A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TREINAMENTO EM SEGURANÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TREINAMENTO EM SEGURANÇA"— Transcrição da apresentação:

1 TREINAMENTO EM SEGURANÇA

2 “Se acreditarmos que o Homem é um ser nascido para realizar, transformar, que sente necessidade e prazer no trabalho, e que a empresa – até por uma questão de”inteligência” e sobrevivência – deve proporcionar estruturas e condições para oportunizar, testar e desenvolver tais capacidades, as dificuldades e obstáculos serão superados”. Gustavo Boog

3 A SEGURANÇA NO TRABALHO
A TÔNICA ATUAL É PUNIR O ERRO (ATO INSEGURO) E IGNORAR O ACERTO (ATO SEGURO) VALORES CULTURAIS DE NOSSA SOCIEDADE: MUITO PUNITIVA X POUCO PEDAGÓGICA.

4 A SEGURANÇA NO TRABALHO
ISSO ACONTECE PELA DEFICIENTE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA NO TRABALHO QUE SÃO ENGENHEIROS E TÉCNICOS DE SEGURANÇA = FORMAÇÃO TÉCNICA DEFICIENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

5 ASPECTOS PSICOLÓGICOS CAUSAIS DOS ACIDENTES
PERCEPÇÃO: O MUNDO É PARA AS PESSOAS AQUILO QUE ELAS PERCEBEM E NÃO NECESSARIAMENTE A REALIDADE; O TRABALHADOR SÓ SE PREOCUPARÁ EM AGIR COM SEGURANÇA SE EFETIVAMENTE PERCEBER O ERRO; A INFORMAÇÃO COMPLETA E TRANSPARENTE SOBRE A ATIVIDADE, EVITA O IMAGINAR E O “TESTAR PARA VER COMO É”.

6 ASPECTOS PSICOLÓGICOS CAUSAIS DOS ACIDENTES
FADIGA MENTAL: SATURAÇÃO DA PERCEPÇÃO POR EXPOSIÇÃO CONTÍNUA E DEMORADA A ESTÍMULOS REPETITIVOS = RESPOSTA AUTOMÁTICA SEM AJUSTAMENTO ÀS VARIAÇÕES DO AMBIENTE, PROVOCANDO ACIDENTES; FADIGA MENTAL + FADIGA FÍSICA = POTENCALIZA A CONDIÇÃO DE RISCO DE ACIDENTES.

7 ASPECTOS PSICOLÓGICOS CAUSAIS DOS ACIDENTES
QUE MOTIVOS LEVARIAM UMA PESSOA A AGIR DE FORMA INSEGURA? MOTIVOS INCONSCIENTES COMO A PERCEPÇÃO; MOTIVOS CONSCIENTES COMO OS CONFLITOS. AS NECESSIDADES NÃO TÊM UM CARÁTER CONSCIENTE, OU SEJA, NÃO AGIMOS SABENDO QUE TEMOS ESTA OU AQUELA NECESSIDADE (CICLO).

8 ASPECTOS PSICOLÓGICOS CAUSAIS DOS ACIDENTES
As necessidades não são excludentes, ou seja, convivemos com todas elas, simultaneamente, em diferentes graus. Procuramos satisfazer, simultaneamente, o maior número possível, porém, quando isto não é possível, somos levados a satisfazer aquela que, em dado momento, a situação nos permita. O conflito ocorre principalmente, entre atender as metas da produção e às metas de segurança.

9 ASPECTOS PSICOLÓGICOS CAUSAIS DOS ACIDENTES
O conflito motivacional é instalado a partir de: Trabalhar com segurança e correr o risco de contrariar o chefe e o usuário por perda de tempo; Trabalhar rápido e correr o risco de sofrer um acidente; “SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME” O trabalhador geralmente escolhe a situação que evite perda do emprego: Racionaliza dizendo: “não é tão perigoso”; “sei como fazer”; “sou macaco velho”; tenho o corpo fechado”

10 HIERARQUIA E SEGURANÇA
Hierarquia supõe um sistema de poder; poder é força, capacidade de influenciar comportamentos e resultados; é o canal de veiculação de valores da organização. A segurança precisa se preocupar com a relação chefe-subordinado, o exercício da autoridade e a influência na prevenção de acidentes. O “valor” que damos à segurança, não em discursos, mas na prática, sinaliza aos subordinados o que queremos de resultados em prevenção.

11 HIERARQUIA E SEGURANÇA
A hierarquia é sempre percebida como fonte de recompensas e punições; a Psicologia mostra que a punição não leva à extinção do comportamento negativo e sim a outro comportamento: o de evitar a punição; portanto, a punição deve ser a exceção e não a regra.

12 HIERARQUIA E SEGURANÇA
Os erros e atos inseguros devem ser alvos de orientações e esclarecimentos: o chefe é um educador! Não adianta identificar a culpa e sim trabalhar sobre a conduta. A hierarquia que não segue normas e não demonstra valorização da segurança, dificilmente levará seus subordinados a fazê-lo!

13 O PAPEL FUNCIONAL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS E A SEGURANÇA
Seleção: área capacitada a detectar, com considerável probabilidade de acerto, características psicológicas que poderão causar acidentes; deve ter um perfil profissiográfico para real análise dos candidatos frente ao trabalho proposto.

14 O PAPEL FUNCIONAL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS E A SEGURANÇA
Treinamento: segurança é mais do que um problema de treinamento: é uma questão de educação que cabe à chefia, no dia a dia; o “housekeeping” cria condições favoráveis à conscientização em segurança – pessoa percebe, valoriza e fica disciplinada - SOL

15 O PAPEL FUNCIONAL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS E A SEGURANÇA
Serviço Social:problemas de ordem econômica,desajustes familiares, educação de filhos eram “tabu” – “seus problemas pessoais ficam fora da empresa, aqui temos que trabalhar” – o fato de estar amparado já tranqüiliza a pessoa.

16 O PAPEL FUNCIONAL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS E A SEGURANÇA
Serviço médico: enfoque atual é o “gerenciamento da saúde” no lugar do “gerenciamento da doença”; medicina preventiva em lugar da curativa.

17 O PAPEL FUNCIONAL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS E A SEGURANÇA
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE SEGURANÇA: DO PAPEL FUNCIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, PASSOU HOJE A ORIENTAÇÃO E ASSESSORIA AO CLIENTE INTERNO.

18 “ÁRVORE DAS CAUSAS” METODOLOGIA INDICADA NA NR-05 DA PORTARIA 3214 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, EM 18/04/94, OBJETIVA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ANÁLISE DOS ACIDENTES PARA SE OBTER MAIS DETALHES SOBRE A SUA CONSTITUIÇÃO, ESTRUTURA E NATUREZA. BASEIA-SE NA CONSTATAÇAO DE QUE TODO ACIDENTE (OU INCIDENTE) É SEMPRE O RESULTADO DA INTERAÇÃO DE DIVERSOS FATORES.

19 “ÁRVORE DAS CAUSAS” UM ACIDENTE É SEMPRE CONSTITUÍDO POR “FATOS” (CONCRETOS) E “LIGAÇÕES”UNINDO OS FATOS ENTRE SI QUE NUNCA SÃO RESULTADOS DO ACASO. ELABORAÇÃO DE UM GRÁFICO PARA PROCURA DE TODAS AS PREVENÇÕES POSSÍVEIS MÉTODO ELIMINA ASPECTOS INTUITIVOS E SUBJETIVOS PRESENTES NAS ANÁLISES FEITAS POR OUTROS MÉTODOS = TRATA APENAS DE FATOS REAIS.

20 “ÁRVORE DAS CAUSAS” O MÉTODO DEVE SER APLICADO EM GRUPO:
O ACIDENTADO; TESTEMUNHAS DO ACIDENTE; CHEFES DIRETOS DO ACIDENTADO; SERVIÇO DE SEGURANÇA; ALGUMA OUTRA PESSOA QUE TENHA RELAÇÃO COM O ACIDENTE; O MÉDICO DO TRABALHO E UM MEMBRO DA CIPA. ELIMINAR HIERARQUIZAÇÃO; ELIMINAR BUSCA DE RESPONSABILIDADE OU CULPABILIDADE.

21 “ÁRVORE DAS CAUSAS” AS FASES PRINCIPAIS DESSE MÉTODO, SÃO:
1.LEVANTAMENTO DE TODOS OS FATOS QUE CONTRIBUIRAM PARA O ACIDENTE; 2.REUNIÃO E ORDENAÇÃO DOS FATOS – CONSTRUÇÃO DA “ÁRVORE DAS CAUSAS” = CADA FATO REGISTRADO NA FASE ANTERIOR, SERÁ SUBMETIDO À QUESTÕES COMO: a. O QUE CAUSOU ESTE FATO? b. ESTA CAUSA FOI REALMENTE NECESSÁRIA? c.FOI SUFICIENTE?

22 “ÁRVORE DAS CAUSAS” 3.PROCURA DE TODAS AS PREVENÇÕES POSSÍVEIS: NA ÁRVORE, CADA CAUSA DEVERÁ TER SUA PREVENÇÃO CAPAZ DE ELIMINÁ-LA. 4. ESCOLHA DAS PREVENÇÕES MAIS EFICAZES OBEDECENDO ALGUNS CONCEITOS DE ORDEM PRÁTICA: a. ESTABILIDADE DA MEDIDA AO LONGO DO TEMPO; b. NÃO SUBSTITUIÇÃO DO RISCO; c. NÃO IMPOR GRANDES MUDANÇAS NOS HÁBITOS DO OPERADOR; d. POSSIBILIDADE DE GENERALIZAÇÃO DA PREVENÇÃO e. PRAZO DE APLICAÇÃO; f. CUSTO.

23 “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”.
CONCLUSÃO “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”.


Carregar ppt "TREINAMENTO EM SEGURANÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google