A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 5 CONTINENTE EUROPEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 5 CONTINENTE EUROPEU."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 5 CONTINENTE EUROPEU

2 EUROPA

3 EUROPA Com superfície de km2, a Europa forma com a Ásia um conjunto de terras contínuas conhecido como Eurásia. Os limites entre a Europa e a Ásia não são claros, mas fatores históricos, étnicos e culturais conferem à Europa uma individualidade bem definida. A parte continental é limitada a Norte pelo Oceano Glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste pelos Montes Urais e pelo Rio Ural.

4 Fotografia retirada via satélite

5 Regionalização Existem diferentes formas de se regionalizar o continente europeu, pois os critérios utilizados variam conforme o objetivo da análise. Por exemplo, se formos considerar a localização geográfica ou os aspectos econômicos, dividiremos o continente em: Europa ocidental, Europa setentrional, Europa centro-oriental e Europa meridional (também chamada de Mediterrânea).

6 Europa Ocidental é a porção oeste do continente europeu, a região considerada como a mais desenvolvida; Europa Setentrional é a parte norte, que conta com países como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia; Europa Centro-Oriental, como o nome já diz, pega o centro e o leste da Europa, abrangendo os países do antigo bloco socialista; Europa Meridional (ou Mediterrânea), fica no sul e tem países como Portugal, Espanha e Grécia.

7 Devemos ter atenção quanto aos critérios utilizados para estabelecer essa divisão. Só para citar um exemplo, A França é considerada como pertencente à Europa Ocidental, mas, geograficamente, não seria nenhum absurdo você visualizar um mapa da Europa e "enxergá-la" na Europa Meridional.

8 Já de acordo com os critérios políticos, a divisão é oriunda da bipolaridade decorrente da modificação espacial resultante do fim da Segunda Guerra Mundial e é feita da seguinte forma: Europa ocidental e Europa oriental (o termo Leste europeu ainda hoje é usado). Vale ressaltar que, com o fim da Guerra Fria, a divisão da Europa em duas partes distintas, uma capitalista (o oeste) e outra socialista (o leste), essa classificação já não é tão utilizada, já que muitos países que integravam o antigo bloco soviético atravessam agora um período de transição entre os dois sistemas.

9 Neste mapa você vê em detalhes a divisão que considera os aspectos de ordem econômica e espacial.

10 Conceito de cultura ocidental
Em primeiro lugar, pense no meridiano de Greenwich separando os hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste). Considerando que os Estados Unidos se localizam no lado ocidental e que são os principais difusores da dita cultura, acredito que fique mais fácil para você entender como é feita essa divisão. No caso da Europa, além da localização geográfica em si, a diversidade que caracteriza o continente e os aspectos históricos é que influenciam na definição de tal critério.

11


Carregar ppt "AULA 5 CONTINENTE EUROPEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google