoal para a feira de ciências com base em suas observações.

5 Pré-Requisitos Saber usar um computador para acessar um software em CD-ROM de consulta Usar um computador para acessar a Internet e utilização de ferramentas de busca Entender material escrito a nível da segunda série do Primeiro Grau Escrever orações completas. Ao desenvolver este projeto, senti que alguns dos pré-requisitos que os alunos deveriam ter seriam a habilidade de: Usar um computador para acessar um software de consulta em CD-ROM. Usar um computador para acessar a Internet e ferramentas de busca indicadas pelo professor. Entender material escrito a nível da segunda série ou aquele apresentado oralmente. Redigir orações completas.

6 Material Necessário Hardware/Software Computador(es)
Câmera de vídeo digital Câmera fotográfica digital Microsoft Office (incluindo Microsoft Word e PowerPoint) Além do computador e Microsoft PowerPoint para criar as apresentações, os estudantes também precisam de uma câmera de vídeo digital e uma câmera fotográfica digital para tirar fotos. Estas fotos serão usadas no projeto da feira de ciências e na apresentação em PowerPoint e aprender-se-á a fazer o download das fotos desde a câmera digital.

7 Procedimentos Determinar qual informação será compartilhada no site da Web Série de idéias que possam ser respondidas através da coleta de dados Desenvolver componentes da feira de ciências (individualmente), incluindo: Redação de 100 palavras usando o Microsoft Word Uma apresentação usando PowerPoint Comece o projeto dando inúmeras idéias sobre as informações sobre pássaros que queiram ser compartilhadas no site da Web. Juntos, decidam quais as categorias de dados que serão incluídas na página. Quando conduzi este projeto, incluímos as seguintes categorias: Quem somos? Pássaros Tipos de comedouros para aves Sementes e Rações Receitas Habitat Contagem de pássaros Pesquisa Recursos Quebra-Cabeças e Poesia Padrões de aprendizagem Para cada seção, divida o trabalho igualmente entre os estudantes que estiverem trabalhando no projeto. Os assuntos escolhidos (i.e. pássaros, tipos de comedouros, sementes, habitat, etc.) ajudam os estudantes a começarem a pensar sobre seu projeto para a feira de ciências. Os estudantes usam os recursos acima mencionados assim como uma observação direta da estação alimentadora para apanhar dados para completar cada seção. Procedimentos padrão para contagem de pássaros podem ser encontrados na página: Debata perguntas que podem ser respondidas através da observação e coleta de dados. Cada estudante completa os componentes de seu projeto de ciências individualmente. Estes componentes incluem uma redação de 100 palavras contendo: uma hipótese, variáveis, um procedimento, uma conclusão com gráficos e tabelas que serão criadas usando o Microsoft Excel. Para aprofundar o conhecimento, os estudantes trabalham numa apresentação usando o PowerPoint para ser mostradas às outras turmas durante a feira de ciências, criam palavras cruzadas e uma sopa de letras para procurar palavras pré-determinadas, e escrevem poemas. Todo esse material pode ser acrescentado à página do projeto na Internet. Como todos os estudantes envolvidos em nosso projeto tinham algum tipo de dificuldade de aprendizagem, diversos tipos de suporte tecnológico foram usados, incluindo teclados portáteis, dicionários eletrônicos Bookman e software para correção de palavras. Para dicas de como contar pássaros, veja:

8 Recursos Observatório para a Sala de Aula (http://birds.cornell.edu/cfw/) Experimente uma lição sobre observação de pássaros. Sociedade Nacional de Alimentação de Pássaros (http://www.birdfeeding.org/kids.html) Oferece uma guia gratuita para ajudar crianças a aprender sobre como alimentar pássaros. Centro Pawtuxent de Identificação de Pássaros (http://www.mbr-pwrc.usgs.gov/id/framlst/framlst.html) Clique no nome de um pássaro para fotografias e dicas de como identificá-lo. Peterson On-line (http://www.petersononline.com/) Um dos melhores recursos sobre ornitologia da Internet. Uma jóia! Este slide contém uma lista de recursos úteis que podem ser encontrados na Internet.

9 Avaliação O domínio dos objetivos da lição pelos estudantes foram avaliados usando a Ficha de Avaliação do Projeto Ornitológico para a Feira de Ciências. O site da Web elaborado pelos estudantes pode ser visto em: O domínio dos objetivos da lição pelos estudantes foi avaliado usando uma Ficha de Avaliação para o Projeto Ornitológico para a Feira de Ciências. Revise esta ficha de avaliação junto com seus alunos antes de começar o projeto. Tanto você como seus alunos podem usar a ficha para avaliar o trabalho e cumprimento das tarefas estabelecidas.

10 Efetividade Os estudantes mostraram-se motivados pela tecnologia e o projeto prático Os estudantes sentiram-se competentes e capacitados O trabalho dos estudantes foi de melhor qualidade O trabalho dos estudantes gerou interesse entre os pais, a comunidade, e até outras turmas Achei esta lição particularmente efetiva porque era um projeto prático que motivou meus alunos através do uso de tecnologia. A tecnologia fez a diferença em nivelar a equipe de campo. Os estudantes sentiram-se competentes e capacitados quando fizeram sua apresentação para a feira de ciências. Seu trabalho estava acima da qualidade que costumo receber deste grupo de estudantes. Este projeto foi incrivelmente bem-sucedido com meus estudantes. Eu soube que o projeto tinha causado impacto neles, quando todos os pais me manifestaram entusiasmo pelo grau de conhecimento sobre pássaros de seus filhos e que cada criança lhes tinha pedido para instalar um comedouro próprio no jardim dos fundos. Também houve inúmeros outros estudantes da escola que me pediram para ajudar na estação durante o recreio!! Até os zeladores da escola se envolveram no projeto ajudando-nos. Meus alunos ficaram especialmente impressionados quando recebemos um de uma turma da 3a Série no Colorado expressando sua gratidão pelas informações que proporcionamos em nossa página na Internet.


Carregar ppt "PROJETO ORNITOLÓGICO VIRTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google