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Expressão Vocal, Dicção e Oratória Profa. Ligia Motta.

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1 Expressão Vocal, Dicção e Oratória Profa. Ligia Motta

2 Ligia Motta Fonoaudióloga especialista en Voz Mestre en Gerontología Biomédica Fonoaudióloga Hospital São Lucas da PUCRS Coordenadora do CEFAC-Unidade Porto Alegre- RS Diretora Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta Coordenadora do Comitê de Voz Profissional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia- SBFa Ligia Motta Fonoaudióloga especialista en Voz Mestre en Gerontología Biomédica Fonoaudióloga Hospital São Lucas da PUCRS Coordenadora do CEFAC-Unidade Porto Alegre- RS Diretora Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta Coordenadora do Comitê de Voz Profissional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia- SBFa

3 Para uma boa comunicação: escutar é tão importante quanto falar. Escute sua voz!

4 16 de abril > Dia Mundial da Voz Seja Amigo de Sua VOZ Profa. Ms. Ligia Motta

5 Comunicação Verbal Fala Linguagem VOZ Audição

6 Recursos Não-Verbais Postura corporal Meneios de cabeça Ausentes/excessivos/repetitivos/ Sabe relacionar com as ênfases

7 Expressão Facial: olhos e boca Expressividade facial: ausente/presente Movimentos faciais Expressões faciais com ênfases Área da face que precisa ser trabalhada: olhos/sobrancelhas/boca

8 Expressividade do Corpo Equilíbrio Biomecânico Postura Cabeça Gestos

9 Corpo, Fala e Voz em harmonia Postura- estado de prontidão Evitar olhar para o chão Fala- fluência- transmissão da mensagem efetivamente Organização do pensamento

10 Projeção da Voz Projeção Vocal = volume Dar intenção ao discurso Direcionamento da Voz/Olhar o espaço Apoio do corpo e da respiração

11 Comunicação Verbal Retórica Oratória Naturalidade Emoção Técnica

12 Respiração na oratória Inpirações rápidas e silenciosas Suporte e apoio de acordo com a demanda vocal Padrão costo-diafragmático abdominal Modo buco-nasal Uso de ar de reserva- intercostais internos

13 Como a Voz é produzida Movimento das pregas vocais (cordas vocais) Modificado no trato vocal (cordas vocais e lábios) Caixas de ressonância/ harmônicos

14 A VOZ pede emprestado Fonação é uma função adaptada Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Nervoso Central

15 Voz na oratória Músculos intrínsecos da laringe Abre/fecha/ tensiona/relaxa Músculos extrínsecos da laringe Livre excursão da laringe

16 Voz e fala na oratória Manipulação com saúde Fonte (pregas vocais) Filtro (ressonância do trato vocal)

17 E a voz pode envelhecer??? Atividades vocais específicas Desenvolvimento de determinados grupos musculares Seria possível aumentar a massa muscular dos músculos da laringe???

18 Discurso na oratória Tom ideal Dicção Articulação Ritmo Entonação e ênfase

19 Entonação e ênfase no discurso Inflexões vocais adequadas Intenção do discurso Leitura em voz salmodiada Melodia e canto Interpretação- texto/ poemas, crônicas, contos, poesias com intenção variada

20 Ênfase Destaque em uma palavra ou trecho: excessivas, ausentes,deslocadas Ex. Eu HOJE nem acreditei quando você me ligou Escolha a palavra Marque a sílaba tônica Aumentar a duração de segmentos Mudar a frequência da voz Mudar a intensidade

21 Apresentação em Público Aula Discurso Entrevista em rádio e TV Reunião e entrevista

22 Média Trainning Treinamento sobre relações com a imprensa Capacitar o empresário/executivo/dirigente a otimizar seu desempenho no relacionamento com a mídia Eficiência e clareza nas entrevistas

23 Como falar na mídia Impresso (jornais e revistas) Eletrônico (rádio e TV) Vitual internet

24 Relacionamento com a imprensa Entrevistas por telefone e ou e.mail Conhecer linha editorial do veículo Perguntar qual o mote e contexto da matéria

25 Relacionamento com a imprensa Formalidade de postura e imagem- tratar o jornalista com formalidade no início da entrevista Sentir a disponibilidade do profissional em ouvir e direcionar a matéria para aspectos positivos Informar números reais

26 Relacionamento com a mídia Dominar o tema a ser questionado Ser claro e objetivo nas respostas/ evitar que o jornalista use uma frase solta como a principal na conversa Responder sempre quando houver uma pergunta ou um posicionamento negativo

27 Relacionamento com a mídia Não se omitir- fulano foi procurado por nossa reportagem e não quis se pronunciar Adequar a linguagem para cada tipo de mídia Não desviar o assunto- não falar mais do que o necessário- dispersar e ou direcionar o assunto para o seu interesse

28 Relacionamento com a mídia Autenticidade- seja você mesmo Adptar características de fala e comunicação ao veículo Jornalista não é amigo- profissional que busca informação Faça um roteiro com os tópicos de seu interesse

29 Relacionamento com a mídia Perguntas que não dizem respeito ao assunto- não responder Quando a pergunta não estiver bem formulada e ou não tiver objetividade, peça esclarecimento Se não tiver disponibilidade para entrevista- transfira para outro dia

30 Como dar uma entrevista na TV Fale fácil- direta- com dinamismo, articulação precisa Na TV as frases são de 10 a 15 palavras Jornalista adora mostrar que sabe mais do que o entrevistado Seja claro e repita se achar que o jornalista não entendeu

31 Entrevista na TV e Rádio Prestar atenção às perguntas/ evitar começar frase concordando com o entrevistador Ficar sempre a um palmo do microfone Jornalista estrela- deixar ele brilhar Não se disperce nas entrevistas por telefone Avise a secretária para não ser interrompido

32 Entrevista na TV e Rádio Evitar vícios de linguagem Usar frases curtas sem comprometer a mensagem Olhar para o repórter- diminui possibilidade de erro Você é o dono da informação e conhecedor do assunto- CONFIE

33 Entrevista na TV e Rádio Não receba jornalista com a mesa cheia de papéis Responda as peguntas claras e objetivas. Quando não souber sugira a possibilidade de uma resposta posterior Falar com o outro- oportunidade de passar sua mensagem A TV vai proporcionar uma exposição espetacular para sua marca e sua pessoa- você vai se expor

34 Fatores de risco para o uso da Voz Profissional Questões individuais Aspectos ambientais –Riscos externos para a saúde vocal

35 A voz vai se deteriorando com o passar dos anos diminui a resistência vocal perda de harmônicos longevidade vocal para o profissional da VOZ

36 Como falar e respirar Tipo respiratório Superior > exercício físico Costo-diafragmático > fonação

37 Voz e Respiração As Pregas Vocais necessitam estar em sincronia com a saída do ar A voz acontece na expiração Não é preciso fazer esforço para inspirar

38 Voz e Respiração Modo Respiratório Nasal Oral Misto - nariz/boca Fala – voz profissional/canto

39 Voz e Respiração Respirar pelo nariz em repouso e nas pausas prolongadas Aquecer, filtrar e umidificar

40 Voz e Emoção Medo de falar em Público Ansiedade Estresse Julgamento Nervosismo

41 Voz e Emoção Nervosismo deve ser transformado em energia positiva Dar emoção à fala

42 Exercícios Vocais Voz e Emoção

43 Voz, Emoção e Interpretação

44 Projeção Vocal A Voz deve ser colocada na MÁSCARA Caixa de Ressonância A VOZ RESSONANTE

45 Como fazer para projetar a VOZ Respirar adequadamente Exercícios vocais Articulação Mudar o Comportamento Vocal

46 Exercícios de Articulação Dicção Agilidade Ritmo

47 Expressão Vocal, Dicção e Oratória O comunicador informa o conteúdo propriamente dito da sua fala

48 –Clareza de raciocínio, segurança e domínio do assunto. Expressão Vocal, Dicção e Oratória

49 –Intensidade –Ressonância –Articulação –Harmônicos- Formantes –Retórica- Oratória Expressão Vocal, Dicção e Oratória

50 Estimar a voz significa buscar o equilíbrio com a natureza humana, ao mesmo ponto em que a descoberta de um padrão mais adequado de comunicação reintegra o indivíduo ao seu auto-conceito e à sua auto-estima". (Ligia Motta, 2000)

51 Curso de Expressão Vocal, Dicção e Oratória Próximas datas:

52 Obrigada pela atenção! Profa. Lígia Motta


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