A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 6° Ano Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião

2 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Objetivo Identificar, produzir e diferenciar pelas características e propósitos estes gêneros textuais.

3 Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Segundo (Douglas Biber 1988), os gêneros são geralmente determinados com base nos objetivos dos falantes e na natureza do tópico tratado. Conclui-se que os gêneros são influenciados por fatores externos. Esses fatores são os sociocomunicativos e discursivos.

4 Vimos a ideia do que seja memória na vida de um escritor.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Gênero textual memória Observe o vídeo Memórias da Emília do livro infantil escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1936, no qual o narrador é o Visconde de Sabugosa. Vimos a ideia do que seja memória na vida de um escritor.

5 Vejamos mais um exemplo de obra de memória
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Vejamos mais um exemplo de obra de memória ...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. — Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto: — Gatuno, sim senhor; não é outra coisa um filho que me faz isto... (Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis)

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Publicado em 1881, o livro traz as experiências de um filho de família rica brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descrevendo a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, com o retorno a sua infância. O gênero textual “memória" registra os acontecimentos da vida do autor , o que ocorreu durante a sua vida pessoal, na história política do país e do mundo.

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião É importante salientar que existem dois tipos de memória - a memória individual e a memória coletiva, ou seja, a memória das histórias pessoais (narrativas, relatos de vida) e das histórias coletivas (episódios sociais, acontecimentos históricos, ações coletivas ); das lembranças com os esquecimentos. Vejamos exemplos desse gênero: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida; As curvas do tempo -memórias, de Oscar Niemeyer; Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos; Memórias de Menina - de Rachel de Queiroz.

8  A linguagem é um instrumento essencial para a narrativa e escrita.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Características do gênero memória  A linguagem é um instrumento essencial para a narrativa e escrita. Relato pessoal e emprego de descrições nas memórias, referentes a pessoas, locais, objetos, eventos e sensações. Uso de figuras de linguagem, expressões em primeira pessoa, verbos no passado, termos de referência à época, expressões que colocam o leitor na época narrada como “naquele tempo”, e participações de pessoas presentes nas lembranças dos entrevistados.

9 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Conclusão Fazer um texto do gênero memória é um exercício ordenado de escrever a própria história, rever a própria vida e aprofundar a reflexão sobre ela. É uma atividade de autoconhecimento. Essas recordações possibilitam o despertar de emoções tanto do narrador e/ou escritor quanto do leitor/ouvinte, pelo encantamento e pelo trabalho com a linguagem.

10 Gênero textual crônica
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Gênero textual crônica A crônica é o registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, ou seja, com sentido conotativo ou figurado, havendo uma relação com a ideia de tempo. Sua origem é grega, ela vem de chronos (tempo). É o único gênero literário produzido principalmente para ser veiculado na imprensa, em páginas de uma revista, ou em um jornal.  Há semelhanças entre a crônica e o texto apenas informativo, porém a crônica contém elementos como ficção, fantasia e criticismo, já o texto informativo não.

11 Classificação da crônica:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Classificação da crônica:  lírica ou poética, cujo relato apresenta nostalgia e sentimentalismo;  humorística, o relato apresenta o cotidiano com graça;  crônica-ensaio, o relato do cronista, com ironia, faz uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;  filosófica ou reflexiva, o relato apresenta uma reflexão com base em um fato ou evento;  jornalística, o relato apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, podendo ser policial, esportiva, política, etc.

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião  crônica narrativa Conta episódios com muita ação, poucas personagens e um desfecho imprevisível. Pode apresentar teor anedótico, crítico ou lírico;  crônica metalinguística É aquela crônica que fala do ato de escrever, o fazer literário, o ato da criação; . crônica dissertativa Opinião com argumentos mais sentimentais do que "racionais“, por exemplo “Vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo". Exposto na 1ª pessoa do singular ou do plural;  crônica descritiva Explora as características de seres animados e inanimados num espaço ou lugar.

13 Baseia-se em fatos reais ou fatos históricos;
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião  crônica histórica Baseia-se em fatos reais ou fatos históricos;  crônica narrativo-descritiva O texto alterna com momentos narrativos e descritivos. O que se observa no texto é a predominância da sucessão de ações com descrições;  crônica-comentário Repleta de impressões críticas, ironia, sarcasmo ou humor, a crônica-comentário expõe um texto com as interpretações do autor a respeito de um certo assunto, de forma quase jornalística.

14 Características do gênero crônica:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Características do gênero crônica: relacionado à vida cotidiana;  apresenta uma narrativa informal, familiar, intimista;  uso da oralidade na escrita, ou seja, linguagem coloquial;  sensibilidade no contato com a realidade;  síntese;  uso do fato como meio ou pretexto para o artista;  um pouco de lirismo ou subjetividade;

15  natureza ensaística ou experimental.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião  leveza, apresenta coisas sérias por meio de uma linguagem descontraída;  uso do humor;  brevidade: apresenta um fato moderno que está sujeito à rápida transformação e à velocidade ou aspecto passageiro da vida moderna;  natureza ensaística ou experimental.

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião A crônica conta ou comenta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo. Quanto à crônica dos textos jornalísticos, é uma forma mais moderna do gênero, não narra e sim disserta, ou seja, defende ou mostra um ponto de vista de forma diferente da forma como a maioria enxerga. Uma das mais famosas crônicas da história da literatura luso-brasileira é a "narração histórica“ a "Carta de Descobrimento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha", na qual esse fato é narrado para o rei português, D. Manuel. Atualmente é comum jornais e revistas publicarem textos de cronistas bem conceituados, como Luís Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, entre outros.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Atividade 1 1º) Leia o fragmento da crônica abaixo e classifique-a, colocando suas características. Chegou o verão! Verão também é sinônimo de pouca roupa e muito chifre, pouca cintura e muita gordura, pouco trabalho e muita micose. Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água da torneira, é coco verde aberto pra comer a gosminha branca. Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis. Mas o principal ponto do verão é.... A praia! Ah, como é bela a praia. Em menos de cinquenta minutos, todos já estão instalados, besuntados e prontos pra enterrar a avó na areia.

18 (Luís Fernando Veríssimo)
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Os cachorros fazem cocô e as crianças pegam pra fazer coleção. Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das veias. Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a prancha pra abrir a cabeça dos banhistas. O melhor programa pra quem vai à praia é chegar bem cedo, antes do sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão chegando. Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de férias... (Luís Fernando Veríssimo)

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Conclusão O que faz com que a crônica apresente uma visão pessoal do cronista acerca de um certo assunto. Geralmente , a crônica é um texto curto e narrado em primeira pessoa, onde há um “diálogo” do escritor com o leitor.

20 Gênero: texto de opinião
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Gênero: texto de opinião Texto argumentativo que expressa uma opinião e apresenta exemplos, provas ou argumentos para defendê-la. Observe a letra da música Eu Acho Que Estou Perdendo Você (Wando) Você não liga mais Nem tem tempo pra me ver E tudo o que eu sinto Não importa pra você E quando eu te chamo Fica sempre pra depois Eu acho que eu estou perdendo você. A gente foi feliz Ia tudo muito bem Eu nem desconfiava Que eu não era de ninguém a)Qual foi a opinião defendida pelo autor? b)Quais argumentos o autor usou? O nosso amor eterno Tá ficando passageiro Eu acho que eu estou perdendo você. A gente já não fala mais de amor Você já não olha mais pra mim {bis. E tudo que eu te faço dói Você nunca me tratou assim É duro pra mim acreditar E ver esse adeus no teu olhar Eu acho que eu estou perdendo você. Diz que não, ai (bis ) Me diz que eu não estou perdendo você. (bis)

21 Apresenta três partes que são:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Apresenta três partes que são: Introdução – expõe ideia a ser defendida; Desenvolvimento – apresenta os argumentos com exemplos que dão fundamentação à opinião; Conclusão – resumo das razões apresentadas ou reforço de um dos exemplos citados no texto.

22 Ao produzir um texto de opinião, deve-se:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Ao produzir um texto de opinião, deve-se:  indicar o assunto a ser tratado e a opinião defendida;  justificar a opinião com argumentos ou exemplos;  concluir o texto com o reforço do ponto de vista, com a justificação que seja mais expressiva ou forte;  empregar uma linguagem apelativa e expressiva;  por fim, atribuir um título ao texto.

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Atividade 2 1º) Leia os textos e separe suas partes, depois coloque quais são os fatos e opiniões Texto I A POLUIÇÃO NO MUNDO            Os grandes países industriais são os mais poluídos do mundo. Em Tóquio vende-se oxigênio nas ruas centrais. É comum os japoneses comprarem uma dose e enfiarem o nariz na “garrafinha”, recuperando-se do veneno que são obrigados a respirar. Os guardas de trânsito, intoxicados pelos gases dos automóveis, têm postos de abastecimento especiais nas esquinas.          Apesar da propaganda que apresenta o centro da Europa como um oásis verde entre enormes fábricas, quem lê jornal sabe o que acontece com o Reno: um rio totalmente morto e mortífero, carregando resíduos químicos por milhares de quilômetros, contaminando os depósitos de água potável de vários países.          

24 Fonte: Júlio José Chiavenato. O massacre da natureza.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Metade da população holandesa bebe a água do Rio Reno, que é o maior esgoto do mundo e o receptor de inseticidas das fábricas alemães. Seus peixes são proibidos para o consumo, porque os detritos industriais com que se “alimentam” tornam sua carne fétida.          E os Estados Unidos, pátria do capitalismo moderno, louvado pelo rigor de suas leis, são – e isto seus próprios técnicos afirmam – o país mais poluído do planeta. Além disso, são os maiores exportadores de poluição: 40% da contaminação da Terra é provocada por suas indústrias, segundo informação de Philip Bart, ecologista e redator da Internation Review. Fonte: Júlio José Chiavenato. O massacre da natureza.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Texto II O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.                 Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros. Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.                Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.              

26 Texto disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Todos sabemos que seria impossível viver sem água. Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso. Fonte: (Adaptado de Antônio Ermínio de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião – 24/03/02) Texto disponível em: 2º) Escreva um texto de opinião ou um de memória.

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Atividade Extra 1º) Em equipe de 5 ou 6 componentes, escreva e apresente uma crônica: a) lírica, b) humorística, c) jornalístico-esportiva, d) jornalístico-policial, e) narrativa. 2º) Escreva um dos textos abaixo: a) texto de opinião, b)texto de memória.

28 Dados Bibliográficos LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Dados Bibliográficos Acesso em Acesso em Acesso em


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google