A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas."— Transcrição da apresentação:

1 Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

2 Objectivos de Aprendizagem Entender como se pode aplicar indicadores para medir o progresso na GIRH e facilitar a cooperação entre bacias hidrográficas. Valorizar o uso de indicadores no estabelecimento de objectivos e a medição do desempenho

3 Medir progresso na GIRH Como podemos saber se estamos a gerir a água melhor, mais sustentável e usando os princípios de GIRH? Como tornar visível aspectos como eficiência económica, equidade social e sustentabilidade ambiental no nosso trabalho de dia a dia? Indicadores Ferramenta para medir progresso e desempenho São uma representação de tendências Não há necessidade de medir tudo Começar com alguns O nosso enfoque está nas funções de gestão de recursos hídricos e resultados.

4 Uso de Indicadores - Benefícios Medir o progresso ao longo do tempo em relação aos vários objectivos na gestão de recursos hídricos dando informação que pode ser usada para as políticas; Medir o desempenho em relação a objectivos para avaliar o efeito de planos e actividades desenhadas nas políticas; Apresentar informação ao público ou partes interessadas num formato simplificado; e Identificar as áreas de atenção para a organização.

5 Critérios para desenvolver indicadores Indicadores devem ser: Simples, fáceis de medir, entendidos e aplicados O menor número possível Use informação existente sempre que possível Relação com a escala apropriada Detectar mudança Comparável, repetitiva, e defensável entre sítios e tempos Adequados para integração

6 Alguns desafios organizacionais Identificar objectivos de gestão de recursos hídricos claros. Limitar a recolha de dados para o que é viável. Escolher indicadores apropriados. Exemplo de Indicadores Mínimos para a Gestão de Recursos Hídricos

7 Objectivos na gestão de recursos hídricos e indicadores FunçãoObjectivos na Gestão de Recursos Hídricos Indicador de ProgressoUnidade / Definição CONTROLO DA POLUIÇAO A gestão da poluição usando o princípio do poluidor é que paga e incentivos apropriados para reduzir os problemas de poluição mais importantes e o minimizar do impacto ambiental e social. A extensão dos problemas de poluição é conhecida e o progresso é medido. % de amostras de água de superfície que obedecem aos objectivos em termos da qualidade de água. %. Número de amostras abaixo dos níveis estabelecidos.O mais fácil é fazer isto com base em alguns parâmetros chave em termos de qualidade de água. % de amostras de água de subterrânea que obedecem aos objectivos em termos da qualidade de água. %. Número de amostras abaixo dos níveis estabelecidos. O mais fácil é fazer isto com base em alguns parâmetros chave em termos de qualidade de água. Conhece-se os maiores poluidores e são geridos através de um sistema de licenças. Número de poluidores licenciados de acordo com o regulamento. Número. Número de licenças atribuídas.

8 CONCLUSÕES Objectivos na gestão de recursos hídricos são importantes para estabelecer o que deve ser medido. Indicadores são ferramentas úteis na medição do progresso e para incentivar acções em áreas especificas. Indicadores devem ser limitados aos que podem ser medidos dado os recursos da OBH. Começar simples, elaborando gradualmente..

9 Obrigado


Carregar ppt "Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google