A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos."— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de CINEMÁTICA que já estudamos.

2 UM POUCO DE HISTÓRIA – ARISTOTELES, GALILEU e NEWTON. Aristóteles( a.C.) elaborou uma teoria para explicar os movimentos dos corpos, que permaneceu até a Idade Média e apenas no Renascimento começou a ser reavaliada. Um dos aspectos dessa teoria referia-se ao fato de que um corpo somente estaria em movimento se fosse continuamente impelido por uma força. Realizando experiências, Galileu Galilei( ) constatou que a tendência natural dos corpos, livres da ação de forças, é permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Sendo assim, pode haver movimento mesmo na ausência de forças.

3 Isaac Newton aceitou e desenvolveu as idéias de Galileu
Isaac Newton aceitou e desenvolveu as idéias de Galileu. Em sua obra Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, enunciou as três leis fundamentais do movimento, conhecidas como as Leis de Newton. Sobre estas leis foi estruturada a Dinâmica atual. A teoria da Relatividade de Einstein( ) apresentou fatos novos que Newton desconhecia considerando corpos em movimentos em velocidades próximas da luz. Mesmo assim, os princípios da Mecânica Clássica de Newton continuam válidas para o comportamento macroscópico e global da matéria.

4 Isaac Newton é um personagem muito importante na história da ciência, principalmente pelas contribuições que deixou para a física e a matemática. Não havia até o século XIX nenhum personagem tão admirado quanto Newton. ISAAC NEWTON e a maçã

5 DINÂMICA

6

7 Definições INÉRCIA ?

8 Definições INÉRCIA ? Vídeos 1 , 2 e 3

9 Definições INÉRCIA: É A PROPRIEDADE DA MATÉRIA DE RESISTIR A QUALQUER VARIAÇÃO EM SUA VELOCIDADE EM RELAÇÃO A UM REFERENCIAL.

10 Definições MASSA: É A QUANTIDADE DE MATÉRIA DE UM CORPO.
É A MEDIDA DE SUA INÉRCIA.

11 Definições MASSA: é uma grandeza que atribuímos a cada corpo obtida pela comparação do corpo com um padrão, usando-se por exemplo o princípio da balança de braços iguais.

12 Outros tipos de balança
de consultório, digital comercial, mecânica

13 Definições Originalmente se definiu como unidade de massa, a massa de um litro de água a 150C. Essa massa foi chamada de um QUILOGRAMA (1 KG). Mais tarde percebeu-se o inconveniente desta definição, pois o volume da água varia com a pureza da mesma. Passou-se, então, a adotar como padrão de massa um certo objeto chamado "PADRÃO INTERNACIONAL DE MASSA".

14 Tal padrão é conservado no Museu Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, Paris. A massa deste objeto é de 1 kg. Dentro do possível, fêz-se que a massa deste padrão fosse igual à massa de 1 litro de água destilada a 150 C. O quilograma-padrão que é um pequeno cilindro de platina(90%) e irídio(10%).

15 balança de braços iguais.

16 balança de braços iguais.

17 balança de braços iguais.

18 Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros produtos utilizamos as medidas de massa como o grama e o quilograma. A unidade fundamental de massa chama-se quilograma. Apesar de o quilograma ser a unidade fundamental de massa, utilizamos na prática o grama como unidade principal de massa.

19 Nas situações envolvendo produtos domésticos como carne, arroz, milho, feijão, frutas, verduras entre outros podemos utilizar o grama (g) ou o quilograma (kg). Obs: A palavra grama, empregada no sentido de "unidade de medida de massa de um corpo", é um substantivo masculino. Assim 200g, lê-se "duzentos gramas".

20 Quando estamos fazendo referência a pesos muito grandes, como cargas de caminhões, de trens, de navios e de aviões, utilizamos a tonelada (t). A tonelada é igual a quilogramas (kg) ou de gramas (g).

21 Outra medida de massa muito utilizada na pesagem de animais e produtos agrícolas, como o fumo e o algodão, é a arroba, que corresponde a 15 quilogramas (kg).

22 O grama é a principal medida de massa existente, as medidas maiores são chamadas de múltiplos e as menores, submúltiplos.


Carregar ppt "DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google