A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dependem dela. (in Carta Europeia da Água)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dependem dela. (in Carta Europeia da Água)"— Transcrição da apresentação:

1

2 A ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dependem dela. (in Carta Europeia da Água)

3 Distribuição da Água na Terra Oceanos: 97% Glaciares: 2% Água subterrânea: 0,6% Lagos e rios: 0,01% Atmosfera: 0,001%

4 Sem água, que perspectivas para a vida?

5 Milhões de pessoas, no mundo, não têm acesso a água potável … Nos meios urbanos, estima-se que o consumo de água, por pessoa, é de cerca de 200 litros por dia.

6 A Água é importante para todos os seres vivos......de tal forma que a avaliação da sua qualidade pode ser feita através de uma abordagem ecológica... Bosmina longirostris

7 A Água constitui uma fonte de saúde As águas mineromedicinais contam-se entre os meios terapêuticos mais antigos da Humanidade. Já entre os antigos Romanos, as Termas eram locais de cura.

8 As Termas em Portugal Em Portugal, as águas mineromedicinais (sulfurosas, carbonatadas ou cloretadas) possuem diversas indicações terapêuticas.

9 As águas de utilização pública Consumo doméstico Desportos náuticos Pesca Zonas balneares... ETA de Crestuma-Lever

10 Um terço da Humanidade vive em estado contínuo de doença ou debilidade, como resultado da impureza da água. Phiplip Quigg

11 Águas subterrâneas (fornecem cerca de 65% das águas de consumo)

12 Bioindicadores da qualidade da água Por análises biológicas é possível tirar conclusões sobre a qualidade da água, devido à presença de seres vivos planctónicos e de macro-invertebrados que têm respostas típicas aos estados de poluição da água.

13 Bioindicadores da qualidade da água Daphnia pulex e Daphnia magna são espécies de Cladocera (microcrustáceos do zooplancton) muito sensíveis às alterações ambientais, pelo que constituem bons bioindicadores.

14 Análises físico-químicas. pH temperatura turbidez odores condutibilidade dureza alcalinidade clorofila a CBO5 CQO Nitritos Nitratos metais pesados iões inorgânicos radioactividade oxigénio dissolvido

15 Controlo de qualidade da água Em Portugal, os valores paramétricos de controlo da qualidade da água para consumo humano são definidos pelo Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de Agosto (DR- 1ª Série, nº164), encontrando-se este de acordo com a Directiva nº 98/83/CE.

16 Indicadores patogénicos em análises microbiológicas Coliformes fecais Enterococos (águas marinhas) E. coli (águas correntes) Clostridium perfrigens (águas tropicais)

17 Agentes responsáveis por doenças infecciosas de origem hídrica Vírus (Hepatite A e E, gastroenterites...) Bactérias (Cólera,febre tifóide,gastroenterites...) Cianobactérias ( Cancro do fígado, astenia, anorexia, perturbações neurológicas, gastroenterites, dermatites...) Protozoários (Giardíase, Criptosporidíase, Desinteria amebiana...)

18 Algumas doenças infecciosas associadas à água: brucelose cólera criptosporidíose giardíase hepatite A hepatite E legionelose leptospirose listeriose bilharziose febre tifóide gastroenterites desinteria amebiana doenças causadas por toxinas biológicas (origem cianobacteriana, ciguatera...)

19 CIANOBACTÉRIAS um risco para o ambiente e para a saúde pública

20 CIANOBACTÉRIAS Bloom de Microcystis aeruginosa. (Julho de 2002, Marco de Canavezes - Portugal)

21 CIANOBACTÉRIAS Toxinas/Efeitos na saúde Irritantes ao contacto. Alergias/Problemas de pele. Neurotoxinas. Morte por paralisia muscular. Hepatotoxinas. Tumores, destruição do fígado.

22 Agentes responsáveis por doenças não infecciosas de origem hídrica Metais pesados: Arsénio (Cancro de pele) Alumínio (Doença de Alzheimer) Mercúrio (Intoxicação do SNC) Chumbo (Saturnismo) Cobalto (Fibrose pulmonar) … Radioactividade (Insuficiência renal, carcinomas...)

23 A radioactividade em Portugal Um dos raros estudos sobre a radioactividade natural das águas engarrafadas em Portugal(...)apontava para altas concentrações de radionuclidos naturais em algumas águas. A UE estabelece para o rádio o valor máximo de 0,5 Bequerel por litro... In Público-3/6/2000 A DECO lembra que no caso da rede pública, os distribuidores são obrigados a controlar indicadores de radioactividade desde 1998, sendo que em 2001 a transposição da Directiva europeia relativa à água para consumo reforçou essa obrigação.(…) No entanto, a maioria dos distribuidores nunca incluiu parâmetros de radioactividade na monitorização da qualidade da água. In

24 Factores responsáveis por doenças de origem hídrica: Falta de higiene. Eutrofização dos cursos de água. Contaminação de águas subterrâneas.

25 Antes de qualquer outro procedimento, urge a necessidade de desenvolver valores de consciência cívica e de respeito pela Natureza, no sentido de proteger a qualidade de vida no Planeta...

26 A ÁGUA É O SUPORTE DA VIDA!

27 PELA QUALIDADE DE VIDA NA TERRA, É NECESSÁRIO: -GASTAR MENOS ÁGUA POTÁVEL -POLUIR MENOS OS RECURSOS HÍDRICOS. -ADMIRAR E APROVEITAR OS RECURSOS NATURAIS DE FORMA SUSTENTÁVEL.


Carregar ppt "A ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dependem dela. (in Carta Europeia da Água)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google