A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anatomy of a Typical Crisis Charles P. Kindleberger Manias, Panics, and Crashes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anatomy of a Typical Crisis Charles P. Kindleberger Manias, Panics, and Crashes."— Transcrição da apresentação:

1 Anatomy of a Typical Crisis Charles P. Kindleberger Manias, Panics, and Crashes

2 Anatomy of a Typical Crisis Boom euforia ´manias` ou ´bubbles` pânico ´crash`

3 `Boom-Euforia` Começa geralmente com uma oportunidade - mercados, tecnologias novas ou alguma mudança política dramática - e os investidores procuram uma maior rendibilidade. Prossegue com a euforia que corresponde à subida dos preços particularmente dos recursos (mercadorias e activos financeiros) e origina uma expansão de crédito Dá origem às bolhas de especulação.

4 ´Manias-Bubbles` ´Manias` São acompanhadas por um grande aumento na quantidade de moeda e/ou na sua velocidade de circulação. Corresponde a uma certa Irracionalidade económica. ´Bubble` - Bolha especulativa Sustentada e possibilitada pela expansão monetária.

5 ´Manias` Kindleberger defende a tese de que o comportamento dos preços dos activos financeiros só pode ser explicado pelo facto de os agentes económicos agirem de forma irracional. Monkey see, monkey do Um grupo de investidores procura tornar-se ricos sem uma compreensão real dos processos envolvidos.

6 ´Pânico`-´Crash` Os preços param de subir os investidores começam a vender. Os preços caem Mais investidores vendem Novas quedas nas cotações. Começa a preocupação Os boatos As vendas crescem. Agora não é uma decisão financeira: é uma ânsia em vender a qualquer preço. É o pânico.

7 ´Pânico`-´Crash` Esta é a aflição, que geram falhas inesperadas, seguida pelo revulsion ou o descrédito. A crise como o resultado da combinação de diferentes irracionalidade, falta de conhecimento.

8 Validade do Modelo Críticas ao modelo 1º. Diversidade das crises (modelo muito geral); 2º. Validade para a actualidade. Tese de Kindleberger Modelo de crises num mundo capitalistas; Recusa uma taxonomia (tipologia das crises ).

9 A relevância dos modelos de hoje As crises financeiras foram evitadas, mas não na totalidade; Os bancos multinacionais alimentam o crédito crise especulativa. O Mundo parece não ter aprendido com a experiência do passado, mas pode vir a faze-lo com o futuro.


Carregar ppt "Anatomy of a Typical Crisis Charles P. Kindleberger Manias, Panics, and Crashes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google